O consumidor verde: perfil e comportamento de compra na fronteira Brasil - Uruguai
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2000 |
Resumo: | Ao longo do tempo têm-se constatado uma maior preocupação da população, em relação ao meio ambiente e o impacto que este vem sofrendo com o consumismo desordenado. O presente trabalho tem por objetivo identificar o perfil do consumidor verde, o qual apresenta uma consciência ecológica elevada, o que o leva a buscar opções mais sustentáveis no ato de consumir. Este trabalho busca auferir dados a respeito de duas populações distintas, os consumidores de Santana do Livramento – Brasil, e os consumidores de Rivera – Uruguai, definindo o perfil, o comportamento de compra e quais as características apresentadas mais influenciam na tomada de decisão para escolha de tal produto, além de avaliar se este comportamento ecológico se traduz em intenção de compra por produtos sustentáveis. Diante ao exposto, o estudo foi desenvolvido através de survey, com aplicação de questionário online e presencial com abordagem quantitativa. Para a análise dos dados, foram utilizadas distribuições de frequências, medidas de tendência central, de variabilidade, testes de estatística de hipóteses paramétricos e ainda a técnica de regressão linear. Os resultados demonstram uma maior relevância das características psicográficas em relação às sociodemográficas para explicar o comportamento do consumidor verde. Verificou-se também que os consumidores que demonstram um comportamento ecologicamente consciente elevado revelam uma intenção de compra de produtos ecologicamente responsáveis positiva. |
id |
UNIP_1779324c89612f8f0fd1ccdf223d7823 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/2000 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Viana, João Garibaldi AlmeidaSilva, Andressa HennigAlves, Ricardo RibeiroPereira, Juliana Dachi Vieira2017-10-09T12:46:24Z2017-08-042017-10-09T12:46:24Z2016-12-13http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2000Ao longo do tempo têm-se constatado uma maior preocupação da população, em relação ao meio ambiente e o impacto que este vem sofrendo com o consumismo desordenado. O presente trabalho tem por objetivo identificar o perfil do consumidor verde, o qual apresenta uma consciência ecológica elevada, o que o leva a buscar opções mais sustentáveis no ato de consumir. Este trabalho busca auferir dados a respeito de duas populações distintas, os consumidores de Santana do Livramento – Brasil, e os consumidores de Rivera – Uruguai, definindo o perfil, o comportamento de compra e quais as características apresentadas mais influenciam na tomada de decisão para escolha de tal produto, além de avaliar se este comportamento ecológico se traduz em intenção de compra por produtos sustentáveis. Diante ao exposto, o estudo foi desenvolvido através de survey, com aplicação de questionário online e presencial com abordagem quantitativa. Para a análise dos dados, foram utilizadas distribuições de frequências, medidas de tendência central, de variabilidade, testes de estatística de hipóteses paramétricos e ainda a técnica de regressão linear. Os resultados demonstram uma maior relevância das características psicográficas em relação às sociodemográficas para explicar o comportamento do consumidor verde. Verificou-se também que os consumidores que demonstram um comportamento ecologicamente consciente elevado revelam uma intenção de compra de produtos ecologicamente responsáveis positiva.Over time there will have found a greater concern of the population in relation to the environment and the impact this has suffered from disordered consumerism. This study aims to identify the profile of the green consumer, which has a high ecological awareness, which leads him to seek more sustainable options in the act of consuming. This paper seeks to derive data on two distinct populations, Santana do Livramento - Brazil consumers, and Rivera - Uruguay consumers, defining the profile, buying behavior and what characteristics presented more influence in decision making for choice of such product, and to evaluate whether this ecological behavior translates into purchase intent for sustainable products. Faced with the above, the study was conducted through survey, with online questionnaire and face with a quantitative approach. For data analysis, frequency distributions were used, measures of central tendency, variability, statistical parametric test assumptions and also the linear regression technique. The results show a greater relevance of psychographic characteristics for sociodemographic to explain the green consumer behavior. It was also found that consumers who demonstrate a high environmentally conscious behavior reveal an intention to purchase positive environmentally responsible products.