A implementação do termo circunstanciado de ocorrência pela Polícia Rodoviária Federal: discricionariedade ou mudança?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Anderson Rodrigo Andrade de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3902
Resumo: O Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) surge com a Lei nº 9.099/95, que instituiu os Juizados Especiais Criminais, competentes para o processo e julgamento das Infrações de Menor Potencial Ofensivo (IMPO). Embora exista divergência sobre a legitimidade da lavratura do TCO por agentes das polícias militares e da Polícia Rodoviária Federal, o mecanismo vem sendo empregado por estas organizações como instrumento de ciclo completo de polícia. Neste trabalho, analisa-se a implementação do TCO pela Polícia Rodoviária Federal, adotando como recorte espacial a 9ª Superintendência Regional, circunscrita ao Estado do Rio Grande do Sul. Teoricamente, as análises se sustentam em discussões da literatura nacional e estrangeira sobre implementação de políticas públicas, com destaque para os modelos propostos por Matland (1995), baseados no binômio ambiguidadeconflito. Para a operacionalização desse modelo teórico, a pesquisa se valeu de uma abordagem mista, congregando técnicas de análise de conteúdo e estatística descritiva (teste de hipóteses). Neste sentido, a análise da implementação ponderou duas dimensões: uma configurada pelos aspectos históricos relativos às negociações políticas e estratégias referentes à assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a PRF e o Ministério Público Estadual; e outra a partir da análise pormenorizada de 4.273 registros de ocorrências criminais lavrados pelos agentes federais no período de 2015 e 2016. Tais agentes, responsáveis por estes registros, enquadram-se no conceito de “burocratas de nível de rua” (LIPSKY, 1980), sendo considerados seus poderes discricionários no “fazer policial” diário. Verificou-se que o mecanismo do TCO possui grande aceitação na burocracia investigada com um considerável aumento de seu emprego na maioria dos tipos penais registrados. Os dados e testes estatísticos gerados demonstram que não há desvios significativos quanto à aplicação da regra, confirmando-se, também, que a discricionariedade policial ocorre apenas de forma residual, não chegando a comprometer o correto emprego do mecanismo. Por fim, identificou-se ser o modelo teórico mais apropriado à análise da implementação do TCO pela PRF aquele denominado “Administrativo” (MATLAND, 1995), uma vez que o cenário se configura por baixos níveis de conflitos e ambiguidades, tendo o mecanismo normativo como o principal sistema de controle da burocracia. Do ponto de vista empírico, a pesquisa mobiliza dados restritos às organizações policiais, extraídos de sistemas de informação internos, cuja natureza inédita e abrangente desvela achados originais para o campo da segurança pública. Numa perspectiva prática e instrumental, acredita-se que eventuais vícios ou incorreções quanto ao uso da regra do TCO poderão ser sanados por meio das sugestões apresentadas, considerandose a análise desagregada dos dados.
id UNIP_fc1b26d42dc26126e99bdf84ee91e7e9
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3902
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Santos, Íris Gomes doshttp://lattes.cnpq.br/7374216741575979Ribeiro, Ludmila Mendonça LopesGomes, Angela Quintanilhahttp://lattes.cnpq.br/5788307490349838http://lattes.cnpq.br/3513195789991271http://lattes.cnpq.br/5981395014540194Lima, Anderson Rodrigo Andrade de2019-04-05T11:33:05Z2019-04-05T11:33:05Z2018-11-14LIMA, Anderson Rodrigo Andrade de. A implementação do termo circunstanciado de ocorrência pela Polícia Rodoviária Federal: discricionariedade ou mudança?. 2018. 156 p. Dissertação (Mestrado Profissional de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3902O Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) surge com a Lei nº 9.099/95, que instituiu os Juizados Especiais Criminais, competentes para o processo e julgamento das Infrações de Menor Potencial Ofensivo (IMPO). Embora exista divergência sobre a legitimidade da lavratura do TCO por agentes das polícias militares e da Polícia Rodoviária Federal, o mecanismo vem sendo empregado por estas organizações como instrumento de ciclo completo de polícia. Neste trabalho, analisa-se a implementação do TCO pela Polícia Rodoviária Federal, adotando como recorte espacial a 9ª Superintendência Regional, circunscrita ao Estado do Rio Grande do Sul. Teoricamente, as análises se sustentam em discussões da literatura nacional e estrangeira sobre implementação de políticas públicas, com destaque para os modelos propostos por Matland (1995), baseados no binômio ambiguidadeconflito. Para a operacionalização desse modelo teórico, a pesquisa se valeu de uma abordagem mista, congregando técnicas de análise de conteúdo e estatística descritiva (teste de hipóteses). Neste sentido, a análise da implementação ponderou duas dimensões: uma configurada pelos aspectos históricos relativos às negociações políticas e estratégias referentes à assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a PRF e o Ministério Público Estadual; e outra a partir da análise pormenorizada de 4.273 registros de ocorrências criminais lavrados pelos agentes federais no período de 2015 e 2016. Tais agentes, responsáveis por estes registros, enquadram-se no conceito de “burocratas de nível de rua” (LIPSKY, 1980), sendo considerados seus poderes discricionários no “fazer policial” diário. Verificou-se que o mecanismo do TCO possui grande