O consumidor verde: perfil e comportamento de compra na fronteira Brasil - Uruguai

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Juliana Dachi Vieira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2000
Resumo: Ao longo do tempo têm-se constatado uma maior preocupação da população, em relação ao meio ambiente e o impacto que este vem sofrendo com o consumismo desordenado. O presente trabalho tem por objetivo identificar o perfil do consumidor verde, o qual apresenta uma consciência ecológica elevada, o que o leva a buscar opções mais sustentáveis no ato de consumir. Este trabalho busca auferir dados a respeito de duas populações distintas, os consumidores de Santana do Livramento – Brasil, e os consumidores de Rivera – Uruguai, definindo o perfil, o comportamento de compra e quais as características apresentadas mais influenciam na tomada de decisão para escolha de tal produto, além de avaliar se este comportamento ecológico se traduz em intenção de compra por produtos sustentáveis. Diante ao exposto, o estudo foi desenvolvido através de survey, com aplicação de questionário online e presencial com abordagem quantitativa. Para a análise dos dados, foram utilizadas distribuições de frequências, medidas de tendência central, de variabilidade, testes de estatística de hipóteses paramétricos e ainda a técnica de regressão linear. Os resultados demonstram uma maior relevância das características psicográficas em relação às sociodemográficas para explicar o comportamento do consumidor verde. Verificou-se também que os consumidores que demonstram um comportamento ecologicamente consciente elevado revelam uma intenção de compra de produtos ecologicamente responsáveis positiva.
id UNIP_1779324c89612f8f0fd1ccdf223d7823
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/2000
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Viana, João Garibaldi AlmeidaSilva, Andressa HennigAlves, Ricardo RibeiroPereira, Juliana Dachi Vieira2017-10-09T12:46:24Z2017-08-042017-10-09T12:46:24Z2016-12-13http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2000Ao longo do tempo têm-se constatado uma maior preocupação da população, em relação ao meio ambiente e o impacto que este vem sofrendo com o consumismo desordenado. O presente trabalho tem por objetivo identificar o perfil do consumidor verde, o qual apresenta uma consciência ecológica elevada, o que o leva a buscar opções mais sustentáveis no ato de consumir. Este trabalho busca auferir dados a respeito de duas populações distintas, os consumidores de Santana do Livramento – Brasil, e os consumidores de Rivera – Uruguai, definindo o perfil, o comportamento de compra e quais as características apresentadas mais influenciam na tomada de decisão para escolha de tal produto, além de avaliar se este comportamento ecológico se traduz em intenção de compra por produtos sustentáveis. Diante ao exposto, o estudo foi desenvolvido através de survey, com aplicação de questionário online e presencial com abordagem quantitativa. Para a análise dos dados, foram utilizadas distribuições de frequências, medidas de tendência central, de variabilidade, testes de estatística de hipóteses paramétricos e ainda a técnica de regressão linear. Os resultados demonstram uma maior relevância das características psicográficas em relação às sociodemográficas para explicar o comportamento do consumidor verde. Verificou-se também que os consumidores que demonstram um comportamento ecologicamente consciente elevado revelam uma intenção de compra de produtos ecologicamente responsáveis positiva.Over time there will have found a greater concern of the population in relation to the environment and the impact this has suffered from disordered consumerism. This study aims to identify the profile of the green consumer, which has a high ecological awareness, which leads him to seek more sustainable options in the act of consuming. This paper seeks to derive data on two distinct populations, Santana do Livramento - Brazil consumers, and Rivera - Uruguay consumers, defining the profile, buying behavior and what characteristics presented more influence in decision making for choice of such product, and to evaluate whether this ecological behavior translates into purchase intent for sustainable products. Faced with the above, the study was conducted through survey, with online questionnaire and face with a quantitative approach. For data analysis, frequency distributions were used, measures of central tendency, variability, statistical parametric test assumptions and also the linear regression technique. The results show a greater relevance of psychographic characteristics for sociodemographic to explain the green consumer behavior. It was also found that consumers who demonstrate a high environmentally conscious behavior reveal an intention to purchase positive environmentally responsible products.