Além da demografia: propostas de segmentação do mercado de vinhos finos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giriboni, Pedro Pohlmann
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2791
Resumo: Incontáveis mudanças ocorreram e vêm ocorrendo no mundo do vinho no último século. O vinho do Chateaux francês concorre agora com vinhos de empresas multinacionais que contam com colaboradores técnica e cientificamente capacitados para produzir os mais diversos estilos de vinhos. Neste cenário, o mercado pode e deve ser segmentado para que os esforços de marketing da empresa vitivinícola sejam bem empregados. Apesar de a segmentação demográfica trazer grandes colaborações à compreensão sobre o consumidor, outras metodologias, como a da segmentação por estilo de vidas, levando em consideração atitudes, interesses e opiniões do consumidor, parecem trazer melhores resultados. Este trabalho tem como objetivo sintetizar e discutir pesquisas que segmentam o mercado de distintas maneiras. Realizou-se uma revisão bibliográfica narrativa realizada entre fevereiro e outubro de 2016, levando em consideração trabalhos com propostas de segmentação além-demografia. O que observa-se é que, geralmente, encontram-se consumidores com alto grau de conhecimento, consumidores orientados pela imagem, consumidores engajados em aprender sobre bebida e aqueles apegados a uma marca ou estilo de produto por medo de cometer o que considera “erro”. Há muito a ser estudado sobre o consumidor de vinho no Brasil, país continental e com uma multiplicidade cultural gigantesca, e este desafio, o de conhecer o consumidor brasileiro, é apenas um – produzir o que este deseja pode ser tão desafiador quanto compreendê-lo.
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Apesar de a segmentação demográfica trazer grandes colaborações à compreensão sobre o consumidor, outras metodologias, como a da segmentação por estilo de vidas, levando em consideração atitudes, interesses e opiniões do consumidor, parecem trazer melhores resultados. Este trabalho tem como objetivo sintetizar e discutir pesquisas que segmentam o mercado de distintas maneiras. Realizou-se uma revisão bibliográfica narrativa realizada entre fevereiro e outubro de 2016, levando em consideração trabalhos com propostas de segmentação além-demografia. O que observa-se é que, geralmente, encontram-se consumidores com alto grau de conhecimento, consumidores orientados pela imagem, consumidores engajados em aprender sobre bebida e aqueles apegados a uma marca ou estilo de produto por medo de cometer o que considera “erro”. Há muito a ser estudado sobre o consumidor de vinho no Brasil, país continental e com uma multiplicidade cultural gigantesca, e este desafio, o de conhecer o consumidor brasileiro, é apenas um – produzir o que este deseja pode ser tão desafiador quanto compreendê-lo.Countless changes have been occurring in the wine world in the last century. The French Chateaux wine now competes with wines from multinational companies whose collaborators are technically and scientifically trained to produce the most diverse styles of wines. In this scenario, market should be segmented so that the marketing efforts of the wine industries haves real effects. Although demographic segmentation brings great collaborations to consumer understanding, other methodologies, such as lifestyle segmentation, taking into account consumer attitudes, interests and opinions, seem to yield better results. This work aims to synthesize and discuss researches that segment the wine market in different ways. A narrative bibliographic review was carried out between February and October 2016, taking into consideration works with beyonddemography proposals of segmentation. What is observed is that generally are consumers with a high degree of knowledge, consumers oriented by the image, consumers engaged in learning about drink and those attached to a brand or style of product for fear of committing what they consider "error ". There is a lot to be studied about the wine consumer in Brazil, a continental country with a huge cultural multiplicity, and this challenge, to get to know the Brazilian consumer, is just one – producing what these consumers want can be as challenging as understanding them.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus Dom PedritoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRAVinhoConsumidorComportamento do consumidorConsumidor de vinhosWine consumerConsumer behaviorConsumerWineAlém da demografia: propostas de segmentação do mercado de vinhos finosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALPEDRO POHLMANN GIRIBONI.pdfPEDRO POHLMANN GIRIBONI.pdfPedro Pohlmann Giriboni 2016application/pdf1507494https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2791/1/PEDRO%20POHLMANN%20GIRIBONI.pdfb464d095aed8fbe10095d24ec8cae16eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2791/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTPEDRO POHLMANN GIRIBONI.pdf.txtPEDRO POHLMANN GIRIBONI.pdf.txtExtracted texttext/plain70819https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2791/3/PEDRO%20POHLMANN%20GIRIBONI.pdf.txtce2f30246fd80c3b8a9ca9bd6719f7b8MD53riu/27912018-10-31 15:38:04.788oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-10-31T18:38:04Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
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