DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR: MUDANÇAS NA PRÁTICA DE UM PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/271 |
Resumo: | A atualização técnico-científica é parte da qualificação que deve ser reflexiva e contextualizada em espaços de articulação interinstitucional, a qual proporciona a formação de um profissional ativo na reorientação das estratégias e modos de cuidar. Portanto, a formação dos profissionais na área de saúde deve ser convergente com a realidade em que serão inseridos, não sendo possível ter como referência apenas a melhoria da capacidade técnica. Este é um relato de experiência sob a ótica de um professor, que tem por objetivo geral descrever experiências desenvolvidas em sala de aula, com a finalidade de intensificar uma prática educativa significativa. Ensinar é instigar o sujeito aprendiz a construir respostas. Não há uma resposta pronta, é necessário misturar conhecimentos, saberes e ultrapassar os limites da disciplina, a fim de provocar um aprender significativo. O conhecimento sistematizado deve fazer parte do percurso. Educar ultrapassa o ato de ler e ensinar técnicas eficazes e efetivas. Educar é, portanto, uma condição dada ao ser humano de voar intelectualmente, para alcançar lugares antes inacessíveis, lugares, esses reais e significativos no cotidiano. |
id |
UNIPLAC_b458e26f8ebe9c7511f7d0b2afebbe9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/271 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR: MUDANÇAS NA PRÁTICA DE UM PROFESSOR UNIVERSITÁRIOEducação Superior. Mudanças.Professor. DidáticaA atualização técnico-científica é parte da qualificação que deve ser reflexiva e contextualizada em espaços de articulação interinstitucional, a qual proporciona a formação de um profissional ativo na reorientação das estratégias e modos de cuidar. Portanto, a formação dos profissionais na área de saúde deve ser convergente com a realidade em que serão inseridos, não sendo possível ter como referência apenas a melhoria da capacidade técnica. Este é um relato de experiência sob a ótica de um professor, que tem por objetivo geral descrever experiências desenvolvidas em sala de aula, com a finalidade de intensificar uma prática educativa significativa. Ensinar é instigar o sujeito aprendiz a construir respostas. Não há uma resposta pronta, é necessário misturar conhecimentos, saberes e ultrapassar os limites da disciplina, a fim de provocar um aprender significativo. O conhecimento sistematizado deve fazer parte do percurso. Educar ultrapassa o ato de ler e ensinar técnicas eficazes e efetivas. Educar é, portanto, uma condição dada ao ser humano de voar intelectualmente, para alcançar lugares antes inacessíveis, lugares, esses reais e significativos no cotidiano.Editora ICEPde Souza Miranda, Andréia ValériaTagliari Graf, Magali Maria2018-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/271Revista GepesVida; v. 4, n. 7 (2018): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/271/121info:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-30T00:34:28Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/271Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2018-07-30T00:34:28Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR: MUDANÇAS NA PRÁTICA DE UM PROFESSOR UNIVERSITÁRIO |
title |
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR: MUDANÇAS NA PRÁTICA DE UM PROFESSOR UNIVERSITÁRIO |
spellingShingle |
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR: MUDANÇAS NA PRÁTICA DE UM PROFESSOR UNIVERSITÁRIO de Souza Miranda, Andréia Valéria Educação Superior. Mudanças.Professor. Didática |
title_short |
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR: MUDANÇAS NA PRÁTICA DE UM PROFESSOR UNIVERSITÁRIO |
title_full |
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR: MUDANÇAS NA PRÁTICA DE UM PROFESSOR UNIVERSITÁRIO |
title_fullStr |
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR: MUDANÇAS NA PRÁTICA DE UM PROFESSOR UNIVERSITÁRIO |
title_full_unstemmed |
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR: MUDANÇAS NA PRÁTICA DE UM PROFESSOR UNIVERSITÁRIO |
title_sort |
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR: MUDANÇAS NA PRÁTICA DE UM PROFESSOR UNIVERSITÁRIO |
author |
de Souza Miranda, Andréia Valéria |
author_facet |
de Souza Miranda, Andréia Valéria Tagliari Graf, Magali Maria |
author_role |
author |
author2 |
Tagliari Graf, Magali Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza Miranda, Andréia Valéria Tagliari Graf, Magali Maria |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Superior. Mudanças.Professor. Didática |
topic |
Educação Superior. Mudanças.Professor. Didática |
description |
A atualização técnico-científica é parte da qualificação que deve ser reflexiva e contextualizada em espaços de articulação interinstitucional, a qual proporciona a formação de um profissional ativo na reorientação das estratégias e modos de cuidar. Portanto, a formação dos profissionais na área de saúde deve ser convergente com a realidade em que serão inseridos, não sendo possível ter como referência apenas a melhoria da capacidade técnica. Este é um relato de experiência sob a ótica de um professor, que tem por objetivo geral descrever experiências desenvolvidas em sala de aula, com a finalidade de intensificar uma prática educativa significativa. Ensinar é instigar o sujeito aprendiz a construir respostas. Não há uma resposta pronta, é necessário misturar conhecimentos, saberes e ultrapassar os limites da disciplina, a fim de provocar um aprender significativo. O conhecimento sistematizado deve fazer parte do percurso. Educar ultrapassa o ato de ler e ensinar técnicas eficazes e efetivas. Educar é, portanto, uma condição dada ao ser humano de voar intelectualmente, para alcançar lugares antes inacessíveis, lugares, esses reais e significativos no cotidiano. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/271 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/271/121 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 4, n. 7 (2018): GepesVida 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174699252252672 |