Grau de satisfação dos proprietários de colhedoras de arroz na fronteira oeste do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalcin, Camila do Nascimento Aramburu
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2176
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o grau de satisfação dos proprietários de colhedoras de arroz na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, quantificando dados referentes à parte técnica da máquina, satisfação com características funcionais e com a assistência técnica disponível. Para isso, aplicou-se questionários aos produtores da região, abrangendo os municípios de Itaqui, Alegrete, São Borja, Maçambará e Uruguaiana. No total, foram entrevistados vinte orizicultores, somando 72 colhedoras. As colhedoras de arroz da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul apresentam-se, de modo geral em bom estado de conservação, onde aproximadamente 49% foi fabricada a partir do ano de 2002, conferindo-lhes boas características técnicas, como o uso de cabine, sistema de trilha e separação rotativos, com tendência de crescimento nas colhedoras classe II e axiais. Em relação à parte técnica das colhedoras, identificou-se que a maioria absoluta dos proprietários manifestou satisfação com suas máquinas, embora vários tenham relatado problemas advindos, em muitos casos, da abrasividade do grão e, em raros casos, defeitos de fabricação ou erro no momento da fabricação. No que se refere ao setor de serviços, críticas ou insatisfações não ocorreram, onde o maior incômodo para os proprietários refere-se à falta de peças em momentos de extrema necessidade. Em contra partida, a grande maioria dos orizicultores elogiou e mostrou-se satisfeito com a qualidade no atendimento por parte das concessionarias e as estratégias para valorização do cliente.
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As colhedoras de arroz da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul apresentam-se, de modo geral em bom estado de conservação, onde aproximadamente 49% foi fabricada a partir do ano de 2002, conferindo-lhes boas características técnicas, como o uso de cabine, sistema de trilha e separação rotativos, com tendência de crescimento nas colhedoras classe II e axiais. Em relação à parte técnica das colhedoras, identificou-se que a maioria absoluta dos proprietários manifestou satisfação com suas máquinas, embora vários tenham relatado problemas advindos, em muitos casos, da abrasividade do grão e, em raros casos, defeitos de fabricação ou erro no momento da fabricação. No que se refere ao setor de serviços, críticas ou insatisfações não ocorreram, onde o maior incômodo para os proprietários refere-se à falta de peças em momentos de extrema necessidade. Em contra partida, a grande maioria dos orizicultores elogiou e mostrou-se satisfeito com a qualidade no atendimento por parte das concessionarias e as estratégias para valorização do cliente.The objective of this work was to evaluate the degree of satisfaction of the owners of rice harvesters in the western border of Rio Grande do Sul, quantifying data referring to the technical part of the machine, satisfaction with functional characteristics and available technical assistance. For this, questionnaires were applied to the region's producers, covering the municipalities of Itaqui, Alegrete, São Borja, Maçambará and Uruguaiana. In total, twenty rice farmers were interviewed, adding 72 harvesters. The rice harvesters of the West Frontier of Rio Grande do Sul are generally in good condition, where approximately 49% was manufactured from 2002, giving them good technical characteristics, such as the use of cabin , a rotating track and separation system, with a tendency to grow in class II harvesters. Regarding the technical part of the harvesters, it was identified that the absolute majority of the owners manifested satisfaction with their machines, although several reported problems in many cases arising from grain abrasiveness and, in rare cases, manufacturing defects or errors at the time of manufacturing. Turning to the service sector, greater criticism or dissatisfaction did not occur, where the biggest inconvenience for owners refers to the lack of parts in times of extreme need. On the other hand, the great majority chose and was satisfied with the quality of the service provided by the concessionaires and the strategies for valuing the client.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus AlegreteCNPQ::CIENCIAS AGRARIASEngenharia agrícolaArrozSatisfaçãoColhedoras de arrozAgricultural engineeringRiceSatisfactionRice harvesterGrau de satisfação dos proprietários de colhedoras de arroz na fronteira oeste do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALCAMILA DO NASCIMENTO DALCIN-2017.pdfCAMILA DO NASCIMENTO DALCIN-2017.pdfapplication/pdf1512028https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2176/1/CAMILA%20DO%20NASCIMENTO%20DALCIN-2017.pdfd4e71529b395514291be0c78410607f9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2176/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTCAMILA DO NASCIMENTO DALCIN-2017.pdf.txtCAMILA DO NASCIMENTO DALCIN-2017.pdf.txtExtracted texttext/plain106090https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2176/3/CAMILA%20DO%20NASCIMENTO%20DALCIN-2017.pdf.txt09a5291ba93a69f3f66865317b4cff51MD53riu/21762018-06-08 08:49:30.467oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-06-08T11:49:30Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
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