A importância do marketing digital hoteleiro como componente da oferta turística - estudo de caso em Gramado – RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dourado, Lucas Maicá Brum
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4268
Resumo: O estudo trata da questão do marketing digital hoteleiro como componente importante da oferta turística da cidade de Gramado-RS e aborda os conceitos de turismo, oferta turística e marketing digital hoteleiro. A pesquisa teve como objetivo analisar os sites dos hotéis, avaliar a satisfação dos turistas e propor o marketing digital hoteleiro como principal ferramenta de oferta turística moderna. A análise dos resultados foi feita a partir de informações obtidas por meio de pesquisa qualitativa realizada através dos sites hoteleiros, e pesquisa quali-quantitativa com entrevistas aos turistas da cidade. Avaliaram-se vários itens relativos aos sites hoteleiros a fim de classificá-los numa escala de quatro níveis entre ótimo e ruim, e através de questionário foi avaliada a satisfação do turista em relação aos hotéis, ao lazer, a gastronomia, a natureza e ao próprio produto turístico. Pode-se constatar que o marketing digital está presente nos meios hoteleiros, porém apresenta-se defasado e incompleto, embora o turista se mostre satisfeito com os componentes da oferta turística de Gramado. Concluiu-se que para um acompanhamento do crescimento da oferta turística da cidade, a indústria hoteleira tem que rever seus conceitos para com o marketing digital, reestruturando os sites que já existem e completando-os. Necessita haver por parte dos hotéis e pousadas um investimento maior no aporte digital do marketing, utilizando-se assim de aplicativos para smartphones e tablets, e se incluindo nas mídias sociais, como as grandes redes sociais cada vez mais difundidas na atualidade.
id UNIP_97bba65e0b89ca311a9037664b50dc3c
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/4268
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Santos, Nara Rejane Zamberlan doshttp://lattes.cnpq.br/8029775083718265Weber, Mirla Andrade,Alves, Ricardo Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/8779279236738059http://lattes.cnpq.br/2256892090251117Dourado, Lucas Maicá Brum2019-08-15T13:07:12Z2014-08-212019-08-15T13:07:12Z2014-08-18DOURADO, Lucas Maicá Brum. A importância do marketing digital hoteleiro como componente da oferta turística - estudo de caso em Gramado – RS. 2014. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Curso de Gestão Ambiental). Universidade Federal do Pampa. Campus São Gabriel. São Gabriel. 2014.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4268O estudo trata da questão do marketing digital hoteleiro como componente importante da oferta turística da cidade de Gramado-RS e aborda os conceitos de turismo, oferta turística e marketing digital hoteleiro. A pesquisa teve como objetivo analisar os sites dos hotéis, avaliar a satisfação dos turistas e propor o marketing digital hoteleiro como principal ferramenta de oferta turística moderna. A análise dos resultados foi feita a partir de informações obtidas por meio de pesquisa qualitativa realizada através dos sites hoteleiros, e pesquisa quali-quantitativa com entrevistas aos turistas da cidade. Avaliaram-se vários itens relativos aos sites hoteleiros a fim de classificá-los numa escala de quatro níveis entre ótimo e ruim, e através de questionário foi avaliada a satisfação do turista em relação aos hotéis, ao lazer, a gastronomia, a natureza e ao próprio produto turístico. Pode-se constatar que o marketing digital está presente nos meios hoteleiros, porém apresenta-se defasado e incompleto, embora o turista se mostre satisfeito com os componentes da oferta turística de Gramado. Concluiu-se que para um acompanhamento do crescimento da oferta turística da cidade, a indústria hoteleira tem que rever seus conceitos para com o marketing digital, reestruturando os sites que já existem e completando-os. Necessita haver por parte dos hotéis e pousadas um investimento maior no aporte digital do marketing, utilizando-se assim de aplicativos para smartphones e tablets, e se incluindo nas mídias sociais, como as grandes redes sociais cada vez mais difundidas na atualidade.This article discusses the hotel digital marketing as an important part of touristic offer at Gramado-RS and addresses tourism, touristic offer and hotel digital marketing concepts. The objective of this research was analysis hotel’s websites, evaluate tourist’s satisfaction and propose hotel digital marketing as the main tool of modern touristic offer. Results analysis was made from data collected by qualitative questioner applied through hotels websites and qualitative and quantitative through citizen tourist’s interview. Many items related to hotels websites were evaluated to classify them in a four level scale between optimum and poor, and through a survey the tourist satisfaction related to hotels, leisure, gastronomy, nature and tourist product were evaluated. Could be seen that digital marketing is present in hotels, however it is lagged and incomplete, although tourists are satisfied with touristic offer components in Gramado. It was concluded that, to follow the growth of tourism in the city, the hotel industry must renew their concepts of digital marketing, reconstructing and completing sites that already exist. It is necessary to be for the part of hotels and guesthouses increased investment in digital marketing intake, using applications for smartphones and tablets and including herself in social media, how the major social networks more and more widespread nowadays.