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus Santana do LivramentoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASAdministraçãoMarketing verdeComportamento do consumidorGreen marketingConsumer behaviorO consumidor verde: perfil e comportamento de compra na fronteira Brasil - UruguaiThe green consumer: profile and buying behavior in the Brazil - Uruguay borderinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALTCC FINAL corrigido.pdfTCC FINAL corrigido.pdfapplication/pdf905026https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2000/1/TCC%20FINAL%20corrigido.pdf9b7eafd1c6ffdc6272a31a80acd7a5d5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2000/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTTCC FINAL corrigido.pdf.txtTCC FINAL corrigido.pdf.txtExtracted texttext/plain104070https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2000/3/TCC%20FINAL%20corrigido.pdf.txt3dbcf565bc106264c19b5784fd44d0d2MD53riu/20002021-04-15 09:17:14.285oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2021-04-15T12:17:14Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O consumidor verde: perfil e comportamento de compra na fronteira Brasil - Uruguai
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The green consumer: profile and buying behavior in the Brazil - Uruguay border
title O consumidor verde: perfil e comportamento de compra na fronteira Brasil - Uruguai
spellingShingle O consumidor verde: perfil e comportamento de compra na fronteira Brasil - Uruguai
Pereira, Juliana Dachi Vieira
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Administração
Marketing verde
Comportamento do consumidor
Green marketing
Consumer behavior
title_short O consumidor verde: perfil e comportamento de compra na fronteira Brasil - Uruguai
title_full O consumidor verde: perfil e comportamento de compra na fronteira Brasil - Uruguai
title_fullStr O consumidor verde: perfil e comportamento de compra na fronteira Brasil - Uruguai
title_full_unstemmed O consumidor verde: perfil e comportamento de compra na fronteira Brasil - Uruguai
title_sort O consumidor verde: perfil e comportamento de compra na fronteira Brasil - Uruguai
author Pereira, Juliana Dachi Vieira
author_facet Pereira, Juliana Dachi Vieira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Viana, João Garibaldi Almeida
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Andressa Hennig
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Alves, Ricardo Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Juliana Dachi Vieira
contributor_str_mv Viana, João Garibaldi Almeida
Silva, Andressa Hennig
Alves, Ricardo Ribeiro
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Administração
Marketing verde
Comportamento do consumidor
Green marketing
Consumer behavior
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Marketing verde
Comportamento do consumidor
Green marketing
Consumer behavior
description Ao longo do tempo têm-se constatado uma maior preocupação da população, em relação ao meio ambiente e o impacto que este vem sofrendo com o consumismo desordenado. O presente trabalho tem por objetivo identificar o perfil do consumidor verde, o qual apresenta uma consciência ecológica elevada, o que o leva a buscar opções mais sustentáveis no ato de consumir. Este trabalho busca auferir dados a respeito de duas populações distintas, os consumidores de Santana do Livramento – Brasil, e os consumidores de Rivera – Uruguai, definindo o perfil, o comportamento de compra e quais as características apresentadas mais influenciam na tomada de decisão para escolha de tal produto, além de avaliar se este comportamento ecológico se traduz em intenção de compra por produtos sustentáveis. Diante ao exposto, o estudo foi desenvolvido através de survey, com aplicação de questionário online e presencial com abordagem quantitativa. Para a análise dos dados, foram utilizadas distribuições de frequências, medidas de tendência central, de variabilidade, testes de estatística de hipóteses paramétricos e ainda a técnica de regressão linear. Os resultados demonstram uma maior relevância das características psicográficas em relação às sociodemográficas para explicar o comportamento do consumidor verde. Verificou-se também que os consumidores que demonstram um comportamento ecologicamente consciente elevado revelam uma intenção de compra de produtos ecologicamente responsáveis positiva.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-09T12:46:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-08-04
2017-10-09T12:46:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2000
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Santana do Livramento
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2000/1/TCC%20FINAL%20corrigido.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2000/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2000/3/TCC%20FINAL%20corrigido.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9b7eafd1c6ffdc6272a31a80acd7a5d5
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
3dbcf565bc106264c19b5784fd44d0d2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849026824372224