Relações interétnicas: indígenas, cidade e escola urbana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Patrícia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gomes Neves, Josélia, Borges da Silva, Armelinda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1187
Resumo:    O presente trabalho tem como principal objetivo discutir a temática migração indígena para cidade bem como as repercussões causadas pela sua presença neste espaço, principalmente no contexto escolar urbano. Evidenciou que devido aos conflituosos processos de colonização, em especial na Amazônia, grande parte das populações indígenas foi dispersada ou dizimada no decorrer da história e, hoje, com a aproximação entre aldeia e cidade, a procura por trabalho, educação ou melhoria de vida em função dos movimentos indígenas e a procura pela escola urbana são motivos que levam índios de diversas etnias a vir morar na área urbana. Outro fato presente também neste estudo é que nem sempre esta escola que o indígena vem buscar por acreditar ser de melhor qualidade, atende as suas expectativas, o que sugere possíveis demandas para o aprofundamento da educação intercultural no processo escolar.
id UNIR-3_1f3c479a7c9ff31474445fb182e00ce2
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/1187
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Relações interétnicas: indígenas, cidade e escola urbanaPovos Indígenas Urbanos. Escolas Públicas. Educação InterculturalEducação   O presente trabalho tem como principal objetivo discutir a temática migração indígena para cidade bem como as repercussões causadas pela sua presença neste espaço, principalmente no contexto escolar urbano. Evidenciou que devido aos conflituosos processos de colonização, em especial na Amazônia, grande parte das populações indígenas foi dispersada ou dizimada no decorrer da história e, hoje, com a aproximação entre aldeia e cidade, a procura por trabalho, educação ou melhoria de vida em função dos movimentos indígenas e a procura pela escola urbana são motivos que levam índios de diversas etnias a vir morar na área urbana. Outro fato presente também neste estudo é que nem sempre esta escola que o indígena vem buscar por acreditar ser de melhor qualidade, atende as suas expectativas, o que sugere possíveis demandas para o aprofundamento da educação intercultural no processo escolar.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2015-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/118710.26568/2359-2087.2014.1187EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 1 n. 2 (2014); 1-162359-20872359-208710.26568/educa.v1i2reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1187/1269Dias, PatríciaGomes Neves, JoséliaBorges da Silva, Armelindainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-08T00:07:35Zoai:periodicos.unir.br:article/1187Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2015-04-08T00:07:35Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações interétnicas: indígenas, cidade e escola urbana
title Relações interétnicas: indígenas, cidade e escola urbana
spellingShingle Relações interétnicas: indígenas, cidade e escola urbana
Dias, Patrícia
Povos Indígenas Urbanos. Escolas Públicas. Educação Intercultural
Educação
title_short Relações interétnicas: indígenas, cidade e escola urbana
title_full Relações interétnicas: indígenas, cidade e escola urbana
title_fullStr Relações interétnicas: indígenas, cidade e escola urbana
title_full_unstemmed Relações interétnicas: indígenas, cidade e escola urbana
title_sort Relações interétnicas: indígenas, cidade e escola urbana
author Dias, Patrícia
author_facet Dias, Patrícia
Gomes Neves, Josélia
Borges da Silva, Armelinda
author_role author
author2 Gomes Neves, Josélia
Borges da Silva, Armelinda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Patrícia
Gomes Neves, Josélia
Borges da Silva, Armelinda
dc.subject.por.fl_str_mv Povos Indígenas Urbanos. Escolas Públicas. Educação Intercultural
Educação
topic Povos Indígenas Urbanos. Escolas Públicas. Educação Intercultural
Educação
description    O presente trabalho tem como principal objetivo discutir a temática migração indígena para cidade bem como as repercussões causadas pela sua presença neste espaço, principalmente no contexto escolar urbano. Evidenciou que devido aos conflituosos processos de colonização, em especial na Amazônia, grande parte das populações indígenas foi dispersada ou dizimada no decorrer da história e, hoje, com a aproximação entre aldeia e cidade, a procura por trabalho, educação ou melhoria de vida em função dos movimentos indígenas e a procura pela escola urbana são motivos que levam índios de diversas etnias a vir morar na área urbana. Outro fato presente também neste estudo é que nem sempre esta escola que o indígena vem buscar por acreditar ser de melhor qualidade, atende as suas expectativas, o que sugere possíveis demandas para o aprofundamento da educação intercultural no processo escolar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1187
10.26568/2359-2087.2014.1187
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1187
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2014.1187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1187/1269
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 1 n. 2 (2014); 1-16
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v1i2
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174541539082240