DIÁLOGOS COM O NEPCA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO E INCLUSÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro Bueno, Luana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Duarte Nogueira, Maria Teresa, Morem Cóssio Rodriguez, Rita de Cássia, Treptow Weinberger, Anna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/375
Resumo: O presente trabalho busca apresentar uma proposta de formação sobre Transtorno do espectro autista, Necessidades educativas especiais e educação especial na perspectiva da educação inclusiva, para a comunidade em geral, que é oferecida pelo Núcleo de estudos e pesquisas em cognição e aprendizagem da Universidade Federal de Pelotas, que desde 2015 vem desenvolvendo pesquisas e formações na região Sul do estado do Rio Grande do Sul, em parceria com instituições públicas da cidade de Pelotas, e universidades federais do país, assim como a Universidade do Estado do Rio Grande do Sul. Essa proposta de formação intitulou-se Diálogos com o Núcleo de estudos e pesquisas em cognição e aprendizagem (NEPCA), e desde seu surgimento vem demonstrando uma grande aceitação e aderência da comunidade. Pelotas é uma cidade do interior do Rio Grande do Sul e tem cada vez mais profissionais carentes e que buscam atualização quanto à sua prática diária, principalmente pelos professores de educação infantil ao ensino superior, pois através da legislação se assegura um acesso à estes espaços pelo público alvo da educação especial, porém, em muitos casos, os profissionais não tem preparo e/ou conhecimento mínimo para oferecer um acesso e continuidade aos estudos, de qualidade, para os alunos. Trata-se de um relato de experiência através do olhar da equipe organizadora do evento. Diante do retorno dos ouvintes e participantes dos cinco diálogos ocorridos até o presente momento, é possível identificar que a formação continuada, de fácil acesso, é extremamente importante para os profissionais e familiares de crianças público alvo da educação especial.
id UNIPLAC_bdebd7acdba7f8195b6771730d875227
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/375
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling DIÁLOGOS COM O NEPCA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO E INCLUSÃOnecessidades educativas especiais. Formação continuada. Transtorno do espectro autista.O presente trabalho busca apresentar uma proposta de formação sobre Transtorno do espectro autista, Necessidades educativas especiais e educação especial na perspectiva da educação inclusiva, para a comunidade em geral, que é oferecida pelo Núcleo de estudos e pesquisas em cognição e aprendizagem da Universidade Federal de Pelotas, que desde 2015 vem desenvolvendo pesquisas e formações na região Sul do estado do Rio Grande do Sul, em parceria com instituições públicas da cidade de Pelotas, e universidades federais do país, assim como a Universidade do Estado do Rio Grande do Sul. Essa proposta de formação intitulou-se Diálogos com o Núcleo de estudos e pesquisas em cognição e aprendizagem (NEPCA), e desde seu surgimento vem demonstrando uma grande aceitação e aderência da comunidade. Pelotas é uma cidade do interior do Rio Grande do Sul e tem cada vez mais profissionais carentes e que buscam atualização quanto à sua prática diária, principalmente pelos professores de educação infantil ao ensino superior, pois através da legislação se assegura um acesso à estes espaços pelo público alvo da educação especial, porém, em muitos casos, os profissionais não tem preparo e/ou conhecimento mínimo para oferecer um acesso e continuidade aos estudos, de qualidade, para os alunos. Trata-se de um relato de experiência através do olhar da equipe organizadora do evento. Diante do retorno dos ouvintes e participantes dos cinco diálogos ocorridos até o presente momento, é possível identificar que a formação continuada, de fácil acesso, é extremamente importante para os profissionais e familiares de crianças público alvo da educação especial.Editora ICEPRibeiro Bueno, LuanaDuarte Nogueira, Maria TeresaMorem Cóssio Rodriguez, Rita de CássiaTreptow Weinberger, Anna2020-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/375Revista GepesVida; v. 5, n. 13 (2019): GepesVida Especial2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/375/204info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-08T23:33:23Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/375Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2020-01-08T23:33:23Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv DIÁLOGOS COM O NEPCA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO E INCLUSÃO
title DIÁLOGOS COM O NEPCA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO E INCLUSÃO
spellingShingle DIÁLOGOS COM O NEPCA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO E INCLUSÃO
Ribeiro Bueno, Luana
necessidades educativas especiais. Formação continuada. Transtorno do espectro autista.
title_short DIÁLOGOS COM O NEPCA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO E INCLUSÃO
title_full DIÁLOGOS COM O NEPCA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO E INCLUSÃO
title_fullStr DIÁLOGOS COM O NEPCA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO E INCLUSÃO
title_full_unstemmed DIÁLOGOS COM O NEPCA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO E INCLUSÃO
title_sort DIÁLOGOS COM O NEPCA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO E INCLUSÃO
author Ribeiro Bueno, Luana
author_facet Ribeiro Bueno, Luana
Duarte Nogueira, Maria Teresa
Morem Cóssio Rodriguez, Rita de Cássia
Treptow Weinberger, Anna
author_role author
author2 Duarte Nogueira, Maria Teresa
Morem Cóssio Rodriguez, Rita de Cássia
Treptow Weinberger, Anna
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro Bueno, Luana
Duarte Nogueira, Maria Teresa
Morem Cóssio Rodriguez, Rita de Cássia
Treptow Weinberger, Anna
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv necessidades educativas especiais. Formação continuada. Transtorno do espectro autista.
topic necessidades educativas especiais. Formação continuada. Transtorno do espectro autista.
description O presente trabalho busca apresentar uma proposta de formação sobre Transtorno do espectro autista, Necessidades educativas especiais e educação especial na perspectiva da educação inclusiva, para a comunidade em geral, que é oferecida pelo Núcleo de estudos e pesquisas em cognição e aprendizagem da Universidade Federal de Pelotas, que desde 2015 vem desenvolvendo pesquisas e formações na região Sul do estado do Rio Grande do Sul, em parceria com instituições públicas da cidade de Pelotas, e universidades federais do país, assim como a Universidade do Estado do Rio Grande do Sul. Essa proposta de formação intitulou-se Diálogos com o Núcleo de estudos e pesquisas em cognição e aprendizagem (NEPCA), e desde seu surgimento vem demonstrando uma grande aceitação e aderência da comunidade. Pelotas é uma cidade do interior do Rio Grande do Sul e tem cada vez mais profissionais carentes e que buscam atualização quanto à sua prática diária, principalmente pelos professores de educação infantil ao ensino superior, pois através da legislação se assegura um acesso à estes espaços pelo público alvo da educação especial, porém, em muitos casos, os profissionais não tem preparo e/ou conhecimento mínimo para oferecer um acesso e continuidade aos estudos, de qualidade, para os alunos. Trata-se de um relato de experiência através do olhar da equipe organizadora do evento. Diante do retorno dos ouvintes e participantes dos cinco diálogos ocorridos até o presente momento, é possível identificar que a formação continuada, de fácil acesso, é extremamente importante para os profissionais e familiares de crianças público alvo da educação especial.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/375
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/375/204
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 5, n. 13 (2019): GepesVida Especial
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174698855890944