UTILIZAÇÃO DE ESTÍMULOS SENSORIAIS TÁTEIS NAS ATIVIDADES PRÉ ESCOLARES DE UMA CRIANÇA COM TEA
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/392 |
Resumo: | Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) apresentam dificuldades nas áreas de comunicação/interação social e a presença de comportamentos restritos, repetitivos e estereotipados, que interferem no seu desempenho escolar e social, acarretando uma série de desafios aos seus professores. Muitos destes comportamentos podem estar associados as alterações do processamento sensorial, sendo um dos critérios para o diagnóstico do transtorno, que consiste nas dificuldades para planejar e produzir comportamentos adaptativos de acordo com os estímulos recebidos pelos sistemas sensoriais. A partir disso, o objetivo deste estudo foi de apresentar propostas que envolveram a estimulação sensorial tátil nas atividades de uma pré escola e analisar os efeitos destes estímulos na participação e interação de uma criança com TEA. A metodologia empregada foi um estudo de caso, através de observações diretas da criança com TEA na sala de pré escola. As atividades sensoriais foram planejadas de acordo com o conteúdo programado para a turma. Percebeu-se modificações no comportamento da criança com TEA durante as atividades sensoriais táteis, principalmente por demonstrar interesse em participar das atividades, interagindo com os colegas e demonstrando habilidades de imitação. Além disso, os outros colegas da turma também ficaram entusiasmados com as atividades fornecidas. |
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UTILIZAÇÃO DE ESTÍMULOS SENSORIAIS TÁTEIS NAS ATIVIDADES PRÉ ESCOLARES DE UMA CRIANÇA COM TEA: autismo, alteração sensorial, inclusãoCrianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) apresentam dificuldades nas áreas de comunicação/interação social e a presença de comportamentos restritos, repetitivos e estereotipados, que interferem no seu desempenho escolar e social, acarretando uma série de desafios aos seus professores. Muitos destes comportamentos podem estar associados as alterações do processamento sensorial, sendo um dos critérios para o diagnóstico do transtorno, que consiste nas dificuldades para planejar e produzir comportamentos adaptativos de acordo com os estímulos recebidos pelos sistemas sensoriais. A partir disso, o objetivo deste estudo foi de apresentar propostas que envolveram a estimulação sensorial tátil nas atividades de uma pré escola e analisar os efeitos destes estímulos na participação e interação de uma criança com TEA. A metodologia empregada foi um estudo de caso, através de observações diretas da criança com TEA na sala de pré escola. As atividades sensoriais foram planejadas de acordo com o conteúdo programado para a turma. Percebeu-se modificações no comportamento da criança com TEA durante as atividades sensoriais táteis, principalmente por demonstrar interesse em participar das atividades, interagindo com os colegas e demonstrando habilidades de imitação. Além disso, os outros colegas da turma também ficaram entusiasmados com as atividades fornecidas.Editora ICEPdos Santos Martins, JulianaTexeira Leão, AndreiaPimentel Höher Camargo, Síglia2020-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/392Revista GepesVida; v. 6, n. 14 (2020): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/392/212info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-29T18:33:02Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/392Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2020-07-29T18:33:02Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
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