DIÁLOGOS COM O NEPCA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO E INCLUSÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/375 |
Resumo: | O presente trabalho busca apresentar uma proposta de formação sobre Transtorno do espectro autista, Necessidades educativas especiais e educação especial na perspectiva da educação inclusiva, para a comunidade em geral, que é oferecida pelo Núcleo de estudos e pesquisas em cognição e aprendizagem da Universidade Federal de Pelotas, que desde 2015 vem desenvolvendo pesquisas e formações na região Sul do estado do Rio Grande do Sul, em parceria com instituições públicas da cidade de Pelotas, e universidades federais do país, assim como a Universidade do Estado do Rio Grande do Sul. Essa proposta de formação intitulou-se Diálogos com o Núcleo de estudos e pesquisas em cognição e aprendizagem (NEPCA), e desde seu surgimento vem demonstrando uma grande aceitação e aderência da comunidade. Pelotas é uma cidade do interior do Rio Grande do Sul e tem cada vez mais profissionais carentes e que buscam atualização quanto à sua prática diária, principalmente pelos professores de educação infantil ao ensino superior, pois através da legislação se assegura um acesso à estes espaços pelo público alvo da educação especial, porém, em muitos casos, os profissionais não tem preparo e/ou conhecimento mínimo para oferecer um acesso e continuidade aos estudos, de qualidade, para os alunos. Trata-se de um relato de experiência através do olhar da equipe organizadora do evento. Diante do retorno dos ouvintes e participantes dos cinco diálogos ocorridos até o presente momento, é possível identificar que a formação continuada, de fácil acesso, é extremamente importante para os profissionais e familiares de crianças público alvo da educação especial. |
id |
UNIPLAC_bdebd7acdba7f8195b6771730d875227 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/375 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
DIÁLOGOS COM O NEPCA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO E INCLUSÃOnecessidades educativas especiais. Formação continuada. Transtorno do espectro autista.O presente trabalho busca apresentar uma proposta de formação sobre Transtorno do espectro autista, Necessidades educativas especiais e educação especial na perspectiva da educação inclusiva, para a comunidade em geral, que é oferecida pelo Núcleo de estudos e pesquisas em cognição e aprendizagem da Universidade Federal de Pelotas, que desde 2015 vem desenvolvendo pesquisas e formações na região Sul do estado do Rio Grande do Sul, em parceria com instituições públicas da cidade de Pelotas, e universidades federais do país, assim como a Universidade do Estado do Rio Grande do Sul. Essa proposta de formação intitulou-se Diálogos com o Núcleo de estudos e pesquisas em cognição e aprendizagem (NEPCA), e desde seu surgimento vem demonstrando uma grande aceitação e aderência da comunidade. Pelotas é uma cidade do interior do Rio Grande do Sul e tem cada vez mais profissionais carentes e que buscam atualização quanto à sua prática diária, principalmente pelos professores de educação infantil ao ensino superior, pois através da legislação se assegura um acesso à estes espaços pelo público alvo da educação especial, porém, em muitos casos, os profissionais não tem preparo e/ou conhecimento mínimo para oferecer um acesso e continuidade aos estudos, de qualidade, para os alunos. Trata-se de um relato de experiência através do olhar da equipe organizadora do evento. Diante do retorno dos ouvintes e participantes dos cinco diálogos ocorridos até o presente momento, é possível identificar que a formação continuada, de fácil acesso, é extremamente importante para os profissionais e familiares de crianças público alvo da educação especial.Editora ICEPRibeiro Bueno, LuanaDuarte Nogueira, Maria TeresaMorem Cóssio Rodriguez, Rita de CássiaTreptow Weinberger, Anna2020-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/375Revista GepesVida; v. 5, n. 13 (2019): GepesVida Especial2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/375/204info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-08T23:33:23Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/375Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2020-01-08T23:33:23Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIÁLOGOS COM O NEPCA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO E INCLUSÃO |
title |
DIÁLOGOS COM O NEPCA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO E INCLUSÃO |
spellingShingle |
DIÁLOGOS COM O NEPCA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO E INCLUSÃO Ribeiro Bueno, Luana necessidades educativas especiais. Formação continuada. Transtorno do espectro autista. |
title_short |
DIÁLOGOS COM O NEPCA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO E INCLUSÃO |
title_full |
DIÁLOGOS COM O NEPCA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO E INCLUSÃO |
title_fullStr |
DIÁLOGOS COM O NEPCA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO E INCLUSÃO |
title_full_unstemmed |
DIÁLOGOS COM O NEPCA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO E INCLUSÃO |
title_sort |
DIÁLOGOS COM O NEPCA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO E INCLUSÃO |
author |
Ribeiro Bueno, Luana |
author_facet |
Ribeiro Bueno, Luana Duarte Nogueira, Maria Teresa Morem Cóssio Rodriguez, Rita de Cássia Treptow Weinberger, Anna |
author_role |
author |
author2 |
Duarte Nogueira, Maria Teresa Morem Cóssio Rodriguez, Rita de Cássia Treptow Weinberger, Anna |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro Bueno, Luana Duarte Nogueira, Maria Teresa Morem Cóssio Rodriguez, Rita de Cássia Treptow Weinberger, Anna |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
necessidades educativas especiais. Formação continuada. Transtorno do espectro autista. |
topic |
necessidades educativas especiais. Formação continuada. Transtorno do espectro autista. |
description |
O presente trabalho busca apresentar uma proposta de formação sobre Transtorno do espectro autista, Necessidades educativas especiais e educação especial na perspectiva da educação inclusiva, para a comunidade em geral, que é oferecida pelo Núcleo de estudos e pesquisas em cognição e aprendizagem da Universidade Federal de Pelotas, que desde 2015 vem desenvolvendo pesquisas e formações na região Sul do estado do Rio Grande do Sul, em parceria com instituições públicas da cidade de Pelotas, e universidades federais do país, assim como a Universidade do Estado do Rio Grande do Sul. Essa proposta de formação intitulou-se Diálogos com o Núcleo de estudos e pesquisas em cognição e aprendizagem (NEPCA), e desde seu surgimento vem demonstrando uma grande aceitação e aderência da comunidade. Pelotas é uma cidade do interior do Rio Grande do Sul e tem cada vez mais profissionais carentes e que buscam atualização quanto à sua prática diária, principalmente pelos professores de educação infantil ao ensino superior, pois através da legislação se assegura um acesso à estes espaços pelo público alvo da educação especial, porém, em muitos casos, os profissionais não tem preparo e/ou conhecimento mínimo para oferecer um acesso e continuidade aos estudos, de qualidade, para os alunos. Trata-se de um relato de experiência através do olhar da equipe organizadora do evento. Diante do retorno dos ouvintes e participantes dos cinco diálogos ocorridos até o presente momento, é possível identificar que a formação continuada, de fácil acesso, é extremamente importante para os profissionais e familiares de crianças público alvo da educação especial. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/375 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/375 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/375/204 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 5, n. 13 (2019): GepesVida Especial 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174698855890944 |