APONTAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Paula, Cátia Franciele Sanfelice
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Labirinto (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1019
Resumo: Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir sobre alguns encaminhamentos teóricos metodológicos acerca do ensino de história. Para isso destacaremos um exemplo metodológico relacionado ao conceito de trabalho. Pretende-se com este exemplo propor uma reflexão histórica que articule questionamentos e indagações sobre  como esse conceito precisa ser compreendido na sociedade contemporânea. O intuito com tal discussão é refletir sobre as possibilidades de ensino que articule o ensino e a pesquisa na história na busca pela superação da dicotomia existente entre teoria e prática. Por fim, pretende-se refletir sobre uma concepção de história que promova um olhar crítico e questionador da sociedade e que contribua para o processo de construção do conhecimento histórico em constante diálogo com o presente vivido.
id UNIR-2_be1b191b336b00a37de137c0587520db
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/1019
network_acronym_str UNIR-2
network_name_str Labirinto (Porto Velho)
repository_id_str
spelling APONTAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIAHistória. Ensino. PesquisaResumo: Este artigo tem como objetivo refletir sobre alguns encaminhamentos teóricos metodológicos acerca do ensino de história. Para isso destacaremos um exemplo metodológico relacionado ao conceito de trabalho. Pretende-se com este exemplo propor uma reflexão histórica que articule questionamentos e indagações sobre  como esse conceito precisa ser compreendido na sociedade contemporânea. O intuito com tal discussão é refletir sobre as possibilidades de ensino que articule o ensino e a pesquisa na história na busca pela superação da dicotomia existente entre teoria e prática. Por fim, pretende-se refletir sobre uma concepção de história que promova um olhar crítico e questionador da sociedade e que contribua para o processo de construção do conhecimento histórico em constante diálogo com o presente vivido. PROPESQ2015-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1019Revista Labirinto (UNIR); v. 21 (2014): July-Dec.; 208-2211519-6674reponame:Labirinto (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1019/1320De Paula, Cátia Franciele Sanfeliceinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-23T14:57:27Zoai:periodicos.unir.br:article/1019Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTOPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/oai||labirinto@unir.br1519-66741519-6674opendoar:2015-11-23T14:57:27Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv APONTAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
title APONTAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
spellingShingle APONTAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
De Paula, Cátia Franciele Sanfelice
História. Ensino. Pesquisa
title_short APONTAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
title_full APONTAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
title_fullStr APONTAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
title_full_unstemmed APONTAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
title_sort APONTAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
author De Paula, Cátia Franciele Sanfelice
author_facet De Paula, Cátia Franciele Sanfelice
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Paula, Cátia Franciele Sanfelice
dc.subject.por.fl_str_mv História. Ensino. Pesquisa
topic História. Ensino. Pesquisa
description Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir sobre alguns encaminhamentos teóricos metodológicos acerca do ensino de história. Para isso destacaremos um exemplo metodológico relacionado ao conceito de trabalho. Pretende-se com este exemplo propor uma reflexão histórica que articule questionamentos e indagações sobre  como esse conceito precisa ser compreendido na sociedade contemporânea. O intuito com tal discussão é refletir sobre as possibilidades de ensino que articule o ensino e a pesquisa na história na busca pela superação da dicotomia existente entre teoria e prática. Por fim, pretende-se refletir sobre uma concepção de história que promova um olhar crítico e questionador da sociedade e que contribua para o processo de construção do conhecimento histórico em constante diálogo com o presente vivido.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1019
url https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1019/1320
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Labirinto (UNIR); v. 21 (2014): July-Dec.; 208-221
1519-6674
reponame:Labirinto (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Labirinto (Porto Velho)
collection Labirinto (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv ||labirinto@unir.br
_version_ 1800219449968558080