aceitação na burocracia investigada com um considerável aumento de seu emprego na maioria dos tipos penais registrados. Os dados e testes estatísticos gerados demonstram que não há desvios significativos quanto à aplicação da regra, confirmando-se, também, que a discricionariedade policial ocorre apenas de forma residual, não chegando a comprometer o correto emprego do mecanismo. Por fim, identificou-se ser o modelo teórico mais apropriado à análise da implementação do TCO pela PRF aquele denominado “Administrativo” (MATLAND, 1995), uma vez que o cenário se configura por baixos níveis de conflitos e ambiguidades, tendo o mecanismo normativo como o principal sistema de controle da burocracia. Do ponto de vista empírico, a pesquisa mobiliza dados restritos às organizações policiais, extraídos de sistemas de informação internos, cuja natureza inédita e abrangente desvela achados originais para o campo da segurança pública. Numa perspectiva prática e instrumental, acredita-se que eventuais vícios ou incorreções quanto ao uso da regra do TCO poderão ser sanados por meio das sugestões apresentadas, considerandose a análise desagregada dos dados.The Detailed Term of Occurrence (DCO) arises with Law nº 9.099/95, which established the Special Criminal Courts, competent for the prosecution and trial of Infractions of Smaller Offensive Potential (ISOP). Although there are disagreements on the legitimacy of the DCO execution, by agents of the military police and the Federal Highway Police, the mechanism has been used by these organizations as a full cycle police tool. This paper analyzes the implementation of the DCO by the Federal Highway Police, adopting as space cutout the 9th Regional Superintendence, circumscribed to the State of Rio Grande do Sul. Theoretically, the analyzes are based on discussions of the national and foreign literature on the implementation of public policies, with emphasis on the models proposed by Matland (1995), based on the binomial ambiguity-conflict. For the operationalization of this theoretical model, the research was based on a mixed approach, combining content analysis techniques and descriptive statistics (hypothesis test). In this sense, the analysis of the implementation considered two dimensions: one shaped by the historical aspects relevant to the political negotiations and strategies related to the signing of the Agreement of Technical Cooperation between the PRF and the Public Ministry; the other part of the analysis was detailed from 4,273 criminal records filed by federal agents in the period of 2015 and 2016. Such agents, responsible for these records, fall within the concept of "street level bureaucrats" (LIPSKY, 1980), and their discretionary powers are considered in the daily police routine. It has been found that the DCO mechanism is widely accepted in the investigated bureaucracy, with a considerable increase in its employment in most registered criminal offenses. The statistical data and tests generated show that there are no significant deviations in the application of the rule, confirming, also, that police discretion occurs only in a residual way, not compromising the correct use of the mechanism. Finally, it was identified that the most appropriate theoretical model to the analysis of the implementation of the DCO by the Federal Highway Police is the Administrative (MATLAND, 1995), since the scenario is formed by low levels of conflicts and ambiguities, using normative mechanism as the main system of control of bureaucracy. From the empirical point of view, the research mobilizes data restricted to police organizations, extracted from internal information systems, whose unprecedented and comprehensive nature reveals original findings for the field of public security. From a practical and instrumental perspective, it is believed that any defects or inaccuracies regarding the use of the DCO rule can be remedied through the suggestions presented, considering the disaggregated analysis of data.porUniversidade Federal do PampaMestrado Profissional em Políticas PúblicasUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS HUMANASSegurança públicaPolítica públicaAtos ilícitosBrasil. Polícia Rodoviária FederalPublic SafetyPublic policyA implementação do termo circunstanciado de ocorrência pela Polícia Rodoviária Federal: discricionariedade ou mudança?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPATEXTAnderson Rodrigo Andrade de Lima 2018.pdf.txtAnderson Rodrigo Andrade de Lima 2018.pdf.txtExtracted texttext/plain416502https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3902/3/Anderson%20Rodrigo%20Andrade%20de%20Lima%202018.pdf.txtaed101e0356215aa25a8425259c7bbc6MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3902/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALAnderson Rodrigo Andrade de Lima 2018.pdfAnderson Rodrigo Andrade de Lima 2018.pdfapplication/pdf3058085https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3902/1/Anderson%20Rodrigo%20Andrade%20de%20Lima%202018.pdfb6931ff97b6fdb724990e335ef2b730fMD51riu/39022019-04-06 03:01:20.83oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2019-04-06T06:01:20Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A implementação do termo circunstanciado de ocorrência pela Polícia Rodoviária Federal: discricionariedade ou mudança?
title A implementação do termo circunstanciado de ocorrência pela Polícia Rodoviária Federal: discricionariedade ou mudança?
spellingShingle A implementação do termo circunstanciado de ocorrência pela Polícia Rodoviária Federal: discricionariedade ou mudança?
