Publicidade infantil: os valores de consumo utilizados nos comerciais da marca Bauducco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mariana Nunes dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3234
Resumo: Este trabalho contempla reflexões a respeito da publicidade infantil e do consumo. Para tanto, apresenta, em um primeiro momento, uma retomada a respeito da publicidade e do consumo de modo geral, para facilitar a discussão a respeito do tema principal, que tem como foco o público infantil. A motivação ocorre pela necessidade em compreender e refletir a respeito da publicidade, do consumo e da criança, trazendo opiniões relevantes de autores e profissionais de outras áreas do conhecimento. A problemática busca o entendimento dos valores de consumo utilizados pela publicidade que tem as crianças como público visado. A fim de responder à problemática levantada, selecionaram-se quatro comerciais da marca Bauducco, direcionados ao público infantil, que foram analisados com base em uma ferramenta proposta por Semprini (1995), o Mapa Semiótico dos Valores de Consumo. A análise permite compreender qual o tipo de valorização apresentada pela marca objeto e quais são os valores que a marca toma para si, tendo em vista que os valores utilizados pela marca são os mesmos que ela assume para si. Através da análise pode-se perceber que a marca Bauducco, por meio da publicidade, oferece valores relacionados com o cuidado, com a preocupação, com o amor, com o carinho, e esses valores fazem com que a Bauducco seja lembrada como uma marca que está preocupada com o bem-estar de seus consumidores, que fabrica seus produtos com cuidado e dedicação, o que faz referência à união da família, dos amigos, a boa convivência com as pessoas.
id UNIP_3628eee76b0aea643c9a79aa9c373c66
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3234
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Strassburger, Damarishttp://lattes.cnpq.br/5065252857787357Santor, Fernando SilvaSalbego, Juliana Zaninihttp://lattes.cnpq.br/1504569933099072http://lattes.cnpq.br/7591838935545985Santos, Mariana Nunes dos2018-07-24T12:11:09Z2018-07-24T12:11:09Z2014-03-25SANTOS, Mariana Nunes dos. Publicidade infantil: os valores de consumo utilizados nos comerciais da marca Bauducco. 2014. 61p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2014.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3234Este trabalho contempla reflexões a respeito da publicidade infantil e do consumo. Para tanto, apresenta, em um primeiro momento, uma retomada a respeito da publicidade e do consumo de modo geral, para facilitar a discussão a respeito do tema principal, que tem como foco o público infantil. A motivação ocorre pela necessidade em compreender e refletir a respeito da publicidade, do consumo e da criança, trazendo opiniões relevantes de autores e profissionais de outras áreas do conhecimento. A problemática busca o entendimento dos valores de consumo utilizados pela publicidade que tem as crianças como público visado. A fim de responder à problemática levantada, selecionaram-se quatro comerciais da marca Bauducco, direcionados ao público infantil, que foram analisados com base em uma ferramenta proposta por Semprini (1995), o Mapa Semiótico dos Valores de Consumo. A análise permite compreender qual o tipo de valorização apresentada pela marca objeto e quais são os valores que a marca toma para si, tendo em vista que os valores utilizados pela marca são os mesmos que ela assume para si. Através da análise pode-se perceber que a marca Bauducco, por meio da publicidade, oferece valores relacionados com o cuidado, com a preocupação, com o amor, com o carinho, e esses valores fazem com que a Bauducco seja lembrada como uma marca que está preocupada com o bem-estar de seus consumidores, que fabrica seus produtos com cuidado e dedicação, o que faz referência à união da família, dos amigos, a boa convivência com as pessoas.Este trabajo contempla reflexiones sobre la publicidad y el consumo de los niños. Se presenta, en un primer momento, una recuperación, sobre publicidad y el consumo en general, para facilitar la discusión del tema principal, que se centra en los niños. La motivación es la necesidad de comprender y reflexionar sobre la publicidad, el consumo y el niño, con lo que las opiniones pertinentes de los autores y profesionales de otros campos del conocimiento. El problema busca la comprensión de los valores de consumo utilizados para la publicidad que tiene a los niños como el público objetivo. Con el fin de responder a la cuestión planteada, se seleccionaron cuatro marca comercial Bauducco, dirigido a los niños, los cuales fueron analizados con un sistema propuesto por Semprini (1995), Mapa de los valores de consumo Semiótica. El análisis nos permite entender qué tipo de valoración presentada por marcar objeto y cuáles son los valores que la marca lleva sobre sí misma, dado que los valores utilizados por la marca es la misma que la que se necesita para usted. A través del análisis, podemos ver que la marca Bauducco, a través de la publicidad, ofrece a los valores relacionados con el cuidado, la preocupación, con amor, con cariño, y estos valores causa Bauducco será recordado como una marca que se preocupa por el bienestar de sus consumidores, que fabrica sus productos con cuidado y dedicación, que se refiere a la unión de la familia, los amigos, las buenas relaciones con la gente.