Um método para o desenvolvimento de software por crianças com o ambiente scratch
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1856 |
Resumo: | O uso de tecnologias digitais é algo comum no dia-a-dia da maioria das pessoas e essas tecnologias devem ser desenvolvidas visando ao usuário final e as suas necessidades. O Design Participativo proporciona aos usuários a participação direta no desenvolvimento de tecnologias para seu uso. A criança, como usuária, pode se tornar coautora, através dessa abordagem, aliada a práticas de Interação Humano-Computador (IHC) e Engenharia de Software (ES). O ambiente Scratch é um meio de proporcionar à criança a coautoria direta no desenvolvimento de tecnologias digitais, pois permite que ela gere parte de um produto de software. Ao analisar os trabalhos relacionados, verificou-se um olhar mais educacional ao uso do Scratch, visando ao desenvolvimento do pensamento computacional pelas crianças. Em nenhum dos trabalhos investigados, observou-se como objetivo explícito desenvolver um produto final, de forma sistemática, com crianças. Este trabalho, portanto, tem como objetivo geral investigar a integração entre IHC e ES no desenvolvimento de tecnologia com/para/por crianças com apoio do ambiente Scratch, de forma sistematizada. Optou-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa, através de dois estudos exploratórios. Os resultados preliminares obtidos no Estudo 1 indicaram que técnicas de ES e IHC integradas são eficazes no desenvolvimento de tecnologia com crianças, porém poderiam necessitar de adaptações para o uso com esse público. No Estudo 2, foi oferecido às crianças um contato maior com o ambiente Scratch, anterior às atividades de Engenharia de Requisitos, o que contribuiu para que os envolvidos colaborassem com mais segurança à definição de uma tecnologia e ao desenvolvimento de soluções. Como resultado, tem-se a proposta de um método integrando ES e IHC para o desenvolvimento de software por crianças com o ambiente Scratch e os jogos produzidos durante os Estudos 1 e 2. O método proposto pode servir como referência para outras experiências de desenvolvimento de software com o ambiente Scratch em parceria com crianças. |
id |
UNIP_31c720807a73604b141635ed1da757f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/1856 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Melo, Amanda MeinckeRibeiro, Stephanie Da Silva2017-09-12T19:59:56Z2017-09-12T19:59:56Z2016-11-28RIBEIRO, Stephanie Da Silva. Um método para o desenvolvimento de software por crianças com o ambiente scratch. 97p. 2016. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2016.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1856O uso de tecnologias digitais é algo comum no dia-a-dia da maioria das pessoas e essas tecnologias devem ser desenvolvidas visando ao usuário final e as suas necessidades. O Design Participativo proporciona aos usuários a participação direta no desenvolvimento de tecnologias para seu uso. A criança, como usuária, pode se tornar coautora, através dessa abordagem, aliada a práticas de Interação Humano-Computador (IHC) e Engenharia de Software (ES). O ambiente Scratch é um meio de proporcionar à criança a coautoria direta no desenvolvimento de tecnologias digitais, pois permite que ela gere parte de um produto de software. Ao analisar os trabalhos relacionados, verificou-se um olhar mais educacional ao uso do Scratch, visando ao desenvolvimento do pensamento computacional pelas crianças. Em nenhum dos trabalhos investigados, observou-se como objetivo explícito desenvolver um produto final, de forma sistemática, com crianças. Este trabalho, portanto, tem como objetivo geral investigar a integração entre IHC e ES no desenvolvimento de tecnologia com/para/por crianças com apoio do ambiente Scratch, de forma sistematizada. Optou-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa, através de dois estudos exploratórios. Os resultados preliminares obtidos no Estudo 1 indicaram que técnicas de ES e IHC integradas são eficazes no desenvolvimento de tecnologia com crianças, porém poderiam necessitar de adaptações para o uso com esse público. No Estudo 2, foi oferecido às crianças um contato maior com o ambiente Scratch, anterior às atividades de Engenharia de Requisitos, o que contribuiu para que os envolvidos colaborassem com mais segurança à definição de uma tecnologia e ao desenvolvimento de soluções. Como resultado, tem-se a proposta de um método integrando ES e IHC para o desenvolvimento de software por crianças com o ambiente Scratch e os jogos produzidos durante os Estudos 1 e 2. O método proposto pode servir como referência para outras experiências de desenvolvimento de software com o ambiente Scratch em parceria com crianças.The use of digital technologies is commonplace in most people’s daily life and these technologies must be developed aiming the end user and their needs. The Participatory Design provides to the users the direct participation on the development of technologies for their use. The child, as a user, is able to become coauthor through this approach, allied to Human Computer Interaction (HCI) and Software Engineering (SE) practices. The Scratch environment provides to the child the direct coauthorship in the development of technologies, because it allows he/she to create part of a software product. When analyzing the related works, it was verified a more educational approach to the use of Scratch, aiming the development of the children’s computational thinking. In none of the investigated work the explicit objective of developing, in a systematic way, a final product with children was observed. This work, therefore, has as its main objective to investigate the integration between HCI and SE in the development of technology, in a systematized way, with/for/by children with the Scratch environment support. It was chosen a qualitative research approach, through two exploratory studies. The preliminary results obtained on the Study 1 indicated that integrating techniques from HCI and SE is effective in the development of technologies with children, but these techniques may require some adaptions for the use with this public. On Study 2, it was offered to the children a wider contact with the Scratch environment, prior to the Requirement Engineering activities, which contributed to those involved by making them to collaborate with more confidence on the definition of a technology and on the development of solutions. The proposal of a method integrating SE and HCI for the development of software by children using the Scratch environment and the games produced during the Studies 1 e 2 are the results of this study. The purposed method may serve as a reference to other experiences on the software development in Scratch environment in partnership with children.