AUTOR DE LIVRO DIDÁTICO: SENTIDOS EM CONSTRUÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ralejo, Adriana Soares
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Labirinto (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1711
Resumo: Os livros didáticos têm se destacado nas pesquisas acadêmicas devido ao seu papel de grande importância e complexidade na produção do conhecimento histórico escolar e no processo de ensino-aprendizagem. Em meio a esses estudos, destaca-se a investigação sobre a produção deste. Este artigo tem como objetivo discutir as concepções de autoria de livros didáticos entendendo a complexidade do processo de produção de uma obra e os sujeitos que estão nele envolvidos. Para isso, o conceito de “autor” passa a ser problematizado, entendendo que diversos sentidos lhe podem ser atribuído de acordo com o contexto sócio histórico ao qual está submetido. Além do sentido do que é o autor propriamente dito, foi realizado um esforço teórico de compreender como se constitui a especificidade de autoria de livros didáticos, considerando que existem semelhanças e diferenças da produção de obras científicas e literárias. Essa discussão foi estabelecida através de um diálogo teórico com pesquisadores do campo da filosofia, linguagem, história cultural e das representações, currículo e didática. Defendendo a valorização dos sujeitos como produtores de conhecimento, busca-se compreender a atuação do autor do livro didático em um lugar de trocas e negociações que envolvem demandas externas e internas e relações de poder que participam da produção do conhecimento histórico escolar.
id UNIR-2_d1d0270e355e3b7cb97c6cad491e4c05
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/1711
network_acronym_str UNIR-2
network_name_str Labirinto (Porto Velho)
repository_id_str
spelling AUTOR DE LIVRO DIDÁTICO: SENTIDOS EM CONSTRUÇÃOlivro didáticoautorcurrículoconhecimento histórico escolarsujeitoOs livros didáticos têm se destacado nas pesquisas acadêmicas devido ao seu papel de grande importância e complexidade na produção do conhecimento histórico escolar e no processo de ensino-aprendizagem. Em meio a esses estudos, destaca-se a investigação sobre a produção deste. Este artigo tem como objetivo discutir as concepções de autoria de livros didáticos entendendo a complexidade do processo de produção de uma obra e os sujeitos que estão nele envolvidos. Para isso, o conceito de “autor” passa a ser problematizado, entendendo que diversos sentidos lhe podem ser atribuído de acordo com o contexto sócio histórico ao qual está submetido. Além do sentido do que é o autor propriamente dito, foi realizado um esforço teórico de compreender como se constitui a especificidade de autoria de livros didáticos, considerando que existem semelhanças e diferenças da produção de obras científicas e literárias. Essa discussão foi estabelecida através de um diálogo teórico com pesquisadores do campo da filosofia, linguagem, história cultural e das representações, currículo e didática. Defendendo a valorização dos sujeitos como produtores de conhecimento, busca-se compreender a atuação do autor do livro didático em um lugar de trocas e negociações que envolvem demandas externas e internas e relações de poder que participam da produção do conhecimento histórico escolar.PROPESQ2016-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1711Revista Labirinto (UNIR); v. 24 n. 1 (2016): JAN-JUN/N.1/2016; 198-2231519-6674reponame:Labirinto (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1711/1616Ralejo, Adriana Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-07T19:30:34Zoai:periodicos.unir.br:article/1711Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTOPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/oai||labirinto@unir.br1519-66741519-6674opendoar:2021-03-07T19:30:34Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv AUTOR DE LIVRO DIDÁTICO: SENTIDOS EM CONSTRUÇÃO
title AUTOR DE LIVRO DIDÁTICO: SENTIDOS EM CONSTRUÇÃO
spellingShingle AUTOR DE LIVRO DIDÁTICO: SENTIDOS EM CONSTRUÇÃO
Ralejo, Adriana Soares
livro didático
autor
currículo
conhecimento histórico escolar
sujeito
title_short AUTOR DE LIVRO DIDÁTICO: SENTIDOS EM CONSTRUÇÃO
title_full AUTOR DE LIVRO DIDÁTICO: SENTIDOS EM CONSTRUÇÃO
title_fullStr AUTOR DE LIVRO DIDÁTICO: SENTIDOS EM CONSTRUÇÃO
title_full_unstemmed AUTOR DE LIVRO DIDÁTICO: SENTIDOS EM CONSTRUÇÃO
title_sort AUTOR DE LIVRO DIDÁTICO: SENTIDOS EM CONSTRUÇÃO
author Ralejo, Adriana Soares
author_facet Ralejo, Adriana Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ralejo, Adriana Soares
dc.subject.por.fl_str_mv livro didático
autor
currículo
conhecimento histórico escolar
sujeito
topic livro didático
autor
currículo
conhecimento histórico escolar
sujeito
description Os livros didáticos têm se destacado nas pesquisas acadêmicas devido ao seu papel de grande importância e complexidade na produção do conhecimento histórico escolar e no processo de ensino-aprendizagem. Em meio a esses estudos, destaca-se a investigação sobre a produção deste. Este artigo tem como objetivo discutir as concepções de autoria de livros didáticos entendendo a complexidade do processo de produção de uma obra e os sujeitos que estão nele envolvidos. Para isso, o conceito de “autor” passa a ser problematizado, entendendo que diversos sentidos lhe podem ser atribuído de acordo com o contexto sócio histórico ao qual está submetido. Além do sentido do que é o autor propriamente dito, foi realizado um esforço teórico de compreender como se constitui a especificidade de autoria de livros didáticos, considerando que existem semelhanças e diferenças da produção de obras científicas e literárias. Essa discussão foi estabelecida através de um diálogo teórico com pesquisadores do campo da filosofia, linguagem, história cultural e das representações, currículo e didática. Defendendo a valorização dos sujeitos como produtores de conhecimento, busca-se compreender a atuação do autor do livro didático em um lugar de trocas e negociações que envolvem demandas externas e internas e relações de poder que participam da produção do conhecimento histórico escolar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1711
url https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1711/1616
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Labirinto (UNIR); v. 24 n. 1 (2016): JAN-JUN/N.1/2016; 198-223
1519-6674
reponame:Labirinto (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Labirinto (Porto Velho)
collection Labirinto (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv ||labirinto@unir.br
_version_ 1800219450554712064