Ferramenta para simulação de redes de testes de distribuição IEEE com veículos elétricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Zenio Felipe Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3684
Resumo: Veículos movidos a combustão interna são um dos maiores emissores de gases poluentes da indústria automotiva. Pensando nisso, com o objetivo de reduzir a emissão de gases poluentes, alguns países sancionaram leis proibindo a fabricação dos mesmos. Atendendo as novas exigências, as indústrias automobilísticas tem investido em novas tecnologias. Uma opção para a redução de emissão de gases poluentes são os veículos elétricos (VEs). Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo criar uma ferramenta, com interface gráfica, para simular redes de testes de distribuição IEEE, onde pode-se alterar as curvas de carga da rede, a inclusão de VEs, curva para recarga adaptada, a quantidade de VEs a ser recarregada e suas respectivas potências. São utilizados os softwares OpenDSS e MATLAB R. Ao final é feita uma análise dos resultados a fim de comparar as perdas elétricas para o sistema sem VEs, com VEs e com VEs tendo curva de recarga adaptada. Os resultados obtidos mostram um aumento nas perdas elétricas, quando se compara a rede de distribuição sem VEs. Por fim, destaca-se que as perdas elétricas podem ser reduzidas com a curva de carga otimizada.
id UNIP_04ce4f8209e0023cc3eca661e5a6d3cd
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3684
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Santos, Eduardo Machado dosMarques, Zenio Felipe Pereira2019-02-01T11:06:12Z2019-02-01T11:06:12Z2018-12-03MARQUES, Zenio Felipe Pereira. Ferramenta para simulação de redes de testes de distribuição IEEE com veículos elétricos. 76p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2018.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3684Veículos movidos a combustão interna são um dos maiores emissores de gases poluentes da indústria automotiva. Pensando nisso, com o objetivo de reduzir a emissão de gases poluentes, alguns países sancionaram leis proibindo a fabricação dos mesmos. Atendendo as novas exigências, as indústrias automobilísticas tem investido em novas tecnologias. Uma opção para a redução de emissão de gases poluentes são os veículos elétricos (VEs). Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo criar uma ferramenta, com interface gráfica, para simular redes de testes de distribuição IEEE, onde pode-se alterar as curvas de carga da rede, a inclusão de VEs, curva para recarga adaptada, a quantidade de VEs a ser recarregada e suas respectivas potências. São utilizados os softwares OpenDSS e MATLAB R. Ao final é feita uma análise dos resultados a fim de comparar as perdas elétricas para o sistema sem VEs, com VEs e com VEs tendo curva de recarga adaptada. Os resultados obtidos mostram um aumento nas perdas elétricas, quando se compara a rede de distribuição sem VEs. Por fim, destaca-se que as perdas elétricas podem ser reduzidas com a curva de carga otimizada.Internal combustion vehicles are one of the largest emitters of gaseous pollutants in the automotive industry. With this in mind, in order to reduce the emission of gaseous pollutants, some countries have enacted laws prohibiting their manufacture. Given the new requirements, the automotive industries have invested in new technologies. One option for reducing the emission of polluting gases is electric vehicles (VEs). In this context, the present work aims to create a tool, with graphical interface, to simulate networks of IEEE distribution tests, where it is possible to change the load curves of the network, the inclusion of VEs, curve for adapted recharge, the quantity of VEs to be recharged and their respective powers. The OpenDSS and MATLAB textregistered softwares are used. At the end, an analysis of the results is made in order to compare the electrical losses to the system without VEs, with VEs and with VEs having adapted refueling curve. The obtained results show an increase in the electrical losses, when the distribution network without VEs is compared. Finally, it is emphasized that the electric losses can be reduced with the optimized load curve.