La calidad en la educación superior como requisito para la acreditación de las IES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duque, Alba Patricia Guzmán
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mendoza Paredes, Javier Mauricio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4592
Resumo: A qualidade da educação superior é um elemento necessário para as Instituições de Educação Superior, onde é necessária a adaptação a: tendências econômicas, sociais, políticas e culturais. O objetivo da investigação é realizar uma revisão dos modelos de acreditação na educação superior, para determinar a flexibilidade que requer as instituições para executar programas de qualidade. O estúdio é compatível e utiliza uma metodologia descritiva e correlacional, utilizando técnicas estatísticas. La muestra está compuesta por 83 IES: Europa, Norteamérica, Austrália-Oceania, Asia, Africa y Latinoamérica. Os resultados evidenciam a necessidade de incluir a avaliação automática como requisito para a acreditação, para executar programas flexíveis para o graduado. Além disso, compreenda o que é o IES acreditado, como as primeiras classificações dos rankings e os programas mais recentes de tecnologias, grades, máquinas e medicamentos. Proponha boas práticas no interior das instituições para favorecer os processos e adotar como uma cultura organizacional.
id UNIR-3_5773e4a8dc9379e918f0101c8dbe179e
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/4592
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling La calidad en la educación superior como requisito para la acreditación de las IESQuality in higher education as requirement for the accreditation of HEISQualidade no ensino superior como requisito para a acreditação das IESAutoevaluación. Acreditación. Instituciones de Educación Superior. Calidad en la educación.Self-assessment. Accreditation. Institutions of Higher Education. Quality in education.Auto-avaliação. Credenciamento. Instituições de Ensino Superior. Qualidade na educação.A qualidade da educação superior é um elemento necessário para as Instituições de Educação Superior, onde é necessária a adaptação a: tendências econômicas, sociais, políticas e culturais. O objetivo da investigação é realizar uma revisão dos modelos de acreditação na educação superior, para determinar a flexibilidade que requer as instituições para executar programas de qualidade. O estúdio é compatível e utiliza uma metodologia descritiva e correlacional, utilizando técnicas estatísticas. La muestra está compuesta por 83 IES: Europa, Norteamérica, Austrália-Oceania, Asia, Africa y Latinoamérica. Os resultados evidenciam a necessidade de incluir a avaliação automática como requisito para a acreditação, para executar programas flexíveis para o graduado. Além disso, compreenda o que é o IES acreditado, como as primeiras classificações dos rankings e os programas mais recentes de tecnologias, grades, máquinas e medicamentos. Proponha boas práticas no interior das instituições para favorecer os processos e adotar como uma cultura organizacional.La calidad en la educación superior es un elemento necesario para las Instituciones de Educación Superior, donde se requiere la adaptación a: tendencias económicas, sociales, políticas y culturales. El propósito de la investigación es realizar una revisión de modelos de acreditación en la educación superior, para determinar la flexibilidad que requieren las instituciones para ofrecer programas de calidad. El estudio es cuantitativo y utiliza una metodología descriptiva y correlacional, utilizando técnicas estadísticas. La muestra está compuesta por 83 IES: Europa, Norteamérica, Australia-Oceanía, Asia, África y Latinoamérica. Los resultados evidencian la necesidad de incluir la autoevaluación como requisito para la acreditación, para ofrecer programas flexibles para el graduado. Además, se comprueba que las IES acreditadas, son las primeras de los rankings y ofrecen programas de tecnologías, grados, maestrías y doctorados. Se proponen buenas prácticas al interior de las instituciones para favorecer los procesos y adoptarlos como una cultura organizacional.La calidad en la educación superior es un elemento necesario para las Instituciones de Educación Superior, donde se requiere la adaptación a: tendencias económicas, sociales, políticas y culturales. El propósito de la investigación es realizar una revisión de modelos de acreditación en la educación superior, para determinar la flexibilidad que requieren las instituciones para ofrecer programas de calidad. El estudio es cuantitativo y utiliza una metodología descriptiva y correlacional, utilizando técnicas estadísticas. La muestra está compuesta por 83 IES: Europa, Norteamérica, Australia-Oceanía, Asia, África y Latinoamérica. Los resultados evidencian la necesidad de incluir la autoevaluación como requisito para la acreditación, para ofrecer programas flexibles para el graduado. Además, se comprueba que las IES acreditadas, son las primeras de los rankings y ofrecen programas de tecnologías, grados, maestrías y doctorados. Se proponen buenas prácticas al interior de las instituciones para favorecer los procesos y adoptarlos como una cultura organizacional.