A importância do marketing digital hoteleiro como componente da oferta turística - estudo de caso em Gramado – RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4268 |
Resumo: | O estudo trata da questão do marketing digital hoteleiro como componente importante da oferta turística da cidade de Gramado-RS e aborda os conceitos de turismo, oferta turística e marketing digital hoteleiro. A pesquisa teve como objetivo analisar os sites dos hotéis, avaliar a satisfação dos turistas e propor o marketing digital hoteleiro como principal ferramenta de oferta turística moderna. A análise dos resultados foi feita a partir de informações obtidas por meio de pesquisa qualitativa realizada através dos sites hoteleiros, e pesquisa quali-quantitativa com entrevistas aos turistas da cidade. Avaliaram-se vários itens relativos aos sites hoteleiros a fim de classificá-los numa escala de quatro níveis entre ótimo e ruim, e através de questionário foi avaliada a satisfação do turista em relação aos hotéis, ao lazer, a gastronomia, a natureza e ao próprio produto turístico. Pode-se constatar que o marketing digital está presente nos meios hoteleiros, porém apresenta-se defasado e incompleto, embora o turista se mostre satisfeito com os componentes da oferta turística de Gramado. Concluiu-se que para um acompanhamento do crescimento da oferta turística da cidade, a indústria hoteleira tem que rever seus conceitos para com o marketing digital, reestruturando os sites que já existem e completando-os. Necessita haver por parte dos hotéis e pousadas um investimento maior no aporte digital do marketing, utilizando-se assim de aplicativos para smartphones e tablets, e se incluindo nas mídias sociais, como as grandes redes sociais cada vez mais difundidas na atualidade. |
id |
UNIP_97bba65e0b89ca311a9037664b50dc3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/4268 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Nara Rejane Zamberlan doshttp://lattes.cnpq.br/8029775083718265Weber, Mirla Andrade,Alves, Ricardo Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/8779279236738059http://lattes.cnpq.br/2256892090251117Dourado, Lucas Maicá Brum2019-08-15T13:07:12Z2014-08-212019-08-15T13:07:12Z2014-08-18DOURADO, Lucas Maicá Brum. A importância do marketing digital hoteleiro como componente da oferta turística - estudo de caso em Gramado – RS. 2014. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Curso de Gestão Ambiental). Universidade Federal do Pampa. Campus São Gabriel. São Gabriel. 2014.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4268O estudo trata da questão do marketing digital hoteleiro como componente importante da oferta turística da cidade de Gramado-RS e aborda os conceitos de turismo, oferta turística e marketing digital hoteleiro. A pesquisa teve como objetivo analisar os sites dos hotéis, avaliar a satisfação dos turistas e propor o marketing digital hoteleiro como principal ferramenta de oferta turística moderna. A análise dos resultados foi feita a partir de informações obtidas por meio de pesquisa qualitativa realizada através dos sites hoteleiros, e pesquisa quali-quantitativa com entrevistas aos turistas da cidade. Avaliaram-se vários itens relativos aos sites hoteleiros a fim de classificá-los numa escala de quatro níveis entre ótimo e ruim, e através de questionário foi avaliada a satisfação do turista em relação aos hotéis, ao lazer, a gastronomia, a natureza e ao próprio produto turístico. Pode-se constatar que o marketing digital está presente nos meios hoteleiros, porém apresenta-se defasado e incompleto, embora o turista se mostre satisfeito com os componentes da oferta turística de Gramado. Concluiu-se que para um acompanhamento do crescimento da oferta turística da cidade, a indústria hoteleira tem que rever seus conceitos para com o marketing digital, reestruturando os sites que já existem e completando-os. Necessita haver por parte dos hotéis e pousadas um investimento maior no aporte digital do marketing, utilizando-se assim de aplicativos para smartphones e tablets, e se incluindo nas mídias sociais, como as grandes redes sociais cada vez mais difundidas na atualidade.This article discusses the hotel digital marketing as an important part of touristic offer at Gramado-RS and addresses tourism, touristic offer and hotel digital marketing concepts. The objective of this research was analysis hotel’s websites, evaluate tourist’s satisfaction and propose hotel digital marketing as the main tool of modern touristic offer. Results analysis was made from data collected by qualitative questioner applied through hotels websites and qualitative and quantitative through citizen tourist’s interview. Many items related to hotels websites were evaluated to classify them in a four level scale between optimum and poor, and through a survey the tourist satisfaction related to hotels, leisure, gastronomy, nature and tourist product were evaluated. Could be seen that digital marketing is present in hotels, however it is lagged and incomplete, although tourists are satisfied with touristic offer components in Gramado. It was concluded that, to follow the growth of tourism in the city, the hotel industry must renew their concepts of digital marketing, reconstructing and completing sites that already exist. It is necessary to be for the part of hotels and guesthouses increased investment in digital marketing intake, using applications for smartphones and tablets and including herself in social media, how the major social networks more and more widespread nowadays.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São GabrielCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASTurismoMarketing digitalHotelariaTourismDigital marketingHospitalityA importância do marketing digital hoteleiro como componente da oferta turística - estudo de caso em Gramado – RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALLucas Maicá Brum Dourado.pdfLucas Maicá Brum Dourado.pdfapplication/pdf1096075https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4268/1/Lucas%20Maic%c3%a1%20Brum%20Dourado.pdf8c45d4876362ce562146c5176e4c1273MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4268/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTLucas Maicá Brum Dourado.pdf.txtLucas Maicá Brum Dourado.pdf.txtExtracted texttext/plain71001https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4268/3/Lucas%20Maic%c3%a1%20Brum%20Dourado.pdf.txt36eb85d618433bb016cd1f4d71c43049MD53riu/42682019-08-18 03:00:45.886oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2019-08-18T06:00:45Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância do marketing digital hoteleiro como componente da oferta turística - estudo de caso em Gramado – RS |
