Modelagem de negócios: criação de um bussiness model Canvas para um laboratório de análises moleculares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1394 |
Resumo: | Quando se almeja instituir um laboratório de análises moleculares não basta ter conhecimento apenas sobre as técnicas laboratoriais e biologia molecular, é necessário analisar o mercado consumidor, realizando um projeto consistente e realista que suprirá as demandas do público alvo. Devido às dificuldades encontradas no mercado de trabalho, o empreendedorismo vem sendo apontado como responsável pelo desenvolvimento de países desenvolvidos e subdesenvolvidos, tornando-se como uma alternativa para quem tem ideias para começar um novo negócio. Uma start up é uma pequena empresa montada em casa ou em faculdades e que recebem pequenos aportes de capital. Elas exploram áreas inovadoras de determinado setor possuindo uma aceleração de crescimento muito alta já nos primeiros meses de existência em virtude de investimentos feitos por fundos de investimento especializados, comumente auxiliados por incubadoras tecnológicas. A partir de uma ideia inicial deve-se delimitar o produto, consumidores, parcerias, estrutura de custos, receitas, atividades chave, canais e recursos. O objetivo deste trabalho foi construir um modelo de negócios para um laboratório de análises moleculares utilizando o modelo de negócios Canvas. Neste trabalho utilizou-se o modelo de negócios canvas (BUSINESS MODEL CANVAS) através da plataforma web2canvas para determinar o modelo que será utilizado na criação de um laboratório de análises molecular, definindo a proposta de valor, diagnóstico de doenças animais, testes de paternidade/maternidade, redução de gastos e maior agilidade nos resultados. Definiu-se também o segmento de clientes que são: veterinários autônomos; clinicas veterinárias, associações de criadores, ofertando pacotes e descontos como nosso relacionamento com o cliente. Definiram-se os canais: eventos da área veterinária, conselhos profissionais, SEAPA, e a criação de redes sociais e site da empresa. As receitas irão se basear na ividades principais que são: utilizar métodos de biologia molecular para diagnósticos de doenças e testes de paternidade, pesquisar novos métodos ou melhorias para diagnósticos, aproximar produtor, veterinário e laboratório. Delimitaram-se também os recursos principais, tais como: recursos físicos, recursos financeiros para reagentes e equipamentos, recursos intelectuais e humanos, como parceiros: Unipampa e associações de veterinários e criadores. A estrutura de custos inicial girará em torno de R$ 15.000,00 para cada proposta de valor, tendo em vista que no modelo elas são independentes e não há necessidade de iniciarem juntas, este investimento possibilita em torno de 8 meses de trabalho com uma média de faturamento de R$ 4.000,00 mensais com meta mínima estipulada de 40 serviços/mês. Com isso concluiu-se cada etapa do modelo de negócios, possibilitando uma melhor visualização do negócio, receitas, custos e assim facilitando a tomada de decisões futuras. |
id |
UNIP_4734905c9c1160fc3d0a4e1ce8003315 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/1394 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Luis Fabiano Santos daDias, Matheus Osorio2017-03-24T20:04:41Z2017-03-24T20:04:41Z2016-12-12http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1394Quando se almeja instituir um laboratório de análises moleculares não basta ter conhecimento apenas sobre as técnicas laboratoriais e biologia molecular, é necessário analisar o mercado consumidor, realizando um projeto consistente e realista que suprirá as demandas do público alvo. Devido às dificuldades encontradas no mercado de trabalho, o empreendedorismo vem sendo apontado como responsável pelo desenvolvimento de países desenvolvidos e subdesenvolvidos, tornando-se como uma alternativa para quem tem ideias para começar um novo negócio. Uma start up é uma pequena empresa montada em casa ou em faculdades e que recebem pequenos aportes de capital. Elas exploram áreas inovadoras de determinado setor possuindo uma aceleração de crescimento muito alta já nos primeiros meses de existência em virtude de investimentos feitos por fundos de investimento especializados, comumente auxiliados por incubadoras tecnológicas. A partir de uma ideia inicial deve-se delimitar o produto, consumidores, parcerias, estrutura de custos, receitas, atividades chave, canais e recursos. O objetivo deste trabalho foi construir um modelo de negócios para um laboratório de análises moleculares utilizando o modelo de negócios Canvas. Neste trabalho utilizou-se o modelo de negócios canvas (BUSINESS MODEL CANVAS) através da plataforma web2canvas para determinar o modelo que será utilizado na criação de um laboratório de análises molecular, definindo a proposta de valor, diagnóstico de doenças animais, testes de paternidade/maternidade, redução de gastos e maior agilidade nos resultados. Definiu-se também o segmento de clientes que são: veterinários autônomos; clinicas veterinárias, associações de criadores, ofertando pacotes e descontos como nosso relacionamento com o cliente. Definiram-se os canais: eventos da área veterinária, conselhos profissionais, SEAPA, e a criação de redes sociais e site da empresa. As receitas irão se basear na ividades principais que são: utilizar métodos de biologia molecular para diagnósticos de doenças e testes de paternidade, pesquisar novos métodos ou melhorias para diagnósticos, aproximar produtor, veterinário e laboratório. Delimitaram-se