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/459210.26568/2359-2087.2019.4592EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 16 (2019); 389-4022359-20872359-208710.26568/educa.v6i16reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRspahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4592/3110Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuque, Alba Patricia GuzmánMendoza Paredes, Javier Mauricio2020-06-24T21:20:41Zoai:periodicos.unir.br:article/4592Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2020-06-24T21:20:41Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv La calidad en la educación superior como requisito para la acreditación de las IES
Quality in higher education as requirement for the accreditation of HEIS
Qualidade no ensino superior como requisito para a acreditação das IES
title La calidad en la educación superior como requisito para la acreditación de las IES
spellingShingle La calidad en la educación superior como requisito para la acreditación de las IES
Duque, Alba Patricia Guzmán
Autoevaluación. Acreditación. Instituciones de Educación Superior. Calidad en la educación.
Self-assessment. Accreditation. Institutions of Higher Education. Quality in education.
Auto-avaliação. Credenciamento. Instituições de Ensino Superior. Qualidade na educação.
title_short La calidad en la educación superior como requisito para la acreditación de las IES
title_full La calidad en la educación superior como requisito para la acreditación de las IES
title_fullStr La calidad en la educación superior como requisito para la acreditación de las IES
title_full_unstemmed La calidad en la educación superior como requisito para la acreditación de las IES
title_sort La calidad en la educación superior como requisito para la acreditación de las IES
author Duque, Alba Patricia Guzmán
author_facet Duque, Alba Patricia Guzmán
Mendoza Paredes, Javier Mauricio
author_role author
author2 Mendoza Paredes, Javier Mauricio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duque, Alba Patricia Guzmán
Mendoza Paredes, Javier Mauricio
dc.subject.por.fl_str_mv Autoevaluación. Acreditación. Instituciones de Educación Superior. Calidad en la educación.
Self-assessment. Accreditation. Institutions of Higher Education. Quality in education.
Auto-avaliação. Credenciamento. Instituições de Ensino Superior. Qualidade na educação.
topic Autoevaluación. Acreditación. Instituciones de Educación Superior. Calidad en la educación.
Self-assessment. Accreditation. Institutions of Higher Education. Quality in education.
Auto-avaliação. Credenciamento. Instituições de Ensino Superior. Qualidade na educação.
description A qualidade da educação superior é um elemento necessário para as Instituições de Educação Superior, onde é necessária a adaptação a: tendências econômicas, sociais, políticas e culturais. O objetivo da investigação é realizar uma revisão dos modelos de acreditação na educação superior, para determinar a flexibilidade que requer as instituições para executar programas de qualidade. O estúdio é compatível e utiliza uma metodologia descritiva e correlacional, utilizando técnicas estatísticas. La muestra está compuesta por 83 IES: Europa, Norteamérica, Austrália-Oceania, Asia, Africa y Latinoamérica. Os resultados evidenciam a necessidade de incluir a avaliação automática como requisito para a acreditação, para executar programas flexíveis para o graduado. Além disso, compreenda o que é o IES acreditado, como as primeiras classificações dos rankings e os programas mais recentes de tecnologias, grades, máquinas e medicamentos. Proponha boas práticas no interior das instituições para favorecer os processos e adotar como uma cultura organizacional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4592
10.26568/2359-2087.2019.4592
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4592
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2019.4592
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4592/3110
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 16 (2019); 389-402
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v6i16
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542872870912