A INFLUÊNCIA DO EDUCADOR NA VIDA PESSOAL DO ESTUDANTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento Farias, Marina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Machado Santos, Micaelle de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/462
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo entender como o educador influência na vida pessoal do estudante, ressaltando a necessidade de maior valorização da profissão docente. Buscaremos identificar essa relação e suas possibilidades por meio de depoimentos feitos por acadêmicos que cursam Pedagogia no Centro Universitário Municipal de São José (USJ) e que participam do programa de Residência Pedagógica, nos quais relatam sobre como seus educadores na época da escola influenciaram na decisão de se tornarem educadores. O respaldo teórico tem como base os estudos de Nóvoa (2019) e Freire (2013), em que tratamos a amorosidade, o diálogo e a escuta como fatores centrais para tal relação. Nessa pesquisa, optamos pela ênfase básica, visto que pretendemos entender a relação educador-estudante e compreender a sua importância no cenário educacional e social; qualitativa, visando interpretar as cartas recolhidas e considerando as histórias de cada indivíduo. Para tanto, buscamos através dos depoimentos recolhidos de estudantes e educadores em formação, diagnosticar o quanto a influência da relação aqui discutida modifica a vida dos envolvidos no processo educativo. Os depoimentos revelam que a afetividade, a atenção, o diálogo influencia na decisão que despertou neles o desejo se tornarem educadores.
id UNIPLAC_de531fa426d521a008f06ce6ab15b7c8
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/462
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling A INFLUÊNCIA DO EDUCADOR NA VIDA PESSOAL DO ESTUDANTEFormação de educadores. Residência Pedagógica. Curso de pedagogia.Essa pesquisa teve como objetivo entender como o educador influência na vida pessoal do estudante, ressaltando a necessidade de maior valorização da profissão docente. Buscaremos identificar essa relação e suas possibilidades por meio de depoimentos feitos por acadêmicos que cursam Pedagogia no Centro Universitário Municipal de São José (USJ) e que participam do programa de Residência Pedagógica, nos quais relatam sobre como seus educadores na época da escola influenciaram na decisão de se tornarem educadores. O respaldo teórico tem como base os estudos de Nóvoa (2019) e Freire (2013), em que tratamos a amorosidade, o diálogo e a escuta como fatores centrais para tal relação. Nessa pesquisa, optamos pela ênfase básica, visto que pretendemos entender a relação educador-estudante e compreender a sua importância no cenário educacional e social; qualitativa, visando interpretar as cartas recolhidas e considerando as histórias de cada indivíduo. Para tanto, buscamos através dos depoimentos recolhidos de estudantes e educadores em formação, diagnosticar o quanto a influência da relação aqui discutida modifica a vida dos envolvidos no processo educativo. Os depoimentos revelam que a afetividade, a atenção, o diálogo influencia na decisão que despertou neles o desejo se tornarem educadores.Editora ICEPNascimento Farias, MarinaMachado Santos, Micaelle de Fátima2021-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/462Revista GepesVida; v. 7, n. 17 (2021): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/462/250info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-27T12:35:09Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/462Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2021-12-27T12:35:09Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv A INFLUÊNCIA DO EDUCADOR NA VIDA PESSOAL DO ESTUDANTE
title A INFLUÊNCIA DO EDUCADOR NA VIDA PESSOAL DO ESTUDANTE
spellingShingle A INFLUÊNCIA DO EDUCADOR NA VIDA PESSOAL DO ESTUDANTE
Nascimento Farias, Marina
Formação de educadores. Residência Pedagógica. Curso de pedagogia.
title_short A INFLUÊNCIA DO EDUCADOR NA VIDA PESSOAL DO ESTUDANTE
title_full A INFLUÊNCIA DO EDUCADOR NA VIDA PESSOAL DO ESTUDANTE
title_fullStr A INFLUÊNCIA DO EDUCADOR NA VIDA PESSOAL DO ESTUDANTE
title_full_unstemmed A INFLUÊNCIA DO EDUCADOR NA VIDA PESSOAL DO ESTUDANTE
title_sort A INFLUÊNCIA DO EDUCADOR NA VIDA PESSOAL DO ESTUDANTE
author Nascimento Farias, Marina
author_facet Nascimento Farias, Marina
Machado Santos, Micaelle de Fátima
author_role author
author2 Machado Santos, Micaelle de Fátima
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento Farias, Marina
Machado Santos, Micaelle de Fátima
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de educadores. Residência Pedagógica. Curso de pedagogia.
topic Formação de educadores. Residência Pedagógica. Curso de pedagogia.
description Essa pesquisa teve como objetivo entender como o educador influência na vida pessoal do estudante, ressaltando a necessidade de maior valorização da profissão docente. Buscaremos identificar essa relação e suas possibilidades por meio de depoimentos feitos por acadêmicos que cursam Pedagogia no Centro Universitário Municipal de São José (USJ) e que participam do programa de Residência Pedagógica, nos quais relatam sobre como seus educadores na época da escola influenciaram na decisão de se tornarem educadores. O respaldo teórico tem como base os estudos de Nóvoa (2019) e Freire (2013), em que tratamos a amorosidade, o diálogo e a escuta como fatores centrais para tal relação. Nessa pesquisa, optamos pela ênfase básica, visto que pretendemos entender a relação educador-estudante e compreender a sua importância no cenário educacional e social; qualitativa, visando interpretar as cartas recolhidas e considerando as histórias de cada indivíduo. Para tanto, buscamos através dos depoimentos recolhidos de estudantes e educadores em formação, diagnosticar o quanto a influência da relação aqui discutida modifica a vida dos envolvidos no processo educativo. Os depoimentos revelam que a afetividade, a atenção, o diálogo influencia na decisão que despertou neles o desejo se tornarem educadores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/462
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/462/250
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 7, n. 17 (2021): GepesVida
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174699230232576