title |
A importância do marketing digital hoteleiro como componente da oferta turística - estudo de caso em Gramado – RS |
spellingShingle |
A importância do marketing digital hoteleiro como componente da oferta turística - estudo de caso em Gramado – RS Dourado, Lucas Maicá Brum CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Turismo Marketing digital Hotelaria Tourism Digital marketing Hospitality |
title_short |
A importância do marketing digital hoteleiro como componente da oferta turística - estudo de caso em Gramado – RS |
title_full |
A importância do marketing digital hoteleiro como componente da oferta turística - estudo de caso em Gramado – RS |
title_fullStr |
A importância do marketing digital hoteleiro como componente da oferta turística - estudo de caso em Gramado – RS |
title_full_unstemmed |
A importância do marketing digital hoteleiro como componente da oferta turística - estudo de caso em Gramado – RS |
title_sort |
A importância do marketing digital hoteleiro como componente da oferta turística - estudo de caso em Gramado – RS |
author |
Dourado, Lucas Maicá Brum |
author_facet |
Dourado, Lucas Maicá Brum |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Nara Rejane Zamberlan dos |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8029775083718265 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Weber, Mirla Andrade, |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Alves, Ricardo Ribeiro |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8779279236738059 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2256892090251117 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dourado, Lucas Maicá Brum |
contributor_str_mv |
Santos, Nara Rejane Zamberlan dos Weber, Mirla Andrade, Alves, Ricardo Ribeiro |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Turismo Marketing digital Hotelaria Tourism Digital marketing Hospitality |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Marketing digital Hotelaria Tourism Digital marketing Hospitality |
description |
O estudo trata da questão do marketing digital hoteleiro como componente importante da oferta turística da cidade de Gramado-RS e aborda os conceitos de turismo, oferta turística e marketing digital hoteleiro. A pesquisa teve como objetivo analisar os sites dos hotéis, avaliar a satisfação dos turistas e propor o marketing digital hoteleiro como principal ferramenta de oferta turística moderna. A análise dos resultados foi feita a partir de informações obtidas por meio de pesquisa qualitativa realizada através dos sites hoteleiros, e pesquisa quali-quantitativa com entrevistas aos turistas da cidade. Avaliaram-se vários itens relativos aos sites hoteleiros a fim de classificá-los numa escala de quatro níveis entre ótimo e ruim, e através de questionário foi avaliada a satisfação do turista em relação aos hotéis, ao lazer, a gastronomia, a natureza e ao próprio produto turístico. Pode-se constatar que o marketing digital está presente nos meios hoteleiros, porém apresenta-se defasado e incompleto, embora o turista se mostre satisfeito com os componentes da oferta turística de Gramado. Concluiu-se que para um acompanhamento do crescimento da oferta turística da cidade, a indústria hoteleira tem que rever seus conceitos para com o marketing digital, reestruturando os sites que já existem e completando-os. Necessita haver por parte dos hotéis e pousadas um investimento maior no aporte digital do marketing, utilizando-se assim de aplicativos para smartphones e tablets, e se incluindo nas mídias sociais, como as grandes redes sociais cada vez mais difundidas na atualidade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-08-21 2019-08-15T13:07:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-08-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-15T13:07:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DOURADO, Lucas Maicá Brum. A importância do marketing digital hoteleiro como componente da oferta turística - estudo de caso em Gramado – RS. 2014. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Curso de Gestão Ambiental). Universidade Federal do Pampa. Campus São Gabriel. São Gabriel. 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4268 |
identifier_str_mv |
DOURADO, Lucas Maicá Brum. A importância do marketing digital hoteleiro como componente da oferta turística - estudo de caso em Gramado – RS. 2014. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Curso de Gestão Ambiental). Universidade Federal do Pampa. Campus São Gabriel. São Gabriel. 2014. |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPAMPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus São Gabriel |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4268/1/Lucas%20Maic%c3%a1%20Brum%20Dourado.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4268/2/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4268/3/Lucas%20Maic%c3%a1%20Brum%20Dourado.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8c45d4876362ce562146c5176e4c1273 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 36eb85d618433bb016cd1f4d71c43049 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1801849072682795008 |