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus Santana do LivramentoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASAdministraçãoMarketing verdeComportamento do consumidorGreen marketingConsumer behaviorO consumidor verde: perfil e comportamento de compra na fronteira Brasil - UruguaiThe green consumer: profile and buying behavior in the Brazil - Uruguay borderinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALTCC FINAL corrigido.pdfTCC FINAL corrigido.pdfapplication/pdf905026https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2000/1/TCC%20FINAL%20corrigido.pdf9b7eafd1c6ffdc6272a31a80acd7a5d5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2000/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTTCC FINAL corrigido.pdf.txtTCC FINAL corrigido.pdf.txtExtracted texttext/plain104070https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2000/3/TCC%20FINAL%20corrigido.pdf.txt3dbcf565bc106264c19b5784fd44d0d2MD53riu/20002021-04-15 09:17:14.285oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2021-04-15T12:17:14Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O consumidor verde: perfil e comportamento de compra na fronteira Brasil - Uruguai |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The green consumer: profile and buying behavior in the Brazil - Uruguay border |
title |
O consumidor verde: perfil e comportamento de compra na fronteira Brasil - Uruguai |
spellingShingle |
O consumidor verde: perfil e comportamento de compra na fronteira Brasil - Uruguai Pereira, Juliana Dachi Vieira CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Administração Marketing verde Comportamento do consumidor Green marketing Consumer behavior |
title_short |
O consumidor verde: perfil e comportamento de compra na fronteira Brasil - Uruguai |
title_full |
O consumidor verde: perfil e comportamento de compra na fronteira Brasil - Uruguai |
title_fullStr |
O consumidor verde: perfil e comportamento de compra na fronteira Brasil - Uruguai |
title_full_unstemmed |
O consumidor verde: perfil e comportamento de compra na fronteira Brasil - Uruguai |
title_sort |
O consumidor verde: perfil e comportamento de compra na fronteira Brasil - Uruguai |
author |
Pereira, Juliana Dachi Vieira |
author_facet |
Pereira, Juliana Dachi Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Viana, João Garibaldi Almeida |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Silva, Andressa Hennig |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Alves, Ricardo Ribeiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Juliana Dachi Vieira |
contributor_str_mv |
Viana, João Garibaldi Almeida Silva, Andressa Hennig Alves, Ricardo Ribeiro |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Administração Marketing verde Comportamento do consumidor Green marketing Consumer behavior |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Marketing verde Comportamento do consumidor Green marketing Consumer behavior |
description |
Ao longo do tempo têm-se constatado uma maior preocupação da população, em relação ao meio ambiente e o impacto que este vem sofrendo com o consumismo desordenado. O presente trabalho tem por objetivo identificar o perfil do consumidor verde, o qual apresenta uma consciência ecológica elevada, o que o leva a buscar opções mais sustentáveis no ato de consumir. Este trabalho busca auferir dados a respeito de duas populações distintas, os consumidores de Santana do Livramento – Brasil, e os consumidores de Rivera – Uruguai, definindo o perfil, o comportamento de compra e quais as características apresentadas mais influenciam na tomada de decisão para escolha de tal produto, além de avaliar se este comportamento ecológico se traduz em intenção de compra por produtos sustentáveis. Diante ao exposto, o estudo foi desenvolvido através de survey, com aplicação de questionário online e presencial com abordagem quantitativa. Para a análise dos dados, foram utilizadas distribuições de frequências, medidas de tendência central, de variabilidade, testes de estatística de hipóteses paramétricos e ainda a técnica de regressão linear. Os resultados demonstram uma maior relevância das características psicográficas em relação às sociodemográficas para explicar o comportamento do consumidor verde. Verificou-se também que os consumidores que demonstram um comportamento ecologicamente consciente elevado revelam uma intenção de compra de produtos ecologicamente responsáveis positiva. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-12-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-09T12:46:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-08-04 2017-10-09T12:46:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2000 |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2000 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPAMPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus Santana do Livramento |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2000/1/TCC%20FINAL%20corrigido.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2000/2/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2000/3/TCC%20FINAL%20corrigido.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9b7eafd1c6ffdc6272a31a80acd7a5d5 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 3dbcf565bc106264c19b5784fd44d0d2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1801849026824372224 |