também os recursos principais, tais como: recursos físicos, recursos financeiros para reagentes e equipamentos, recursos intelectuais e humanos, como parceiros: Unipampa e associações de veterinários e criadores. A estrutura de custos inicial girará em torno de R$ 15.000,00 para cada proposta de valor, tendo em vista que no modelo elas são independentes e não há necessidade de iniciarem juntas, este investimento possibilita em torno de 8 meses de trabalho com uma média de faturamento de R$ 4.000,00 mensais com meta mínima estipulada de 40 serviços/mês. Com isso concluiu-se cada etapa do modelo de negócios, possibilitando uma melhor visualização do negócio, receitas, custos e assim facilitando a tomada de decisões futuras.When you aim to open a molecular analysis laboratory it is not em ough to have only the knowledge about the laboratory techniques and molecular biology, it is necessary to analyze the consumer market, developing a consistent and realistic project that will supply the demand of the target audience. Due to the difficulties that you find in the consumer market, the entrepreneurship has been pointed out as the responsible for the development of the developed and underdeveloped countries, becoming an alternative for those who have ideas to start a new business. A startup is a small company that is set up at home or at colleges and receive small financial support. It explores new areas of certain fields and possess a great acceleration of growth in the first months of existence due to the investments made by specialized investment funds, usually aided by technological incubators. From an initial idea we should delimit our product, consumers, partnerships, cost structure, income, key activities, channels and resources. The objective of this work was to construct a business model for a veterinary laboratory of molecular analyzes using the business model Canvas. In this work we use canvas business model to define the model that will be used in the creation of a molecular analysis laboratory, defining our value proposition; diagnosis of animal diseases; paternity/maternity tests; cost reduction and bigger agility in results, we also defined our client segment: autonomous veterinarians; veterinary clinics; creator associations, offering packages and discounts as our relationship with the customer, we define our channels: veterinary events, professional associations, SEAPA and the creation of social media and the website of the company. Our income will be based in the sale of diagnostics with values of R$ 100,00 per diagnostic or offering a 15% to 20% discount in packages of various diagnostics and paternity tests, starting from R$ 90,00 for supposed parentage and R$ 180,00 for complete parentage. We also define our main activities: to use molecular biology methods to diseases diagnosis and paternity tests; to search new methods or improvements for diagnostics; to bring together producer, veterinary and laboratory, we delimited also our main resources: intellectual and human resources, and indispensably our partnershipssuch as Unipampa, veterinariesassociationsand creator. Our initial cost structure will be around R$ 15.000,00 for each value proposition, given that in the model they are independent and not necessarily starting together, this investment enables 8 months of work with a profit average of R$ 40.000, per month, with a minimum goal of 40 services/month. This concludes each stage of the business model, enabling a better visualization of the business, revenues, costs and thus facilitating the making of future decisions.porUniversidade Federal do PampaCampus São GabrielAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASCanvasEntrepreneurshipMolecular DiagnosisEmpreendedorismoDiagnóstico MolecularModelagem de negócios: criação de um bussiness model Canvas para um laboratório de análises molecularesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALModelagem de negócios criação de um bussiness model Canvas para um laboratório de análises moleculares.pdfModelagem de negócios criação de um bussiness model Canvas para um laboratório de análises moleculares.pdfapplication/pdf1170839https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1394/1/Modelagem%20de%20neg%c3%b3cios%20cria%c3%a7%c3%a3o%20de%20um%20bussiness%20model%20%20Canvas%20para%20um%20laborat%c3%b3rio%20de%20an%c3%a1lises%20moleculares.pdf657b01243ed8666b61954e42672e4fc0MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1394/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1394/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTModelagem de negócios criação de um bussiness model Canvas para um laboratório de análises moleculares.pdf.txtModelagem de negócios criação de um bussiness model Canvas para um laboratório de análises moleculares.pdf.txtExtracted texttext/plain39399https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1394/4/Modelagem%20de%20neg%c3%b3cios%20cria%c3%a7%c3%a3o%20de%20um%20bussiness%20model%20%20Canvas%20para%20um%20laborat%c3%b3rio%20de%20an%c3%a1lises%20moleculares.pdf.txta53769a9506c06a2859d81cf38c25b6eMD54riu/13942021-03-26 13:49:02.929oai:repositorio.unipampa.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2021-03-26T16:49:02Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelagem de negócios: criação de um bussiness model Canvas para um laboratório de análises moleculares |
title |
Modelagem de negócios: criação de um bussiness model Canvas para um laboratório de análises moleculares |
spellingShingle |
