APONTAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Labirinto (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1019 |
Resumo: | Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir sobre alguns encaminhamentos teóricos metodológicos acerca do ensino de história. Para isso destacaremos um exemplo metodológico relacionado ao conceito de trabalho. Pretende-se com este exemplo propor uma reflexão histórica que articule questionamentos e indagações sobre como esse conceito precisa ser compreendido na sociedade contemporânea. O intuito com tal discussão é refletir sobre as possibilidades de ensino que articule o ensino e a pesquisa na história na busca pela superação da dicotomia existente entre teoria e prática. Por fim, pretende-se refletir sobre uma concepção de história que promova um olhar crítico e questionador da sociedade e que contribua para o processo de construção do conhecimento histórico em constante diálogo com o presente vivido. |
id |
UNIR-2_be1b191b336b00a37de137c0587520db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/1019 |
network_acronym_str |
UNIR-2 |
network_name_str |
Labirinto (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
APONTAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIAHistória. Ensino. PesquisaResumo: Este artigo tem como objetivo refletir sobre alguns encaminhamentos teóricos metodológicos acerca do ensino de história. Para isso destacaremos um exemplo metodológico relacionado ao conceito de trabalho. Pretende-se com este exemplo propor uma reflexão histórica que articule questionamentos e indagações sobre como esse conceito precisa ser compreendido na sociedade contemporânea. O intuito com tal discussão é refletir sobre as possibilidades de ensino que articule o ensino e a pesquisa na história na busca pela superação da dicotomia existente entre teoria e prática. Por fim, pretende-se refletir sobre uma concepção de história que promova um olhar crítico e questionador da sociedade e que contribua para o processo de construção do conhecimento histórico em constante diálogo com o presente vivido. PROPESQ2015-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1019Revista Labirinto (UNIR); v. 21 (2014): July-Dec.; 208-2211519-6674reponame:Labirinto (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1019/1320De Paula, Cátia Franciele Sanfeliceinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-23T14:57:27Zoai:periodicos.unir.br:article/1019Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTOPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/oai||labirinto@unir.br1519-66741519-6674opendoar:2015-11-23T14:57:27Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APONTAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA |
title |
APONTAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA |
spellingShingle |
APONTAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA De Paula, Cátia Franciele Sanfelice História. Ensino. Pesquisa |
title_short |
APONTAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA |
title_full |
APONTAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA |
title_fullStr |
APONTAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA |
title_full_unstemmed |
APONTAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA |
title_sort |
APONTAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA |
author |
De Paula, Cátia Franciele Sanfelice |
author_facet |
De Paula, Cátia Franciele Sanfelice |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
De Paula, Cátia Franciele Sanfelice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História. Ensino. Pesquisa |
topic |
História. Ensino. Pesquisa |
description |
Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir sobre alguns encaminhamentos teóricos metodológicos acerca do ensino de história. Para isso destacaremos um exemplo metodológico relacionado ao conceito de trabalho. Pretende-se com este exemplo propor uma reflexão histórica que articule questionamentos e indagações sobre como esse conceito precisa ser compreendido na sociedade contemporânea. O intuito com tal discussão é refletir sobre as possibilidades de ensino que articule o ensino e a pesquisa na história na busca pela superação da dicotomia existente entre teoria e prática. Por fim, pretende-se refletir sobre uma concepção de história que promova um olhar crítico e questionador da sociedade e que contribua para o processo de construção do conhecimento histórico em constante diálogo com o presente vivido. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1019 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1019/1320 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PROPESQ |
publisher.none.fl_str_mv |
PROPESQ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Labirinto (UNIR); v. 21 (2014): July-Dec.; 208-221 1519-6674 reponame:Labirinto (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Labirinto (Porto Velho) |
collection |
Labirinto (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||labirinto@unir.br |
_version_ |
1800219449968558080 |