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus AlegreteCNPQ::ENGENHARIASEngenharia elétricaVeículos elétricosMotores elétricosInterface gráficaElectrical engineeringElectric vehiclesElectric motorsGraphical interfaceFerramenta para simulação de redes de testes de distribuição IEEE com veículos elétricosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALZenio Felipe Pereira - 2018.pdfZenio Felipe Pereira - 2018.pdfapplication/pdf1694198https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3684/1/Zenio%20Felipe%20Pereira%20-%202018.pdf8594a7f084372d6edf6723250732e2c8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3684/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTZenio Felipe Pereira - 2018.pdf.txtZenio Felipe Pereira - 2018.pdf.txtExtracted texttext/plain91719https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3684/3/Zenio%20Felipe%20Pereira%20-%202018.pdf.txtd7feb431c9375c6e3575d9bbd9e29e17MD53riu/36842019-02-02 03:01:00.591oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2019-02-02T05:01Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ferramenta para simulação de redes de testes de distribuição IEEE com veículos elétricos
title Ferramenta para simulação de redes de testes de distribuição IEEE com veículos elétricos
spellingShingle Ferramenta para simulação de redes de testes de distribuição IEEE com veículos elétricos
Marques, Zenio Felipe Pereira
CNPQ::ENGENHARIAS
Engenharia elétrica
Veículos elétricos
Motores elétricos
Interface gráfica
Electrical engineering
Electric vehicles
Electric motors
Graphical interface
title_short Ferramenta para simulação de redes de testes de distribuição IEEE com veículos elétricos
title_full Ferramenta para simulação de redes de testes de distribuição IEEE com veículos elétricos
title_fullStr Ferramenta para simulação de redes de testes de distribuição IEEE com veículos elétricos
title_full_unstemmed Ferramenta para simulação de redes de testes de distribuição IEEE com veículos elétricos
title_sort Ferramenta para simulação de redes de testes de distribuição IEEE com veículos elétricos
author Marques, Zenio Felipe Pereira
author_facet Marques, Zenio Felipe Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Eduardo Machado dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Zenio Felipe Pereira
contributor_str_mv Santos, Eduardo Machado dos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
topic CNPQ::ENGENHARIAS
Engenharia elétrica
Veículos elétricos
Motores elétricos
Interface gráfica
Electrical engineering
Electric vehicles
Electric motors
Graphical interface
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia elétrica
Veículos elétricos
Motores elétricos
Interface gráfica
Electrical engineering
Electric vehicles
Electric motors
Graphical interface
description Veículos movidos a combustão interna são um dos maiores emissores de gases poluentes da indústria automotiva. Pensando nisso, com o objetivo de reduzir a emissão de gases poluentes, alguns países sancionaram leis proibindo a fabricação dos mesmos. Atendendo as novas exigências, as indústrias automobilísticas tem investido em novas tecnologias. Uma opção para a redução de emissão de gases poluentes são os veículos elétricos (VEs). Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo criar uma ferramenta, com interface gráfica, para simular redes de testes de distribuição IEEE, onde pode-se alterar as curvas de carga da rede, a inclusão de VEs, curva para recarga adaptada, a quantidade de VEs a ser recarregada e suas respectivas potências. São utilizados os softwares OpenDSS e MATLAB R. Ao final é feita uma análise dos resultados a fim de comparar as perdas elétricas para o sistema sem VEs, com VEs e com VEs tendo curva de recarga adaptada. Os resultados obtidos mostram um aumento nas perdas elétricas, quando se compara a rede de distribuição sem VEs. Por fim, destaca-se que as perdas elétricas podem ser reduzidas com a curva de carga otimizada.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-01T11:06:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-01T11:06:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARQUES, Zenio Felipe Pereira. Ferramenta para simulação de redes de testes de distribuição IEEE com veículos elétricos. 76p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3684
identifier_str_mv MARQUES, Zenio Felipe Pereira. Ferramenta para simulação de redes de testes de distribuição IEEE com veículos elétricos. 76p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2018.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Alegrete
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3684/1/Zenio%20Felipe%20Pereira%20-%202018.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3684/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3684/3/Zenio%20Felipe%20Pereira%20-%202018.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8594a7f084372d6edf6723250732e2c8
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
d7feb431c9375c6e3575d9bbd9e29e17
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849075252854784