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus AlegreteCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRACriançaEngenharia de SoftwareScratch (Linguagem de programação de computador)Interação homem-máquinaSoftware EngineeringScratch (Computer Programming Language)Man-machine interactionChildrenUm método para o desenvolvimento de software por crianças com o ambiente scratchinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALUm método para o desenvolvimento de software por crianças com o ambiente scratch.pdfUm método para o desenvolvimento de software por crianças com o ambiente scratch.pdfapplication/pdf2757723https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1856/1/Um%20m%c3%a9todo%20para%20o%20desenvolvimento%20de%20software%20por%20crian%c3%a7as%20com%20o%20ambiente%20scratch.pdf41e6e0b8f2741a1bb1c53d4c2dc16d83MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1856/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTUm método para o desenvolvimento de software por crianças com o ambiente scratch.pdf.txtUm método para o desenvolvimento de software por crianças com o ambiente scratch.pdf.txtExtracted texttext/plain119936https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1856/3/Um%20m%c3%a9todo%20para%20o%20desenvolvimento%20de%20software%20por%20crian%c3%a7as%20com%20o%20ambiente%20scratch.pdf.txtc7f04a2035f55e6876ff34515681ae53MD53riu/18562018-06-08 11:23:04.15oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/1856TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-06-08T14:23:04Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um método para o desenvolvimento de software por crianças com o ambiente scratch |
title |
Um método para o desenvolvimento de software por crianças com o ambiente scratch |
spellingShingle |
Um método para o desenvolvimento de software por crianças com o ambiente scratch Ribeiro, Stephanie Da Silva CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Criança Engenharia de Software Scratch (Linguagem de programação de computador) Interação homem-máquina Software Engineering Scratch (Computer Programming Language) Man-machine interaction Children |
title_short |
Um método para o desenvolvimento de software por crianças com o ambiente scratch |
title_full |
Um método para o desenvolvimento de software por crianças com o ambiente scratch |
title_fullStr |
Um método para o desenvolvimento de software por crianças com o ambiente scratch |
title_full_unstemmed |
Um método para o desenvolvimento de software por crianças com o ambiente scratch |
title_sort |
Um método para o desenvolvimento de software por crianças com o ambiente scratch |
author |
Ribeiro, Stephanie Da Silva |
author_facet |
Ribeiro, Stephanie Da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Melo, Amanda Meincke |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Stephanie Da Silva |
contributor_str_mv |
Melo, Amanda Meincke |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Criança Engenharia de Software Scratch (Linguagem de programação de computador) Interação homem-máquina Software Engineering Scratch (Computer Programming Language) Man-machine interaction Children |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Engenharia de Software Scratch (Linguagem de programação de computador) Interação homem-máquina Software Engineering Scratch (Computer Programming Language) Man-machine interaction Children |
description |
O uso de tecnologias digitais é algo comum no dia-a-dia da maioria das pessoas e essas tecnologias devem ser desenvolvidas visando ao usuário final e as suas necessidades. O Design Participativo proporciona aos usuários a participação direta no desenvolvimento de tecnologias para seu uso. A criança, como usuária, pode se tornar coautora, através dessa abordagem, aliada a práticas de Interação Humano-Computador (IHC) e Engenharia de Software (ES). O ambiente Scratch é um meio de proporcionar à criança a coautoria direta no desenvolvimento de tecnologias digitais, pois permite que ela gere parte de um produto de software. Ao analisar os trabalhos relacionados, verificou-se um olhar mais educacional ao uso do Scratch, visando ao desenvolvimento do pensamento computacional pelas crianças. Em nenhum dos trabalhos investigados, observou-se como objetivo explícito desenvolver um produto final, de forma sistemática, com crianças. Este trabalho, portanto, tem como objetivo geral investigar a integração entre IHC e ES no desenvolvimento de tecnologia com/para/por crianças com apoio do ambiente Scratch, de forma sistematizada. Optou-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa, através de dois estudos exploratórios. Os resultados preliminares obtidos no Estudo 1 indicaram que técnicas de ES e IHC integradas são eficazes no desenvolvimento de tecnologia com crianças, porém poderiam necessitar de adaptações para o uso com esse público. No Estudo 2, foi oferecido às crianças um contato maior com o ambiente Scratch, anterior às atividades de Engenharia de Requisitos, o que contribuiu para que os envolvidos colaborassem com mais segurança à definição de uma tecnologia e ao desenvolvimento de soluções. Como resultado, tem-se a proposta de um método integrando ES e IHC para o desenvolvimento de software por crianças com o ambiente Scratch e os jogos produzidos durante os Estudos 1 e 2. O método proposto pode servir como referência para outras experiências de desenvolvimento de software com o ambiente Scratch em parceria com crianças. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-11-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-12T19:59:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-12T19:59:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RIBEIRO, Stephanie Da Silva. Um método para o desenvolvimento de software por crianças com o ambiente scratch. 97p. 2016. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1856 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Stephanie Da Silva. Um método para o desenvolvimento de software por crianças com o ambiente scratch. 97p. 2016. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2016. |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPAMPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus Alegrete |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1856/1/Um%20m%c3%a9todo%20para%20o%20desenvolvimento%20de%20software%20por%20crian%c3%a7as%20com%20o%20ambiente%20scratch.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1856/2/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1856/3/Um%20m%c3%a9todo%20para%20o%20desenvolvimento%20de%20software%20por%20crian%c3%a7as%20com%20o%20ambiente%20scratch.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
41e6e0b8f2741a1bb1c53d4c2dc16d83 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b c7f04a2035f55e6876ff34515681ae53 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1813274819666378752 |