DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR: MUDANÇAS NA PRÁTICA DE UM PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza Miranda, Andréia Valéria
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Tagliari Graf, Magali Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/271
Resumo: A atualização técnico-científica é parte da qualificação que deve ser reflexiva e contextualizada em espaços de articulação interinstitucional, a qual proporciona a formação de um profissional ativo na reorientação das estratégias e modos de cuidar. Portanto, a formação dos profissionais na área de saúde deve ser convergente com a realidade em que serão inseridos, não sendo possível ter como referência apenas a melhoria da capacidade técnica. Este é um relato de experiência sob a ótica de um professor, que tem por objetivo geral descrever experiências desenvolvidas em sala de aula, com a finalidade de intensificar uma prática educativa significativa. Ensinar é instigar o sujeito aprendiz a construir respostas. Não há uma resposta pronta, é necessário misturar conhecimentos, saberes e ultrapassar os limites da disciplina, a fim de provocar um aprender significativo. O conhecimento sistematizado deve fazer parte do percurso. Educar ultrapassa o ato de ler e ensinar técnicas eficazes e efetivas. Educar é, portanto, uma condição dada ao ser humano de voar intelectualmente, para alcançar lugares antes inacessíveis, lugares, esses reais e significativos no cotidiano.
id UNIPLAC_b458e26f8ebe9c7511f7d0b2afebbe9e
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/271
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR: MUDANÇAS NA PRÁTICA DE UM PROFESSOR UNIVERSITÁRIOEducação Superior. Mudanças.Professor. DidáticaA atualização técnico-científica é parte da qualificação que deve ser reflexiva e contextualizada em espaços de articulação interinstitucional, a qual proporciona a formação de um profissional ativo na reorientação das estratégias e modos de cuidar. Portanto, a formação dos profissionais na área de saúde deve ser convergente com a realidade em que serão inseridos, não sendo possível ter como referência apenas a melhoria da capacidade técnica. Este é um relato de experiência sob a ótica de um professor, que tem por objetivo geral descrever experiências desenvolvidas em sala de aula, com a finalidade de intensificar uma prática educativa significativa. Ensinar é instigar o sujeito aprendiz a construir respostas. Não há uma resposta pronta, é necessário misturar conhecimentos, saberes e ultrapassar os limites da disciplina, a fim de provocar um aprender significativo. O conhecimento sistematizado deve fazer parte do percurso. Educar ultrapassa o ato de ler e ensinar técnicas eficazes e efetivas. Educar é, portanto, uma condição dada ao ser humano de voar intelectualmente, para alcançar lugares antes inacessíveis, lugares, esses reais e significativos no cotidiano.Editora ICEPde Souza Miranda, Andréia ValériaTagliari Graf, Magali Maria2018-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/271Revista GepesVida; v. 4, n. 7 (2018): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/271/121info:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-30T00:34:28Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/271Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2018-07-30T00:34:28Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR: MUDANÇAS NA PRÁTICA DE UM PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
title DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR: MUDANÇAS NA PRÁTICA DE UM PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
spellingShingle DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR: MUDANÇAS NA PRÁTICA DE UM PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
de Souza Miranda, Andréia Valéria
Educação Superior. Mudanças.Professor. Didática
title_short DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR: MUDANÇAS NA PRÁTICA DE UM PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
title_full DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR: MUDANÇAS NA PRÁTICA DE UM PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
title_fullStr DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR: MUDANÇAS NA PRÁTICA DE UM PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
title_full_unstemmed DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR: MUDANÇAS NA PRÁTICA DE UM PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
title_sort DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR: MUDANÇAS NA PRÁTICA DE UM PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
author de Souza Miranda, Andréia Valéria
author_facet de Souza Miranda, Andréia Valéria
Tagliari Graf, Magali Maria
author_role author
author2 Tagliari Graf, Magali Maria
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza Miranda, Andréia Valéria
Tagliari Graf, Magali Maria
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior. Mudanças.Professor. Didática
topic Educação Superior. Mudanças.Professor. Didática
description A atualização técnico-científica é parte da qualificação que deve ser reflexiva e contextualizada em espaços de articulação interinstitucional, a qual proporciona a formação de um profissional ativo na reorientação das estratégias e modos de cuidar. Portanto, a formação dos profissionais na área de saúde deve ser convergente com a realidade em que serão inseridos, não sendo possível ter como referência apenas a melhoria da capacidade técnica. Este é um relato de experiência sob a ótica de um professor, que tem por objetivo geral descrever experiências desenvolvidas em sala de aula, com a finalidade de intensificar uma prática educativa significativa. Ensinar é instigar o sujeito aprendiz a construir respostas. Não há uma resposta pronta, é necessário misturar conhecimentos, saberes e ultrapassar os limites da disciplina, a fim de provocar um aprender significativo. O conhecimento sistematizado deve fazer parte do percurso. Educar ultrapassa o ato de ler e ensinar técnicas eficazes e efetivas. Educar é, portanto, uma condição dada ao ser humano de voar intelectualmente, para alcançar lugares antes inacessíveis, lugares, esses reais e significativos no cotidiano.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/271
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/271/121
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 4, n. 7 (2018): GepesVida
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174699252252672