The More Education Program: a bourgeous proposal for integral education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira Gomes, Marco Antonio
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2839
Resumo: El objetivo de este artículo es identificar históricamente la construcción de las propuestas de educación integral y analizar las respectivas matrices del Programa Más Educación.Para ello, retomamos brevemente los orígenes de las concepciones de educación integral en Brasil y sus vinculaciones con el movimiento anarquista. Posteriormente, discutimos las propuestas liberales y el programa Más Educación con sus límites e inconsistencias del discurso ecléctico. Se trata de un análisis documental y bibliográfico fundamentado en la perspectiva teórica del materialismo histórico y dialéctico.. O artigo aponta para os limites das propostas em curso que incorporam ações marcadas pela descontinuidade com destaque para a redução da responsabilidade do Estado diante da educação básica. 
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spelling The More Education Program: a bourgeous proposal for integral educationO Programa Mais Educação: uma proposta burguesa de educação integralEl Programa Más Educación: una propuesta burguesa de educación integralPrograma Mais Educaçãoreforma da educaçãotempo Integraleducação integral.370More Education Program. Education reform. Integral time. Integral educationPrograma más Educación. Reforma de la educación. Tiempo integral. Educación integral.El objetivo de este artículo es identificar históricamente la construcción de las propuestas de educación integral y analizar las respectivas matrices del Programa Más Educación.Para ello, retomamos brevemente los orígenes de las concepciones de educación integral en Brasil y sus vinculaciones con el movimiento anarquista. Posteriormente, discutimos las propuestas liberales y el programa Más Educación con sus límites e inconsistencias del discurso ecléctico. Se trata de un análisis documental y bibliográfico fundamentado en la perspectiva teórica del materialismo histórico y dialéctico.. O artigo aponta para os limites das propostas em curso que incorporam ações marcadas pela descontinuidade com destaque para a redução da responsabilidade do Estado diante da educação básica. The purpose of this article is to identify historically the construction of integral education proposals and to analyze the respective matrixes of the More Education Program. In order to do so, we briefly review the origins of the conceptions of integral education in Brazil and its links with the anarchist movement. Subsequently, we discussed the liberal proposals and then the More Education Program with its limits and inconsistencies of eclectic discourse. It is a documentary and bibliographic analysis based on the theoretical perspective of historical and dialectical materialism. The article points to the limits of the current proposals that incorporate actions marked by the discontinuity, highlighting the reduction of state responsibility towards basic education.O objetivo deste artigo é identificar historicamente a construção das propostas de educação integral e analisar as respectivas matrizes do Programa Mais Educação. Para tanto, retomamos brevemente as origens das concepções de educação integral no Brasil e suas vinculações com o movimento anarquista. Posteriormente, discutimos as propostas liberais e, em seguida, o Programa Mais Educação com seus limites e inconsistências do discurso eclético. Trata-se de uma análise documental e bibliográfica fundamentada em trabalhos como Castro e Faria (2002), Duarte (2010), Miranda e Santos (2012), Saviani (2003), Teixeira (1959), entre outros. O artigo aponta para os limites das propostas em curso que incorporam ações marcadas pela descontinuidade com destaque para a redução da responsabilidade do Estado diante da educação básica.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2018-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesRevisão de Literatura e Pesquisa Documental.application/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/283910.26568/2359-2087.2018.2839EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 5 n. 10 (2018); 131-1482359-20872359-208710.26568/educa.v5i10reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2839/2315Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira Gomes, Marco Antonio2018-06-18T01:31:01Zoai:periodicos.unir.br:article/2839Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2018-06-18T01:31:01Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
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