A INFLUÊNCIA DO EDUCADOR NA VIDA PESSOAL DO ESTUDANTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/462 |
Resumo: | Essa pesquisa teve como objetivo entender como o educador influência na vida pessoal do estudante, ressaltando a necessidade de maior valorização da profissão docente. Buscaremos identificar essa relação e suas possibilidades por meio de depoimentos feitos por acadêmicos que cursam Pedagogia no Centro Universitário Municipal de São José (USJ) e que participam do programa de Residência Pedagógica, nos quais relatam sobre como seus educadores na época da escola influenciaram na decisão de se tornarem educadores. O respaldo teórico tem como base os estudos de Nóvoa (2019) e Freire (2013), em que tratamos a amorosidade, o diálogo e a escuta como fatores centrais para tal relação. Nessa pesquisa, optamos pela ênfase básica, visto que pretendemos entender a relação educador-estudante e compreender a sua importância no cenário educacional e social; qualitativa, visando interpretar as cartas recolhidas e considerando as histórias de cada indivíduo. Para tanto, buscamos através dos depoimentos recolhidos de estudantes e educadores em formação, diagnosticar o quanto a influência da relação aqui discutida modifica a vida dos envolvidos no processo educativo. Os depoimentos revelam que a afetividade, a atenção, o diálogo influencia na decisão que despertou neles o desejo se tornarem educadores. |
id |
UNIPLAC_de531fa426d521a008f06ce6ab15b7c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/462 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
A INFLUÊNCIA DO EDUCADOR NA VIDA PESSOAL DO ESTUDANTEFormação de educadores. Residência Pedagógica. Curso de pedagogia.Essa pesquisa teve como objetivo entender como o educador influência na vida pessoal do estudante, ressaltando a necessidade de maior valorização da profissão docente. Buscaremos identificar essa relação e suas possibilidades por meio de depoimentos feitos por acadêmicos que cursam Pedagogia no Centro Universitário Municipal de São José (USJ) e que participam do programa de Residência Pedagógica, nos quais relatam sobre como seus educadores na época da escola influenciaram na decisão de se tornarem educadores. O respaldo teórico tem como base os estudos de Nóvoa (2019) e Freire (2013), em que tratamos a amorosidade, o diálogo e a escuta como fatores centrais para tal relação. Nessa pesquisa, optamos pela ênfase básica, visto que pretendemos entender a relação educador-estudante e compreender a sua importância no cenário educacional e social; qualitativa, visando interpretar as cartas recolhidas e considerando as histórias de cada indivíduo. Para tanto, buscamos através dos depoimentos recolhidos de estudantes e educadores em formação, diagnosticar o quanto a influência da relação aqui discutida modifica a vida dos envolvidos no processo educativo. Os depoimentos revelam que a afetividade, a atenção, o diálogo influencia na decisão que despertou neles o desejo se tornarem educadores.Editora ICEPNascimento Farias, MarinaMachado Santos, Micaelle de Fátima2021-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/462Revista GepesVida; v. 7, n. 17 (2021): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/462/250info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-27T12:35:09Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/462Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2021-12-27T12:35:09Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INFLUÊNCIA DO EDUCADOR NA VIDA PESSOAL DO ESTUDANTE |
title |
A INFLUÊNCIA DO EDUCADOR NA VIDA PESSOAL DO ESTUDANTE |
spellingShingle |
A INFLUÊNCIA DO EDUCADOR NA VIDA PESSOAL DO ESTUDANTE Nascimento Farias, Marina Formação de educadores. Residência Pedagógica. Curso de pedagogia. |
title_short |
A INFLUÊNCIA DO EDUCADOR NA VIDA PESSOAL DO ESTUDANTE |
title_full |
A INFLUÊNCIA DO EDUCADOR NA VIDA PESSOAL DO ESTUDANTE |
title_fullStr |
A INFLUÊNCIA DO EDUCADOR NA VIDA PESSOAL DO ESTUDANTE |
title_full_unstemmed |
A INFLUÊNCIA DO EDUCADOR NA VIDA PESSOAL DO ESTUDANTE |
title_sort |
A INFLUÊNCIA DO EDUCADOR NA VIDA PESSOAL DO ESTUDANTE |
author |
Nascimento Farias, Marina |
author_facet |
Nascimento Farias, Marina Machado Santos, Micaelle de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Machado Santos, Micaelle de Fátima |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento Farias, Marina Machado Santos, Micaelle de Fátima |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de educadores. Residência Pedagógica. Curso de pedagogia. |
topic |
Formação de educadores. Residência Pedagógica. Curso de pedagogia. |
description |
Essa pesquisa teve como objetivo entender como o educador influência na vida pessoal do estudante, ressaltando a necessidade de maior valorização da profissão docente. Buscaremos identificar essa relação e suas possibilidades por meio de depoimentos feitos por acadêmicos que cursam Pedagogia no Centro Universitário Municipal de São José (USJ) e que participam do programa de Residência Pedagógica, nos quais relatam sobre como seus educadores na época da escola influenciaram na decisão de se tornarem educadores. O respaldo teórico tem como base os estudos de Nóvoa (2019) e Freire (2013), em que tratamos a amorosidade, o diálogo e a escuta como fatores centrais para tal relação. Nessa pesquisa, optamos pela ênfase básica, visto que pretendemos entender a relação educador-estudante e compreender a sua importância no cenário educacional e social; qualitativa, visando interpretar as cartas recolhidas e considerando as histórias de cada indivíduo. Para tanto, buscamos através dos depoimentos recolhidos de estudantes e educadores em formação, diagnosticar o quanto a influência da relação aqui discutida modifica a vida dos envolvidos no processo educativo. Os depoimentos revelam que a afetividade, a atenção, o diálogo influencia na decisão que despertou neles o desejo se tornarem educadores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/462 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/462 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/462/250 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 7, n. 17 (2021): GepesVida 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174699230232576 |