Ato de aprender: individual ou coletivo, cognitivo ou moral?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trentini, Maristela
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bampi, Maria Alice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/235
Resumo: Este artigo tem o propósito de realizar um diálogo entre o ato de aprender individual ou coletivo, cognitivo ou moral. Para tanto, foi necessário pesquisar sobre definições do ato de aprender, quando ele se dá individualmente, coletivamente? Em que momento o cognitivo e o moral se entrelaçam ou se afastam. Dessa forma, apresentamos e fundamentamos nas teorias desenvolvidas por Jean Piaget e Jorge Visca, idealizadas na busca incessante de mudanças significativas e urgentes no trabalho de intervenção psicopedagógico para estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem.  Essa discussão teve como base os estudos de PAPALIA (1981), PIAGET (2005), TROCMÉ-FABRE (2010), VISCA (1987) A metodologia adota foi estudo de caso com um menino de 12 anos.  As análises de dados podem considerar que: O processo de aprendizagem pode ser prazeroso, eficaz e positivo, mas, por outro lado, o inverso pode ocorrer, e o aprender torna-se uma dificuldade e um desprazer.
id UNIPLAC_ed82bcac97ba7ac97b2c0c0633dc1e40
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/235
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling Ato de aprender: individual ou coletivo, cognitivo ou moral?Aprender; indivíduo; coletivo; cognitivo; moralEste artigo tem o propósito de realizar um diálogo entre o ato de aprender individual ou coletivo, cognitivo ou moral. Para tanto, foi necessário pesquisar sobre definições do ato de aprender, quando ele se dá individualmente, coletivamente? Em que momento o cognitivo e o moral se entrelaçam ou se afastam. Dessa forma, apresentamos e fundamentamos nas teorias desenvolvidas por Jean Piaget e Jorge Visca, idealizadas na busca incessante de mudanças significativas e urgentes no trabalho de intervenção psicopedagógico para estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem.  Essa discussão teve como base os estudos de PAPALIA (1981), PIAGET (2005), TROCMÉ-FABRE (2010), VISCA (1987) A metodologia adota foi estudo de caso com um menino de 12 anos.  As análises de dados podem considerar que: O processo de aprendizagem pode ser prazeroso, eficaz e positivo, mas, por outro lado, o inverso pode ocorrer, e o aprender torna-se uma dificuldade e um desprazer.Editora ICEPTrentini, MaristelaBampi, Maria Alice2017-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/235Revista GepesVida; v. 3, n. 6 (2017): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/235/110info:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-10T23:42:17Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/235Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2017-12-10T23:42:17Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ato de aprender: individual ou coletivo, cognitivo ou moral?
title Ato de aprender: individual ou coletivo, cognitivo ou moral?
spellingShingle Ato de aprender: individual ou coletivo, cognitivo ou moral?
Trentini, Maristela
Aprender; indivíduo; coletivo; cognitivo; moral
title_short Ato de aprender: individual ou coletivo, cognitivo ou moral?
title_full Ato de aprender: individual ou coletivo, cognitivo ou moral?
title_fullStr Ato de aprender: individual ou coletivo, cognitivo ou moral?
title_full_unstemmed Ato de aprender: individual ou coletivo, cognitivo ou moral?
title_sort Ato de aprender: individual ou coletivo, cognitivo ou moral?
author Trentini, Maristela
author_facet Trentini, Maristela
Bampi, Maria Alice
author_role author
author2 Bampi, Maria Alice
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Trentini, Maristela
Bampi, Maria Alice
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Aprender; indivíduo; coletivo; cognitivo; moral
topic Aprender; indivíduo; coletivo; cognitivo; moral
description Este artigo tem o propósito de realizar um diálogo entre o ato de aprender individual ou coletivo, cognitivo ou moral. Para tanto, foi necessário pesquisar sobre definições do ato de aprender, quando ele se dá individualmente, coletivamente? Em que momento o cognitivo e o moral se entrelaçam ou se afastam. Dessa forma, apresentamos e fundamentamos nas teorias desenvolvidas por Jean Piaget e Jorge Visca, idealizadas na busca incessante de mudanças significativas e urgentes no trabalho de intervenção psicopedagógico para estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem.  Essa discussão teve como base os estudos de PAPALIA (1981), PIAGET (2005), TROCMÉ-FABRE (2010), VISCA (1987) A metodologia adota foi estudo de caso com um menino de 12 anos.  As análises de dados podem considerar que: O processo de aprendizagem pode ser prazeroso, eficaz e positivo, mas, por outro lado, o inverso pode ocorrer, e o aprender torna-se uma dificuldade e um desprazer.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/235
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/235/110
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 3, n. 6 (2017): GepesVida
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174699229184000