Sutileza nossa de cada dia estudo de caso : merchandisings inseridos na telenovela “viver a vida”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bairros, Quelen Madlei Silveira de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2190
Resumo: Este trabalho abordará as ações publicitárias encontradas nos últimos 30 capítulos da telenovela “Viver a Vida”, transmitida pela Rede Globo, às 21 horas, com o intuito de descobrir se as inserções de merchandising acontecem de forma sutil ou de forma ostensiva. Para entender a introdução desta estratégia na teledramaturgia, foi realizado um levantamento sobre televisão, telenovela brasileira, merchandising, merchandising na telenovela. Ainda reunimos alguns conceitos de aplicabilidade desta ação publicitária para embasar a definição de sutileza utilizada nesta pesquisa. A relevância deste estudo está nos crescentes índices de investimentos realizados nesta ferramenta de divulgação, a telenovela é um dos expoentes mais procurados devido sua popularidade. Com a implantação da TV Digital e os seus recursos tecnológicos que proporcionam ao telespectador, além, de uma melhor qualidade de imagem e som, escolher o que e quando ver, podendo ignorar os intervalos comerciais. Sendo assim, o merchandising surge como uma das principais alternativas para o mercado publicitário, pois nesta ação o anunciante é divulgado por meio do conteúdo. O T-Commerce, disponível na TV Digital, pode alavancar o interesse das empresas em investir em merchandising, e para essas inserções não serem mal interpretadas pelos telespectadores devem ser transmitidas de forma suave, primando pela naturalidade e sutileza, sem alterar a qualidade artística do programa.
id UNIP_e8ee13e85ffacbdae164159be381eb9e
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/2190
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Corniani, Fábio Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/6625665458455045Pereira, João Antônio GomesBonito, Marco Antoniohttp://lattes.cnpq.br/9988056850072089http://lattes.cnpq.br/6988575983301662http://lattes.cnpq.br/9580518911680982Bairros, Quelen Madlei Silveira de2018-01-30T15:38:44Z2018-01-30T15:38:44Z2010-07-12BAIRROS, Quelen Madlei Silveira de. Sutileza nossa de cada dia estudo de caso : merchandisings inseridos na telenovela “viver a vida”. 87p. 2010. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2010.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2190Este trabalho abordará as ações publicitárias encontradas nos últimos 30 capítulos da telenovela “Viver a Vida”, transmitida pela Rede Globo, às 21 horas, com o intuito de descobrir se as inserções de merchandising acontecem de forma sutil ou de forma ostensiva. Para entender a introdução desta estratégia na teledramaturgia, foi realizado um levantamento sobre televisão, telenovela brasileira, merchandising, merchandising na telenovela. Ainda reunimos alguns conceitos de aplicabilidade desta ação publicitária para embasar a definição de sutileza utilizada nesta pesquisa. A relevância deste estudo está nos crescentes índices de investimentos realizados nesta ferramenta de divulgação, a telenovela é um dos expoentes mais procurados devido sua popularidade. Com a implantação da TV Digital e os seus recursos tecnológicos que proporcionam ao telespectador, além, de uma melhor qualidade de imagem e som, escolher o que e quando ver, podendo ignorar os intervalos comerciais. Sendo assim, o merchandising surge como uma das principais alternativas para o mercado publicitário, pois nesta ação o anunciante é divulgado por meio do conteúdo. O T-Commerce, disponível na TV Digital, pode alavancar o interesse das empresas em investir em merchandising, e para essas inserções não serem mal interpretadas pelos telespectadores devem ser transmitidas de forma suave, primando pela naturalidade e sutileza, sem alterar a qualidade artística do programa.This paper will address the advertising activity found in the last 30 chapters of the soap opera "Viver a Vida", broadcast by Rede Globo, 21 hours, in order to discover whether the insertions merchandising happen in subtle or overt manner. To understand the introduction of this strategy in television drama, a survey was conducted on television, Brazilian soap opera, merchandising, merchandising in the soap opera. Even met some concepts of applicability of this publicity campaign to base the definition of subtlety used in this study. The relevance of this study is the increasing rates of investment in this tool for the dissemination, the soap opera is one of the most popular exponents due to its popularity. With the deployment of Digital TV and its technological resources that provide the viewer as well, a better quality picture and sound, and when choosing what to see and can skip the commercial breaks. Thus, the merchandising emerges as one of the main alternatives to the advertising market, this action because the advertiser is disclosed through the content. The T-Commerce, available on Digital TV, can leverage the interest of companies to invest in merchandising, and these insertions are not misinterpreted by viewers to be transmitted smoothly, placing great importance on naturalness and subtlety, without changing the artistic quality of program.