Relações interétnicas: indígenas, cidade e escola urbana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1187 |
Resumo: | O presente trabalho tem como principal objetivo discutir a temática migração indígena para cidade bem como as repercussões causadas pela sua presença neste espaço, principalmente no contexto escolar urbano. Evidenciou que devido aos conflituosos processos de colonização, em especial na Amazônia, grande parte das populações indígenas foi dispersada ou dizimada no decorrer da história e, hoje, com a aproximação entre aldeia e cidade, a procura por trabalho, educação ou melhoria de vida em função dos movimentos indígenas e a procura pela escola urbana são motivos que levam índios de diversas etnias a vir morar na área urbana. Outro fato presente também neste estudo é que nem sempre esta escola que o indígena vem buscar por acreditar ser de melhor qualidade, atende as suas expectativas, o que sugere possíveis demandas para o aprofundamento da educação intercultural no processo escolar. |
id |
UNIR-3_1f3c479a7c9ff31474445fb182e00ce2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/1187 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações interétnicas: indígenas, cidade e escola urbanaPovos Indígenas Urbanos. Escolas Públicas. Educação InterculturalEducação O presente trabalho tem como principal objetivo discutir a temática migração indígena para cidade bem como as repercussões causadas pela sua presença neste espaço, principalmente no contexto escolar urbano. Evidenciou que devido aos conflituosos processos de colonização, em especial na Amazônia, grande parte das populações indígenas foi dispersada ou dizimada no decorrer da história e, hoje, com a aproximação entre aldeia e cidade, a procura por trabalho, educação ou melhoria de vida em função dos movimentos indígenas e a procura pela escola urbana são motivos que levam índios de diversas etnias a vir morar na área urbana. Outro fato presente também neste estudo é que nem sempre esta escola que o indígena vem buscar por acreditar ser de melhor qualidade, atende as suas expectativas, o que sugere possíveis demandas para o aprofundamento da educação intercultural no processo escolar.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2015-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/118710.26568/2359-2087.2014.1187EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 1 n. 2 (2014); 1-162359-20872359-208710.26568/educa.v1i2reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1187/1269Dias, PatríciaGomes Neves, JoséliaBorges da Silva, Armelindainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-08T00:07:35Zoai:periodicos.unir.br:article/1187Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2015-04-08T00:07:35Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações interétnicas: indígenas, cidade e escola urbana |
title |
Relações interétnicas: indígenas, cidade e escola urbana |
spellingShingle |
Relações interétnicas: indígenas, cidade e escola urbana Dias, Patrícia Povos Indígenas Urbanos. Escolas Públicas. Educação Intercultural Educação |
title_short |
Relações interétnicas: indígenas, cidade e escola urbana |
title_full |
Relações interétnicas: indígenas, cidade e escola urbana |
title_fullStr |
Relações interétnicas: indígenas, cidade e escola urbana |
title_full_unstemmed |
Relações interétnicas: indígenas, cidade e escola urbana |
title_sort |
Relações interétnicas: indígenas, cidade e escola urbana |
author |
Dias, Patrícia |
author_facet |
Dias, Patrícia Gomes Neves, Josélia Borges da Silva, Armelinda |
author_role |
author |
author2 |
Gomes Neves, Josélia Borges da Silva, Armelinda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Patrícia Gomes Neves, Josélia Borges da Silva, Armelinda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Povos Indígenas Urbanos. Escolas Públicas. Educação Intercultural Educação |
topic |
Povos Indígenas Urbanos. Escolas Públicas. Educação Intercultural Educação |
description |
O presente trabalho tem como principal objetivo discutir a temática migração indígena para cidade bem como as repercussões causadas pela sua presença neste espaço, principalmente no contexto escolar urbano. Evidenciou que devido aos conflituosos processos de colonização, em especial na Amazônia, grande parte das populações indígenas foi dispersada ou dizimada no decorrer da história e, hoje, com a aproximação entre aldeia e cidade, a procura por trabalho, educação ou melhoria de vida em função dos movimentos indígenas e a procura pela escola urbana são motivos que levam índios de diversas etnias a vir morar na área urbana. Outro fato presente também neste estudo é que nem sempre esta escola que o indígena vem buscar por acreditar ser de melhor qualidade, atende as suas expectativas, o que sugere possíveis demandas para o aprofundamento da educação intercultural no processo escolar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1187 10.26568/2359-2087.2014.1187 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1187 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2014.1187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1187/1269 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 1 n. 2 (2014); 1-16 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v1i2 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174541539082240 |