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASPublicidadePropagandaMarca de produtosComportamento do consumidorComunicaçãoAnúncios e criançasPublicidadPublicidade infantil: os valores de consumo utilizados nos comerciais da marca Bauduccoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALMariana Nunes dos Santos 2014.pdfMariana Nunes dos Santos 2014.pdfapplication/pdf794569https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3234/1/Mariana%20Nunes%20dos%20Santos%202014.pdfe31a25680e9d435ecee35af43fabef6eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3234/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTMariana Nunes dos Santos 2014.pdf.txtMariana Nunes dos Santos 2014.pdf.txtExtracted texttext/plain134872https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3234/3/Mariana%20Nunes%20dos%20Santos%202014.pdf.txt3603643d5b81bafe49fb24155b452252MD53riu/32342018-07-25 03:01:58.138oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-07-25T06:01:58Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Publicidade infantil: os valores de consumo utilizados nos comerciais da marca Bauducco
title Publicidade infantil: os valores de consumo utilizados nos comerciais da marca Bauducco
spellingShingle Publicidade infantil: os valores de consumo utilizados nos comerciais da marca Bauducco
Santos, Mariana Nunes dos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Publicidade
Propaganda
Marca de produtos
Comportamento do consumidor
Comunicação
Anúncios e crianças
Publicidad
title_short Publicidade infantil: os valores de consumo utilizados nos comerciais da marca Bauducco
title_full Publicidade infantil: os valores de consumo utilizados nos comerciais da marca Bauducco
title_fullStr Publicidade infantil: os valores de consumo utilizados nos comerciais da marca Bauducco
title_full_unstemmed Publicidade infantil: os valores de consumo utilizados nos comerciais da marca Bauducco
title_sort Publicidade infantil: os valores de consumo utilizados nos comerciais da marca Bauducco
author Santos, Mariana Nunes dos
author_facet Santos, Mariana Nunes dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Strassburger, Damaris
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5065252857787357
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Santor, Fernando Silva
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Salbego, Juliana Zanini
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1504569933099072
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7591838935545985
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mariana Nunes dos
contributor_str_mv Strassburger, Damaris
Santor, Fernando Silva
Salbego, Juliana Zanini
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Publicidade
Propaganda
Marca de produtos
Comportamento do consumidor
Comunicação
Anúncios e crianças
Publicidad
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Propaganda
Marca de produtos
Comportamento do consumidor
Comunicação
Anúncios e crianças
Publicidad
description Este trabalho contempla reflexões a respeito da publicidade infantil e do consumo. Para tanto, apresenta, em um primeiro momento, uma retomada a respeito da publicidade e do consumo de modo geral, para facilitar a discussão a respeito do tema principal, que tem como foco o público infantil. A motivação ocorre pela necessidade em compreender e refletir a respeito da publicidade, do consumo e da criança, trazendo opiniões relevantes de autores e profissionais de outras áreas do conhecimento. A problemática busca o entendimento dos valores de consumo utilizados pela publicidade que tem as crianças como público visado. A fim de responder à problemática levantada, selecionaram-se quatro comerciais da marca Bauducco, direcionados ao público infantil, que foram analisados com base em uma ferramenta proposta por Semprini (1995), o Mapa Semiótico dos Valores de Consumo. A análise permite compreender qual o tipo de valorização apresentada pela marca objeto e quais são os valores que a marca toma para si, tendo em vista que os valores utilizados pela marca são os mesmos que ela assume para si. Através da análise pode-se perceber que a marca Bauducco, por meio da publicidade, oferece valores relacionados com o cuidado, com a preocupação, com o amor, com o carinho, e esses valores fazem com que a Bauducco seja lembrada como uma marca que está preocupada com o bem-estar de seus consumidores, que fabrica seus produtos com cuidado e dedicação, o que faz referência à união da família, dos amigos, a boa convivência com as pessoas.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-24T12:11:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-07-24T12:11:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Mariana Nunes dos. Publicidade infantil: os valores de consumo utilizados nos comerciais da marca Bauducco. 2014. 61p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3234
identifier_str_mv SANTOS, Mariana Nunes dos. Publicidade infantil: os valores de consumo utilizados nos comerciais da marca Bauducco. 2014. 61p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2014.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus São Borja
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3234/1/Mariana%20Nunes%20dos%20Santos%202014.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3234/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3234/3/Mariana%20Nunes%20dos%20Santos%202014.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e31a25680e9d435ecee35af43fabef6e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
3603643d5b81bafe49fb24155b452252
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1823681933038583808