Propuestas de intervención pedagógica de pasantes para la enseñanza de biología en escuelas públicas de Porto Velho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Castro, Rafael Fonseca
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Carvalho, Anjo Gabriel, Brito, Hevelyn Plácido de, Berbet, Geísa, Cunha, Kellen Kitten Cordeiro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3226
Resumo: Este artigo objetiva descrever e apresentar as impressões de estudantes de escolas sobre um movimento interdisciplinar realizado no Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Rondônia, entre as disciplinas de Didática e Estágio Supervisionado, que culminou onze intervenções pedagógicas em escolas públicas de Porto Velho. As intervenções se basearam na perspectiva epistemológico-metodológica defendida por Magda Damiani e colaboradores, cujo objetivo é gerar conhecimento para a aplicação prática e/ou dirigidos à superação de problemas educacionais específicos. Esses pesquisadores defendem o uso do termo intervenção para denominar pesquisas educacionais que se baseiam em mudanças em processos pedagógicos, com base em um referencial teórico e com o propósito de potencializar tais processos, avaliados ao final. Cinco intervenções capturaram as impressões dos sujeitos (os alunos dos estagiários), coletadas por meio de questionários e analisados via análise textual discursiva. As impressões dos sujeitos sobre as propostas didáticas indicaram: 1. recepção positiva dos estudantes às aulas práticas e às diferentes didáticas propostas pelos acadêmicos-estagiários; 2. motivação em participarem das feiras de ciências e das atividades de conscientização ambiental. Os resultados corroboram a defesa dos autores sobre a importância da diversidade didática nas aulas de Biologia para despertar maior interesse dos estudantes e promover aprendizagens significativas.
id UNIR-3_2b42427c93ac41ad5a2e09108cf0df34
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/3226
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Propuestas de intervención pedagógica de pasantes para la enseñanza de biología en escuelas públicas de Porto VelhoInternships' pedagogical intervention proposals for the teaching of biology in public schools of Porto VelhoPropostas de intervenção pedagógica de estagiários para o ensino de biologia em escolas públicas de Porto VelhoPedagogical intervention. Didactics. Internship. Biology.Intervenção pedagógica. Didática. Estágio. Biologia.Educação e Ciências naturaisIntervención pedagógica. Didáctica. Práctica supervisada. Biología.Este artigo objetiva descrever e apresentar as impressões de estudantes de escolas sobre um movimento interdisciplinar realizado no Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Rondônia, entre as disciplinas de Didática e Estágio Supervisionado, que culminou onze intervenções pedagógicas em escolas públicas de Porto Velho. As intervenções se basearam na perspectiva epistemológico-metodológica defendida por Magda Damiani e colaboradores, cujo objetivo é gerar conhecimento para a aplicação prática e/ou dirigidos à superação de problemas educacionais específicos. Esses pesquisadores defendem o uso do termo intervenção para denominar pesquisas educacionais que se baseiam em mudanças em processos pedagógicos, com base em um referencial teórico e com o propósito de potencializar tais processos, avaliados ao final. Cinco intervenções capturaram as impressões dos sujeitos (os alunos dos estagiários), coletadas por meio de questionários e analisados via análise textual discursiva. As impressões dos sujeitos sobre as propostas didáticas indicaram: 1. recepção positiva dos estudantes às aulas práticas e às diferentes didáticas propostas pelos acadêmicos-estagiários; 2. motivação em participarem das feiras de ciências e das atividades de conscientização ambiental. Os resultados corroboram a defesa dos autores sobre a importância da diversidade didática nas aulas de Biologia para despertar maior interesse dos estudantes e promover aprendizagens significativas.This article aims describing and presenting the schools students' impressions about an interdisciplinary movement carried out by the Biological Sciences Course, at Federal University of Rondônia, between Didactics and Supervised Internship disciplines, which culminated in eleven pedagogic interventions in public schools of Porto Velho. The interventions were based on the epistemological-methodological perspective defended by Magda Damiani and collaborators, whose objective is to generate knowledge for the practical application and/or directed to the overcoming of specific educational problems. These researchers defend the use of intervention term to denominate educational research associated to changes in pedagogical processes, based on a theoretical reference and with the purpose of potentiating these processes, evaluated at the end. Five interventions captured the school students' (from the internships' classes) impressions, collected through questionnaires and analyzed through discursive textual analysis. The schools students' impressions on the didactic proposals indicated: 1. positive reception of the practical classes and of the different didactics proposed by the college internships; 2. motivation to participate in science fairs and environmental awareness activities. The results corroborate the authors' defense concerning the importance of didactic diversity in Biology classes to arouse students' interest and promote meaningful learning.Este artículo objetiva describir y presentar las impresiones de estudiantes de escuelas en un movimiento interdisciplinario realizado en el Curso de Ciencias Biológicas de la Universidad Federal de Rondônia, entre las disciplinas de Didáctica y Práctica Supervisada, que culminó con once intervenciones pedagógicas en escuelas públicas de Porto Velho. Las intervenciones se basaron en la perspectiva epistemológico-metodológica defendida por Magda Damiani y colaboradores, cuyo objetivo es generar conocimiento para la aplicación práctica y/o dirigidos a la superación de problemas educativos específicos. Estos investigadores