UTILIZAÇÃO DE ESTÍMULOS SENSORIAIS TÁTEIS NAS ATIVIDADES PRÉ ESCOLARES DE UMA CRIANÇA COM TEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos Martins, Juliana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Texeira Leão, Andreia, Pimentel Höher Camargo, Síglia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/392
Resumo: Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) apresentam dificuldades nas áreas de comunicação/interação social e a presença de comportamentos restritos, repetitivos e estereotipados, que interferem no seu desempenho escolar e social, acarretando uma série de desafios aos seus professores. Muitos destes comportamentos podem estar associados as alterações do processamento sensorial, sendo um dos critérios para o diagnóstico do transtorno, que consiste nas dificuldades para planejar e produzir comportamentos adaptativos de acordo com os estímulos recebidos pelos sistemas sensoriais. A partir disso, o objetivo deste estudo foi de apresentar propostas que envolveram a estimulação sensorial tátil nas atividades de uma pré escola e analisar os efeitos destes estímulos na participação e interação de uma criança com TEA. A metodologia empregada foi um estudo de caso, através de observações diretas da criança com TEA na sala de pré escola. As atividades sensoriais foram planejadas de acordo com o conteúdo programado para a turma. Percebeu-se modificações no comportamento da criança com TEA durante as atividades sensoriais táteis, principalmente por demonstrar interesse em participar das atividades, interagindo com os colegas e demonstrando habilidades de imitação. Além disso, os outros colegas da turma também ficaram entusiasmados com as atividades fornecidas.
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