Modelagem de negócios: criação de um bussiness model Canvas para um laboratório de análises moleculares Dias, Matheus Osorio CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS Canvas Entrepreneurship Molecular Diagnosis Empreendedorismo Diagnóstico Molecular |
title_short |
Modelagem de negócios: criação de um bussiness model Canvas para um laboratório de análises moleculares |
title_full |
Modelagem de negócios: criação de um bussiness model Canvas para um laboratório de análises moleculares |
title_fullStr |
Modelagem de negócios: criação de um bussiness model Canvas para um laboratório de análises moleculares |
title_full_unstemmed |
Modelagem de negócios: criação de um bussiness model Canvas para um laboratório de análises moleculares |
title_sort |
Modelagem de negócios: criação de um bussiness model Canvas para um laboratório de análises moleculares |
author |
Dias, Matheus Osorio |
author_facet |
Dias, Matheus Osorio |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Luis Fabiano Santos da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Matheus Osorio |
contributor_str_mv |
Costa, Luis Fabiano Santos da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS Canvas Entrepreneurship Molecular Diagnosis Empreendedorismo Diagnóstico Molecular |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Canvas Entrepreneurship Molecular Diagnosis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo Diagnóstico Molecular |
description |
Quando se almeja instituir um laboratório de análises moleculares não basta ter conhecimento apenas sobre as técnicas laboratoriais e biologia molecular, é necessário analisar o mercado consumidor, realizando um projeto consistente e realista que suprirá as demandas do público alvo. Devido às dificuldades encontradas no mercado de trabalho, o empreendedorismo vem sendo apontado como responsável pelo desenvolvimento de países desenvolvidos e subdesenvolvidos, tornando-se como uma alternativa para quem tem ideias para começar um novo negócio. Uma start up é uma pequena empresa montada em casa ou em faculdades e que recebem pequenos aportes de capital. Elas exploram áreas inovadoras de determinado setor possuindo uma aceleração de crescimento muito alta já nos primeiros meses de existência em virtude de investimentos feitos por fundos de investimento especializados, comumente auxiliados por incubadoras tecnológicas. A partir de uma ideia inicial deve-se delimitar o produto, consumidores, parcerias, estrutura de custos, receitas, atividades chave, canais e recursos. O objetivo deste trabalho foi construir um modelo de negócios para um laboratório de análises moleculares utilizando o modelo de negócios Canvas. Neste trabalho utilizou-se o modelo de negócios canvas (BUSINESS MODEL CANVAS) através da plataforma web2canvas para determinar o modelo que será utilizado na criação de um laboratório de análises molecular, definindo a proposta de valor, diagnóstico de doenças animais, testes de paternidade/maternidade, redução de gastos e maior agilidade nos resultados. Definiu-se também o segmento de clientes que são: veterinários autônomos; clinicas veterinárias, associações de criadores, ofertando pacotes e descontos como nosso relacionamento com o cliente. Definiram-se os canais: eventos da área veterinária, conselhos profissionais, SEAPA, e a criação de redes sociais e site da empresa. As receitas irão se basear na ividades principais que são: utilizar métodos de biologia molecular para diagnósticos de doenças e testes de paternidade, pesquisar novos métodos ou melhorias para diagnósticos, aproximar produtor, veterinário e laboratório. Delimitaram-se também os recursos principais, tais como: recursos físicos, recursos financeiros para reagentes e equipamentos, recursos intelectuais e humanos, como parceiros: Unipampa e associações de veterinários e criadores. A estrutura de custos inicial girará em torno de R$ 15.000,00 para cada proposta de valor, tendo em vista que no modelo elas são independentes e não há necessidade de iniciarem juntas, este investimento possibilita em torno de 8 meses de trabalho com uma média de faturamento de R$ 4.000,00 mensais com meta mínima estipulada de 40 serviços/mês. Com isso concluiu-se cada etapa do modelo de negócios, possibilitando uma melhor visualização do negócio, receitas, custos e assim facilitando a tomada de decisões futuras. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-12-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-03-24T20:04:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-03-24T20:04:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1394 |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1394 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus São Gabriel |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1394/1/Modelagem%20de%20neg%c3%b3cios%20cria%c3%a7%c3%a3o%20de%20um%20bussiness%20model%20%20Canvas%20para%20um%20laborat%c3%b3rio%20de%20an%c3%a1lises%20moleculares.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1394/2/license_rdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1394/3/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1394/4/Modelagem%20de%20neg%c3%b3cios%20cria%c3%a7%c3%a3o%20de%20um%20bussiness%20model%20%20Canvas%20para%20um%20laborat%c3%b3rio%20de%20an%c3%a1lises%20moleculares.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
657b01243ed8666b61954e42672e4fc0 66e71c371cc565284e70f40736c94386 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 a53769a9506c06a2859d81cf38c25b6e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1813274846940889088 |