defienden el uso del término intervención para denominar investigaciones educativas relacionadas a cambios en procesos pedagógicos, con base en un referencial teórico y con el propósito de potenciar tales procesos, evaluados al final. Cinco intervenciones capturaron las impresiones de los estudiantes de las escuelas (los alumnos de los pasantes), recogidas por medio de cuestionarios y analizadas vía análisis textual discursivo. Las impresiones de los estudiantes sobre las propuestas didácticas indicaron: 1. recepción positiva acerca de las clases prácticas y de las diferentes didácticas propuestas por los académicos-pasantes; 2. motivación en participar en las ferias de ciencias y en las actividades de concienciación ambiental. Los resultados corroboran la defensa de los autores referente a la importancia de la diversidad didáctica en las clases de Biología para despertar mayor interés de los estudiantes y promover aprendizajes significativos.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2018-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa Intervenção Pedagógicaapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/322610.26568/2359-2087.2018.3226EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 5 n. 12 (2018); 61-812359-20872359-208710.26568/educa.v5i12reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3226/2582Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Castro, Rafael FonsecaCarvalho, Anjo GabrielBrito, Hevelyn Plácido deBerbet, GeísaCunha, Kellen Kitten Cordeiro da2018-12-27T14:03:28Zoai:periodicos.unir.br:article/3226Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2018-12-27T14:03:28Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Propuestas de intervención pedagógica de pasantes para la enseñanza de biología en escuelas públicas de Porto Velho
Internships' pedagogical intervention proposals for the teaching of biology in public schools of Porto Velho
Propostas de intervenção pedagógica de estagiários para o ensino de biologia em escolas públicas de Porto Velho
title Propuestas de intervención pedagógica de pasantes para la enseñanza de biología en escuelas públicas de Porto Velho
spellingShingle Propuestas de intervención pedagógica de pasantes para la enseñanza de biología en escuelas públicas de Porto Velho
de Castro, Rafael Fonseca
Pedagogical intervention. Didactics. Internship. Biology.
Intervenção pedagógica. Didática. Estágio. Biologia.
Educação e Ciências naturais
Intervención pedagógica. Didáctica. Práctica supervisada. Biología.
title_short Propuestas de intervención pedagógica de pasantes para la enseñanza de biología en escuelas públicas de Porto Velho
title_full Propuestas de intervención pedagógica de pasantes para la enseñanza de biología en escuelas públicas de Porto Velho
title_fullStr Propuestas de intervención pedagógica de pasantes para la enseñanza de biología en escuelas públicas de Porto Velho
title_full_unstemmed Propuestas de intervención pedagógica de pasantes para la enseñanza de biología en escuelas públicas de Porto Velho
title_sort Propuestas de intervención pedagógica de pasantes para la enseñanza de biología en escuelas públicas de Porto Velho
author de Castro, Rafael Fonseca
author_facet de Castro, Rafael Fonseca
Carvalho, Anjo Gabriel
Brito, Hevelyn Plácido de
Berbet, Geísa
Cunha, Kellen Kitten Cordeiro da
author_role author
author2 Carvalho, Anjo Gabriel
Brito, Hevelyn Plácido de
Berbet, Geísa
Cunha, Kellen Kitten Cordeiro da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Castro, Rafael Fonseca
Carvalho, Anjo Gabriel
Brito, Hevelyn Plácido de
Berbet, Geísa
Cunha, Kellen Kitten Cordeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogical intervention. Didactics. Internship. Biology.
Intervenção pedagógica. Didática. Estágio. Biologia.
Educação e Ciências naturais
Intervención pedagógica. Didáctica. Práctica supervisada. Biología.
topic Pedagogical intervention. Didactics. Internship. Biology.
Intervenção pedagógica. Didática. Estágio. Biologia.
Educação e Ciências naturais
Intervención pedagógica. Didáctica. Práctica supervisada. Biología.
description Este artigo objetiva descrever e apresentar as impressões de estudantes de escolas sobre um movimento interdisciplinar realizado no Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Rondônia, entre as disciplinas de Didática e Estágio Supervisionado, que culminou onze intervenções pedagógicas em escolas públicas de Porto Velho. As intervenções se basearam na perspectiva epistemológico-metodológica defendida por Magda Damiani e colaboradores, cujo objetivo é gerar conhecimento para a aplicação prática e/ou dirigidos à superação de problemas educacionais específicos. Esses pesquisadores defendem o uso do termo intervenção para denominar pesquisas educacionais que se baseiam em mudanças em processos pedagógicos, com base em um referencial teórico e com o propósito de potencializar tais processos, avaliados ao final. Cinco intervenções capturaram as impressões dos sujeitos (os alunos dos estagiários), coletadas por meio de questionários e analisados via análise textual discursiva. As impressões dos sujeitos sobre as propostas didáticas indicaram: 1. recepção positiva dos estudantes às aulas práticas e às diferentes didáticas propostas pelos acadêmicos-estagiários; 2. motivação em participarem das feiras de ciências e das atividades de conscientização ambiental. Os resultados corroboram a defesa dos autores sobre a importância da diversidade didática nas aulas de Biologia para despertar maior interesse dos estudantes e promover aprendizagens significativas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa Intervenção Pedagógica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3226
10.26568/2359-2087.2018.3226
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3226
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2018.3226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3226/2582
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 5 n. 12 (2018); 61-81
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v5i12
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542178713600