As (novas) DCNs para o curso de licenciatura em pedagogia: limitações à promoção da educação para a sustentabilidade
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6542 |
Resumo: | O artigo objetiva apresentar reflexões sobre a política de formação do pedagogo implementada no Brasil a partir da década de 1990 e analisar como a atual proposta estatal de revisão das DCNs para a licenciatura em pedagogia se constitui em instrumento de entrave à educação para sustentabilidade na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. O estudo foi realizado sob o enfoque qualitativo, por meio de pesquisas bibliográfica e documental, apoiado em teóricos que coadunam com pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica, dentre os quais: Saviani (202, 2008, 2011, 2016), Morosoni (2009), Veiga (2001), Pereira (2018) e Mazzeu (2011). As conclusões destacam a importância da qualidade da formação docente para a qualidade social da educação e a importância e protagonismo das organizações civis no acompanhamento e controle das ações do Estado e para a proposição de uma pedagogia e uma proposta de formação contra-hegemônica. Indica também que a promoção da educação para a sustentabilidade pressupõe o domínio de conhecimentos científicos generalizados sobre a ciência da educação e a formação humana, considerando as relações entre sustentabilidade e educação, sendo, portanto, equivocada a fragmentação da formação do pedagogo em habilitações técnicas. |
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As (novas) DCNs para o curso de licenciatura em pedagogia: limitações à promoção da educação para a sustentabilidadeEl (nuevo) DCNs para el curso de grado en pedagogía: limitaciones a la promoción de la educación para la sostenibilidadThe (new) DCNs for the degree in pedagogy course: limitations to the promotion of education for sustainabilityFormação de professores. Licenciatura em pedagogia. Educação para a sustentabilidade. Pedagogia contra-hegemônica.Formação de professoresFormación docente. Licenciada en Pedagogía. Educación para la sostenibilidad. Pedagogía contrahegemónica.Teacher training. Degree in Pedagogy. Education for sustainability. Counter- hegemonic pedagogy.O artigo objetiva apresentar reflexões sobre a política de formação do pedagogo implementada no Brasil a partir da década de 1990 e analisar como a atual proposta estatal de revisão das DCNs para a licenciatura em pedagogia se constitui em instrumento de entrave à educação para sustentabilidade na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. O estudo foi realizado sob o enfoque qualitativo, por meio de pesquisas bibliográfica e documental, apoiado em teóricos que coadunam com pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica, dentre os quais: Saviani (202, 2008, 2011, 2016), Morosoni (2009), Veiga (2001), Pereira (2018) e Mazzeu (2011). As conclusões destacam a importância da qualidade da formação docente para a qualidade social da educação e a importância e protagonismo das organizações civis no acompanhamento e controle das ações do Estado e para a proposição de uma pedagogia e uma proposta de formação contra-hegemônica. Indica também que a promoção da educação para a sustentabilidade pressupõe o domínio de conhecimentos científicos generalizados sobre a ciência da educação e a formação humana, considerando as relações entre sustentabilidade e educação, sendo, portanto, equivocada a fragmentação da formação do pedagogo em habilitações técnicas.Este artículo tiene como objetivo presentar reflexiones sobre la política de formación pedagógica implementada en Brasil desde la década de 1990 y analizar cómo la propuesta estatal actual para la revisión de las DCN para la licenciatura en pedagogía constituye un instrumento para obstaculizar la educación para la sostenibilidad en la educación infantil. y primeros años de la escuela primaria. El estudio se realizó bajo un enfoque cualitativo, a través de una investigación bibliográfica y documental, sustentada por teóricos que son consistentes con los supuestos de la Pedagogía Histórico-Crítica, entre ellos: Saviani (202, 2008, 2011, 2016), Morosoni (2009), Veiga (2001), Pereira (2018) y Mazzeu (2011). Las conclusiones destacan la importancia de la calidad de la formación docente para la calidad social de la educación y la importancia y protagonismo de las organizaciones civiles en el seguimiento y control de la acción del Estado y para proponer una pedagogía y una propuesta de formación contrahegemónica. También indica que la promoción de la educación para la sustentabilidad presupone el dominio del conocimiento científico generalizado sobre la ciencia de la educación y la formación humana, considerando la relación entre sustentabilidad y educación, por lo que la fragmentación de la formación pedagoga en las calificaciones técnicas es errónea.This article aims to present reflections on the pedagogue training policy implemented in Brazil since the 1990s and to analyze how the current state proposal for the revision of the DCNs for the degree in pedagogy constitutes an instrument to hinder education for sustainability in early childhood education and early years of elementary school. The study was carried out under a qualitative approach, through bibliographical and documental research, supported by theorists who are consistent with the assumptions of Historical-Critical Pedagogy, among which: Saviani (202, 2008, 2011, 2016), Morosoni (2009), Veiga (2001), Pereira (2018) e Mazzeu (2011). The conclusions highlight the importance of the quality of teacher training for the social quality of education and the importance and prominence of civil organizations for monitoring and controlling the actions of the State and for proposing a pedagogy and a proposal for counter-hegemonic training. It also indicates that the promotion of education for sustainability presupposes the mastery of generalized scientific knowledge about the science of education and human training, considering the relationship between sustainability and education, therefore, the fragmentation of pedagogue training in technical qualifications is wrong.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2022-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBibliográfica e documentalapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/654210.26568/2359-2087.2022.6542EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-282359-20872359-208710.26568/educa.v9i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6542/4352Copyright (c) 2022 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Lílian AquinoBrasileiro, Tânia Suely Azevedo2022-01-28T01:29:11Zoai:periodicos.unir.br:article/6542Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2022-01-28T01:29:11Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
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