Estratégias de comunicação e marketing no setor imobiliário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3822 |
Resumo: | Este trabalho aborda as estratégias de comunicação e marketing no setor imobiliário e o impacto de uma comunicação planejada e estratégica, que busca atingir seus públicos de interesse. A pesquisa tem foco na área de comunicação da imobiliária Taperinha, com sede em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O objetivo geral é entender e analisar as principais estratégias de comunicação utilizadas com seus públicos. O trabalho usa a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Neste trabalho foi possível avaliar todo o processo de comunicação realizado pela imobiliária Taperinha. Inicialmente foram identificados todos os meios de comunicação utilizados pela empresa. Foi possível constatar que as estratégias de comunicação realizadas pela imobiliária atendem as necessidades dos clientes, além de ser um ponto forte de marketing para com seus públicos de interesse. Verificou-se que a comunicação exerce um papel fundamental no fortalecimento da empresa, através da internet e do marketing a Taperinha aproxima-se do cliente de forma eficaz e eficiente. |
id |
UNIP_8d2f6c0adf18a15b213a93edfc55af5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3822 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Gonçalves, Carmen Regina Abreuhttp://lattes.cnpq.br/9993369005880937Santos, Larissa Conceição dosLubeck, Elisahttp://lattes.cnpq.br/3840407630244162http://lattes.cnpq.br/3992717755933028Oliveira, Fernando Romualdo2019-03-15T11:20:52Z2019-03-15T11:20:52Z2018-11-26OLIVEIRA, Fernando Romualdo. Estratégias de comunicação e marketing no setor imobiliário. 2018. 62 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3822Este trabalho aborda as estratégias de comunicação e marketing no setor imobiliário e o impacto de uma comunicação planejada e estratégica, que busca atingir seus públicos de interesse. A pesquisa tem foco na área de comunicação da imobiliária Taperinha, com sede em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O objetivo geral é entender e analisar as principais estratégias de comunicação utilizadas com seus públicos. O trabalho usa a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Neste trabalho foi possível avaliar todo o processo de comunicação realizado pela imobiliária Taperinha. Inicialmente foram identificados todos os meios de comunicação utilizados pela empresa. Foi possível constatar que as estratégias de comunicação realizadas pela imobiliária atendem as necessidades dos clientes, além de ser um ponto forte de marketing para com seus públicos de interesse. Verificou-se que a comunicação exerce um papel fundamental no fortalecimento da empresa, através da internet e do marketing a Taperinha aproxima-se do cliente de forma eficaz e eficiente.This paper deals with communication and marketing strategies in the real estate sector and the impact of a planned and strategic communication that seeks to reach its stakeholders. The research focuses on the communication area of the Taperinha real estate, based in Santa Maria, Rio Grande do Sul. The general objective is to understand and analyze the main communication strategies used with its publics. The paper uses bibliographic research and the case study. In this work it was possible to evaluate the entire communication process carried out by the real estate company Taperinha. Initially all means of communication used by the company were identified. It was possible to verify that the communication strategies carried out by the real estate company meet the needs of the clients, besides being a strong marketing point for its stakeholders. It was verified that communication plays a fundamental role in strengthening the company, through the internet and marketing Taperinha approaches the customer effectively and efficiently.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASMarketingMercado imobiliárioComunicaçãoReal Estate marketCommunicationEstratégias de comunicação e marketing no setor imobiliárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALFernando Romualdo Oliveira 2018.pdfFernando Romualdo Oliveira 2018.pdfapplication/pdf1697699https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3822/1/Fernando%20Romualdo%20Oliveira%202018.pdfbfaeaa8fafa0906428171b4e0e8be64cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3822/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTFernando Romualdo Oliveira 2018.pdf.txtFernando Romualdo Oliveira 2018.pdf.txtExtracted texttext/plain111619https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3822/3/Fernando%20Romualdo%20Oliveira%202018.pdf.txte5a8a5915edee67fcc59c5a0f09d781dMD53riu/38222019-03-16 03:01:16.738oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2019-03-16T06:01:16Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de comunicação e marketing no setor imobiliário |
title |
Estratégias de comunicação e marketing no setor imobiliário |
spellingShingle |
Estratégias de comunicação e marketing no setor imobiliário Oliveira, Fernando Romualdo CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Marketing Mercado imobiliário Comunicação Real Estate market Communication |
title_short |
Estratégias de comunicação e marketing no setor imobiliário |
title_full |
Estratégias de comunicação e marketing no setor imobiliário |
title_fullStr |
Estratégias de comunicação e marketing no setor imobiliário |
title_full_unstemmed |
Estratégias de comunicação e marketing no setor imobiliário |
title_sort |
Estratégias de comunicação e marketing no setor imobiliário |
author |
Oliveira, Fernando Romualdo |
author_facet |
Oliveira, Fernando Romualdo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gonçalves, Carmen Regina Abreu |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9993369005880937 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Santos, Larissa Conceição dos |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Lubeck, Elisa |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3840407630244162 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3992717755933028 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Fernando Romualdo |
contributor_str_mv |
Gonçalves, Carmen Regina Abreu Santos, Larissa Conceição dos Lubeck, Elisa |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Marketing Mercado imobiliário Comunicação Real Estate market Communication |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Mercado imobiliário Comunicação Real Estate market Communication |
description |
Este trabalho aborda as estratégias de comunicação e marketing no setor imobiliário e o impacto de uma comunicação planejada e estratégica, que busca atingir seus públicos de interesse. A pesquisa tem foco na área de comunicação da imobiliária Taperinha, com sede em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O objetivo geral é entender e analisar as principais estratégias de comunicação utilizadas com seus públicos. O trabalho usa a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Neste trabalho foi possível avaliar todo o processo de comunicação realizado pela imobiliária Taperinha. Inicialmente foram identificados todos os meios de comunicação utilizados pela empresa. Foi possível constatar que as estratégias de comunicação realizadas pela imobiliária atendem as necessidades dos clientes, além de ser um ponto forte de marketing para com seus públicos de interesse. Verificou-se que a comunicação exerce um papel fundamental no fortalecimento da empresa, através da internet e do marketing a Taperinha aproxima-se do cliente de forma eficaz e eficiente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-11-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-03-15T11:20:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-03-15T11:20:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Fernando Romualdo. Estratégias de comunicação e marketing no setor imobiliário. 2018. 62 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3822 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Fernando Romualdo. Estratégias de comunicação e marketing no setor imobiliário. 2018. 62 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018. |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3822 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPAMPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus São Borja |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3822/1/Fernando%20Romualdo%20Oliveira%202018.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3822/2/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3822/3/Fernando%20Romualdo%20Oliveira%202018.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bfaeaa8fafa0906428171b4e0e8be64c 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b e5a8a5915edee67fcc59c5a0f09d781d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1801849039955689472 |