CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA TRAJETÓRIA DE UMA PROFESSORA: VIVÊNCIAS DE UM PROCESSO AUTOFORMATIVO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5691 |
Resumo: | Com este ensaio teórico-epistemológico procuro pontuar minhas experiências no processo de construção de identidade pessoal e profissional, a partir da vivência na disciplina “Currículo, saberes docentes e práticas pedagógicas”. Apresento as contribuições dessa disciplina no processo de ressignificação e reinvenção de minha postura didático-metodológica, a partir das reflexões ancoradas em André Chervel (1990) e Michael Young (2007). Destaco, também, que o diálogo epistemológico sobre a ação curricular se reverbera de uma ação complexa, e compreendê-la, nesse sentido, é de grande significância, pois tais compreensões constroem uma identidade, que ao mesmo tempo é da pessoa e da profissional. Para tanto, concluo, enfatizando, que ousei tracejar este ensaio, de forma metafórica, fazendo uma analogia da minha vida, à poesia de Cris Pizzimenti (2013), a fim de deixar evidente, que a pessoa profissional, que aqui se revela, é um sujeito, que se considera aberta para a mudança, para a busca do Ser Mais, para a realização de uma ação didático-pedagógica interdisciplinar, ousada, contextualizada e sensível. |
id |
UNIR-3_4daec1f18b96053ef8483e48bff5f967 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/5691 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA TRAJETÓRIA DE UMA PROFESSORA: VIVÊNCIAS DE UM PROCESSO AUTOFORMATIVOAção reflexiva. Conhecimento epistemológico. Ressignificação da prática.EnsaioCom este ensaio teórico-epistemológico procuro pontuar minhas experiências no processo de construção de identidade pessoal e profissional, a partir da vivência na disciplina “Currículo, saberes docentes e práticas pedagógicas”. Apresento as contribuições dessa disciplina no processo de ressignificação e reinvenção de minha postura didático-metodológica, a partir das reflexões ancoradas em André Chervel (1990) e Michael Young (2007). Destaco, também, que o diálogo epistemológico sobre a ação curricular se reverbera de uma ação complexa, e compreendê-la, nesse sentido, é de grande significância, pois tais compreensões constroem uma identidade, que ao mesmo tempo é da pessoa e da profissional. Para tanto, concluo, enfatizando, que ousei tracejar este ensaio, de forma metafórica, fazendo uma analogia da minha vida, à poesia de Cris Pizzimenti (2013), a fim de deixar evidente, que a pessoa profissional, que aqui se revela, é um sujeito, que se considera aberta para a mudança, para a busca do Ser Mais, para a realização de uma ação didático-pedagógica interdisciplinar, ousada, contextualizada e sensível.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2021-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresEnsaioapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/569110.26568/2359-2087.2021.5691EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 8 (2021); 1-172359-20872359-208710.26568/educa.v8i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5691/4274Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Genilda MariaCarvalho, Odair França de2022-01-02T22:26:12Zoai:periodicos.unir.br:article/5691Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2022-01-02T22:26:12Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA TRAJETÓRIA DE UMA PROFESSORA: VIVÊNCIAS DE UM PROCESSO AUTOFORMATIVO |
title |
CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA TRAJETÓRIA DE UMA PROFESSORA: VIVÊNCIAS DE UM PROCESSO AUTOFORMATIVO |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA TRAJETÓRIA DE UMA PROFESSORA: VIVÊNCIAS DE UM PROCESSO AUTOFORMATIVO da Silva, Genilda Maria Ação reflexiva. Conhecimento epistemológico. Ressignificação da prática. Ensaio |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA TRAJETÓRIA DE UMA PROFESSORA: VIVÊNCIAS DE UM PROCESSO AUTOFORMATIVO |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA TRAJETÓRIA DE UMA PROFESSORA: VIVÊNCIAS DE UM PROCESSO AUTOFORMATIVO |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA TRAJETÓRIA DE UMA PROFESSORA: VIVÊNCIAS DE UM PROCESSO AUTOFORMATIVO |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA TRAJETÓRIA DE UMA PROFESSORA: VIVÊNCIAS DE UM PROCESSO AUTOFORMATIVO |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA TRAJETÓRIA DE UMA PROFESSORA: VIVÊNCIAS DE UM PROCESSO AUTOFORMATIVO |
author |
da Silva, Genilda Maria |
author_facet |
da Silva, Genilda Maria Carvalho, Odair França de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Odair França de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Genilda Maria Carvalho, Odair França de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ação reflexiva. Conhecimento epistemológico. Ressignificação da prática. Ensaio |
topic |
Ação reflexiva. Conhecimento epistemológico. Ressignificação da prática. Ensaio |
description |
Com este ensaio teórico-epistemológico procuro pontuar minhas experiências no processo de construção de identidade pessoal e profissional, a partir da vivência na disciplina “Currículo, saberes docentes e práticas pedagógicas”. Apresento as contribuições dessa disciplina no processo de ressignificação e reinvenção de minha postura didático-metodológica, a partir das reflexões ancoradas em André Chervel (1990) e Michael Young (2007). Destaco, também, que o diálogo epistemológico sobre a ação curricular se reverbera de uma ação complexa, e compreendê-la, nesse sentido, é de grande significância, pois tais compreensões constroem uma identidade, que ao mesmo tempo é da pessoa e da profissional. Para tanto, concluo, enfatizando, que ousei tracejar este ensaio, de forma metafórica, fazendo uma analogia da minha vida, à poesia de Cris Pizzimenti (2013), a fim de deixar evidente, que a pessoa profissional, que aqui se revela, é um sujeito, que se considera aberta para a mudança, para a busca do Ser Mais, para a realização de uma ação didático-pedagógica interdisciplinar, ousada, contextualizada e sensível. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Ensaio |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5691 10.26568/2359-2087.2021.5691 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5691 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2021.5691 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5691/4274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 8 (2021); 1-17 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v8i0 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174543421276160 |