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASTelenovelaMerchandisingPublicidadePropagandaSutileza nossa de cada dia estudo de caso : merchandisings inseridos na telenovela “viver a vida”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALQuelen Bairros_Monografia 2010.pdfQuelen Bairros_Monografia 2010.pdfapplication/pdf1201574https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2190/1/Quelen%20Bairros_Monografia%202010.pdff72c08d6a08b7eeb03de18473b55cc40MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2190/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTQuelen Bairros_Monografia 2010.pdf.txtQuelen Bairros_Monografia 2010.pdf.txtExtracted texttext/plain179172https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2190/3/Quelen%20Bairros_Monografia%202010.pdf.txt97e375b61b66ff57e3db60ae4284ea5bMD53riu/21902018-06-20 15:43:48.507oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-06-20T18:43:48Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sutileza nossa de cada dia estudo de caso : merchandisings inseridos na telenovela “viver a vida”
title Sutileza nossa de cada dia estudo de caso : merchandisings inseridos na telenovela “viver a vida”
spellingShingle Sutileza nossa de cada dia estudo de caso : merchandisings inseridos na telenovela “viver a vida”
Bairros, Quelen Madlei Silveira de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Telenovela
Merchandising
Publicidade
Propaganda
title_short Sutileza nossa de cada dia estudo de caso : merchandisings inseridos na telenovela “viver a vida”
title_full Sutileza nossa de cada dia estudo de caso : merchandisings inseridos na telenovela “viver a vida”
title_fullStr Sutileza nossa de cada dia estudo de caso : merchandisings inseridos na telenovela “viver a vida”
title_full_unstemmed Sutileza nossa de cada dia estudo de caso : merchandisings inseridos na telenovela “viver a vida”
title_sort Sutileza nossa de cada dia estudo de caso : merchandisings inseridos na telenovela “viver a vida”
author Bairros, Quelen Madlei Silveira de
author_facet Bairros, Quelen Madlei Silveira de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corniani, Fábio Rodrigues
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6625665458455045
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pereira, João Antônio Gomes
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Bonito, Marco Antonio
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9988056850072089
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6988575983301662
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9580518911680982
dc.contributor.author.fl_str_mv Bairros, Quelen Madlei Silveira de
contributor_str_mv Corniani, Fábio Rodrigues
Pereira, João Antônio Gomes
Bonito, Marco Antonio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Telenovela
Merchandising
Publicidade
Propaganda
dc.subject.por.fl_str_mv Telenovela
Merchandising
Publicidade
Propaganda
description Este trabalho abordará as ações publicitárias encontradas nos últimos 30 capítulos da telenovela “Viver a Vida”, transmitida pela Rede Globo, às 21 horas, com o intuito de descobrir se as inserções de merchandising acontecem de forma sutil ou de forma ostensiva. Para entender a introdução desta estratégia na teledramaturgia, foi realizado um levantamento sobre televisão, telenovela brasileira, merchandising, merchandising na telenovela. Ainda reunimos alguns conceitos de aplicabilidade desta ação publicitária para embasar a definição de sutileza utilizada nesta pesquisa. A relevância deste estudo está nos crescentes índices de investimentos realizados nesta ferramenta de divulgação, a telenovela é um dos expoentes mais procurados devido sua popularidade. Com a implantação da TV Digital e os seus recursos tecnológicos que proporcionam ao telespectador, além, de uma melhor qualidade de imagem e som, escolher o que e quando ver, podendo ignorar os intervalos comerciais. Sendo assim, o merchandising surge como uma das principais alternativas para o mercado publicitário, pois nesta ação o anunciante é divulgado por meio do conteúdo. O T-Commerce, disponível na TV Digital, pode alavancar o interesse das empresas em investir em merchandising, e para essas inserções não serem mal interpretadas pelos telespectadores devem ser transmitidas de forma suave, primando pela naturalidade e sutileza, sem alterar a qualidade artística do programa.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-07-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-30T15:38:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-30T15:38:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BAIRROS, Quelen Madlei Silveira de. Sutileza nossa de cada dia estudo de caso : merchandisings inseridos na telenovela “viver a vida”. 87p. 2010. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2190
identifier_str_mv BAIRROS, Quelen Madlei Silveira de. Sutileza nossa de cada dia estudo de caso : merchandisings inseridos na telenovela “viver a vida”. 87p. 2010. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2010.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus São Borja
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2190/1/Quelen%20Bairros_Monografia%202010.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2190/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2190/3/Quelen%20Bairros_Monografia%202010.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f72c08d6a08b7eeb03de18473b55cc40
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
97e375b61b66ff57e3db60ae4284ea5b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849037586956288