INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/6612 |
Resumo: | O presente artigo tem como temática a inclusão da criança com Deficiência Múltipla (DM) na escola regular na perspectiva inclusiva. Visou-se mais especificamente analisar os desafios e as possibilidades para a inclusão da criança com DM na sala de aula do 1º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública regular. Para tanto, remontaram-se registros de um projeto desenvolvido com uma turma de 1º Ano antes do período pandêmico, que tinha como intencionalidade a integração das crianças a partir do tema “diferença e respeito”. A pesquisa fundamentou-se em autores como Mantoan (2003), Silveira e Neves (2006), Rocha e Pletsch (2015), entre outros. Pode-se concluir que DM não pode ser simplesmente considerada como um dos atributos inerentes às pessoas que são reconhecidas e consideradas como deficientes, elas precisam ter seus direitos garantidos, inclusive o de serem incluídas na escola pública regular. Dentre as dificuldades, destacam-se de imediato as enfrentadas pelos professores que atuam nesta área, como: a falta de material adequado; poucos recursos financeiros para adquirir material e; a ausência de formação específica para melhor mediar a criança com DM na sala de aula e na escola. Por outro lado, se faz notar que com acolhida por parte dos profissionais da educação e dos colegas de sala, com a flexibilização do currículo e com o uso do material adequado, como o material sensorial, é possível incluir a criança com DM na sala de aula regular e na escola. |
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INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADESDeficiência Múltipla; Educação Especial; Inclusão.InclusãoO presente artigo tem como temática a inclusão da criança com Deficiência Múltipla (DM) na escola regular na perspectiva inclusiva. Visou-se mais especificamente analisar os desafios e as possibilidades para a inclusão da criança com DM na sala de aula do 1º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública regular. Para tanto, remontaram-se registros de um projeto desenvolvido com uma turma de 1º Ano antes do período pandêmico, que tinha como intencionalidade a integração das crianças a partir do tema “diferença e respeito”. A pesquisa fundamentou-se em autores como Mantoan (2003), Silveira e Neves (2006), Rocha e Pletsch (2015), entre outros. Pode-se concluir que DM não pode ser simplesmente considerada como um dos atributos inerentes às pessoas que são reconhecidas e consideradas como deficientes, elas precisam ter seus direitos garantidos, inclusive o de serem incluídas na escola pública regular. Dentre as dificuldades, destacam-se de imediato as enfrentadas pelos professores que atuam nesta área, como: a falta de material adequado; poucos recursos financeiros para adquirir material e; a ausência de formação específica para melhor mediar a criança com DM na sala de aula e na escola. Por outro lado, se faz notar que com acolhida por parte dos profissionais da educação e dos colegas de sala, com a flexibilização do currículo e com o uso do material adequado, como o material sensorial, é possível incluir a criança com DM na sala de aula regular e na escola.Editora ICEPVieira Mattos Fernandes, Bibiana; Instituto Federal do Norte de Minas GeraisLorenset, Odimar; Universidade do Estado de Santa Catarina2023-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/6612Revista GepesVida; v. 9, n. 21 (2023): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/6612/314A revista GEPESVIDA é de acesso livre. É, portanto, fundamental que o autor ao utilizar-se dela para publicação de trabalhos observe conduta apoiada em princípios éticos, de modo a respeitar o direito de propriedade intelectual sobre a obra a ser submetida. Dessa maneira, a Revista GEPESVIDA busca agir sob uma política de publicação no intuito de proteger seus interesses como veículo divulgador da ciência, bem como garantir os interesses de seus colaboradores que aqui depositam sua confiança publicando o resultado de suas pesquisas científicas.O termo de cessão que segue é regido pela lei n° 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-01T21:22:06Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/6612Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2023-07-01T21:22:06Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
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