Lima, Anderson Rodrigo Andrade de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Segurança pública
Política pública
Atos ilícitos
Brasil. Polícia Rodoviária Federal
Public Safety
Public policy
title_short A implementação do termo circunstanciado de ocorrência pela Polícia Rodoviária Federal: discricionariedade ou mudança?
title_full A implementação do termo circunstanciado de ocorrência pela Polícia Rodoviária Federal: discricionariedade ou mudança?
title_fullStr A implementação do termo circunstanciado de ocorrência pela Polícia Rodoviária Federal: discricionariedade ou mudança?
title_full_unstemmed A implementação do termo circunstanciado de ocorrência pela Polícia Rodoviária Federal: discricionariedade ou mudança?
title_sort A implementação do termo circunstanciado de ocorrência pela Polícia Rodoviária Federal: discricionariedade ou mudança?
author Lima, Anderson Rodrigo Andrade de
author_facet Lima, Anderson Rodrigo Andrade de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Íris Gomes dos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7374216741575979
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ribeiro, Ludmila Mendonça Lopes
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Gomes, Angela Quintanilha
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5788307490349838
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3513195789991271
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5981395014540194
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Anderson Rodrigo Andrade de
contributor_str_mv Santos, Íris Gomes dos
Ribeiro, Ludmila Mendonça Lopes
Gomes, Angela Quintanilha
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Segurança pública
Política pública
Atos ilícitos
Brasil. Polícia Rodoviária Federal
Public Safety
Public policy
dc.subject.por.fl_str_mv Segurança pública
Política pública
Atos ilícitos
Brasil. Polícia Rodoviária Federal
Public Safety
Public policy
description O Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) surge com a Lei nº 9.099/95, que instituiu os Juizados Especiais Criminais, competentes para o processo e julgamento das Infrações de Menor Potencial Ofensivo (IMPO). Embora exista divergência sobre a legitimidade da lavratura do TCO por agentes das polícias militares e da Polícia Rodoviária Federal, o mecanismo vem sendo empregado por estas organizações como instrumento de ciclo completo de polícia. Neste trabalho, analisa-se a implementação do TCO pela Polícia Rodoviária Federal, adotando como recorte espacial a 9ª Superintendência Regional, circunscrita ao Estado do Rio Grande do Sul. Teoricamente, as análises se sustentam em discussões da literatura nacional e estrangeira sobre implementação de políticas públicas, com destaque para os modelos propostos por Matland (1995), baseados no binômio ambiguidadeconflito. Para a operacionalização desse modelo teórico, a pesquisa se valeu de uma abordagem mista, congregando técnicas de análise de conteúdo e estatística descritiva (teste de hipóteses). Neste sentido, a análise da implementação ponderou duas dimensões: uma configurada pelos aspectos históricos relativos às negociações políticas e estratégias referentes à assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a PRF e o Ministério Público Estadual; e outra a partir da análise pormenorizada de 4.273 registros de ocorrências criminais lavrados pelos agentes federais no período de 2015 e 2016. Tais agentes, responsáveis por estes registros, enquadram-se no conceito de “burocratas de nível de rua” (LIPSKY, 1980), sendo considerados seus poderes discricionários no “fazer policial” diário. Verificou-se que o mecanismo do TCO possui grande aceitação na burocracia investigada com um considerável aumento de seu emprego na maioria dos tipos penais registrados. Os dados e testes estatísticos gerados demonstram que não há desvios significativos quanto à aplicação da regra, confirmando-se, também, que a discricionariedade policial ocorre apenas de forma residual, não chegando a comprometer o correto emprego do mecanismo. Por fim, identificou-se ser o modelo teórico mais apropriado à análise da implementação do TCO pela PRF aquele denominado “Administrativo” (MATLAND, 1995), uma vez que o cenário se configura por baixos níveis de conflitos e ambiguidades, tendo o mecanismo normativo como o principal sistema de controle da burocracia. Do ponto de vista empírico, a pesquisa mobiliza dados restritos às organizações policiais, extraídos de sistemas de informação internos, cuja natureza inédita e abrangente desvela achados originais para o campo da segurança pública. Numa perspectiva prática e instrumental, acredita-se que eventuais vícios ou incorreções quanto ao uso da regra do TCO poderão ser sanados por meio das sugestões apresentadas, considerandose a análise desagregada dos dados.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-05T11:33:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-04-05T11:33:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Anderson Rodrigo Andrade de. A implementação do termo circunstanciado de ocorrência pela Polícia Rodoviária Federal: discricionariedade ou mudança?. 2018. 156 p. Dissertação (Mestrado Profissional de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3902
identifier_str_mv LIMA, Anderson Rodrigo Andrade de. A implementação do termo circunstanciado de ocorrência pela Polícia Rodoviária Federal: discricionariedade ou mudança?. 2018. 156 p. Dissertação (Mestrado Profissional de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado Profissional em Políticas Públicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus São Borja
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3902/3/Anderson%20Rodrigo%20Andrade%20de%20Lima%202018.pdf.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3902/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3902/1/Anderson%20Rodrigo%20Andrade%20de%20Lima%202018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aed101e0356215aa25a8425259c7bbc6
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
b6931ff97b6fdb724990e335ef2b730f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849042374754304