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São GabrielCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASTurismoMarketing digitalHotelariaTourismDigital marketingHospitalityA importância do marketing digital hoteleiro como componente da oferta turística - estudo de caso em Gramado – RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALLucas Maicá Brum Dourado.pdfLucas Maicá Brum Dourado.pdfapplication/pdf1096075https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4268/1/Lucas%20Maic%c3%a1%20Brum%20Dourado.pdf8c45d4876362ce562146c5176e4c1273MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4268/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTLucas Maicá Brum Dourado.pdf.txtLucas Maicá Brum Dourado.pdf.txtExtracted texttext/plain71001https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4268/3/Lucas%20Maic%c3%a1%20Brum%20Dourado.pdf.txt36eb85d618433bb016cd1f4d71c43049MD53riu/42682019-08-18 03:00:45.886oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/4268TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2019-08-18T06:00:45Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância do marketing digital hoteleiro como componente da oferta turística - estudo de caso em Gramado – RS
title A importância do marketing digital hoteleiro como componente da oferta turística - estudo de caso em Gramado – RS
spellingShingle A importância do marketing digital hoteleiro como componente da oferta turística - estudo de caso em Gramado – RS
Dourado, Lucas Maicá Brum
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Turismo
Marketing digital
Hotelaria
Tourism
Digital marketing
Hospitality
title_short A importância do marketing digital hoteleiro como componente da oferta turística - estudo de caso em Gramado – RS
title_full A importância do marketing digital hoteleiro como componente da oferta turística - estudo de caso em Gramado – RS
title_fullStr A importância do marketing digital hoteleiro como componente da oferta turística - estudo de caso em Gramado – RS
title_full_unstemmed A importância do marketing digital hoteleiro como componente da oferta turística - estudo de caso em Gramado – RS
title_sort A importância do marketing digital hoteleiro como componente da oferta turística - estudo de caso em Gramado – RS
author Dourado, Lucas Maicá Brum
author_facet Dourado, Lucas Maicá Brum
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Nara Rejane Zamberlan dos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8029775083718265
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Weber, Mirla Andrade,
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Alves, Ricardo Ribeiro
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8779279236738059
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2256892090251117
dc.contributor.author.fl_str_mv Dourado, Lucas Maicá Brum
contributor_str_mv Santos, Nara Rejane Zamberlan dos
Weber, Mirla Andrade,
Alves, Ricardo Ribeiro
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Turismo
Marketing digital
Hotelaria
Tourism
Digital marketing
Hospitality
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Marketing digital
Hotelaria
Tourism
Digital marketing
Hospitality
description O estudo trata da questão do marketing digital hoteleiro como componente importante da oferta turística da cidade de Gramado-RS e aborda os conceitos de turismo, oferta turística e marketing digital hoteleiro. A pesquisa teve como objetivo analisar os sites dos hotéis, avaliar a satisfação dos turistas e propor o marketing digital hoteleiro como principal ferramenta de oferta turística moderna. A análise dos resultados foi feita a partir de informações obtidas por meio de pesquisa qualitativa realizada através dos sites hoteleiros, e pesquisa quali-quantitativa com entrevistas aos turistas da cidade. Avaliaram-se vários itens relativos aos sites hoteleiros a fim de classificá-los numa escala de quatro níveis entre ótimo e ruim, e através de questionário foi avaliada a satisfação do turista em relação aos hotéis, ao lazer, a gastronomia, a natureza e ao próprio produto turístico. Pode-se constatar que o marketing digital está presente nos meios hoteleiros, porém apresenta-se defasado e incompleto, embora o turista se mostre satisfeito com os componentes da oferta turística de Gramado. Concluiu-se que para um acompanhamento do crescimento da oferta turística da cidade, a indústria hoteleira tem que rever seus conceitos para com o marketing digital, reestruturando os sites que já existem e completando-os. Necessita haver por parte dos hotéis e pousadas um investimento maior no aporte digital do marketing, utilizando-se assim de aplicativos para smartphones e tablets, e se incluindo nas mídias sociais, como as grandes redes sociais cada vez mais difundidas na atualidade.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-08-21
2019-08-15T13:07:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-15T13:07:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DOURADO, Lucas Maicá Brum. A importância do marketing digital hoteleiro como componente da oferta turística - estudo de caso em Gramado – RS. 2014. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Curso de Gestão Ambiental). Universidade Federal do Pampa. Campus São Gabriel. São Gabriel. 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4268
identifier_str_mv DOURADO, Lucas Maicá Brum. A importância do marketing digital hoteleiro como componente da oferta turística - estudo de caso em Gramado – RS. 2014. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Curso de Gestão Ambiental). Universidade Federal do Pampa. Campus São Gabriel. São Gabriel. 2014.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus São Gabriel
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4268/1/Lucas%20Maic%c3%a1%20Brum%20Dourado.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4268/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4268/3/Lucas%20Maic%c3%a1%20Brum%20Dourado.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c45d4876362ce562146c5176e4c1273
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
36eb85d618433bb016cd1f4d71c43049
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849072682795008