La calidad en la educación superior como requisito para la acreditación de las IES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4592 |
Resumo: | A qualidade da educação superior é um elemento necessário para as Instituições de Educação Superior, onde é necessária a adaptação a: tendências econômicas, sociais, políticas e culturais. O objetivo da investigação é realizar uma revisão dos modelos de acreditação na educação superior, para determinar a flexibilidade que requer as instituições para executar programas de qualidade. O estúdio é compatível e utiliza uma metodologia descritiva e correlacional, utilizando técnicas estatísticas. La muestra está compuesta por 83 IES: Europa, Norteamérica, Austrália-Oceania, Asia, Africa y Latinoamérica. Os resultados evidenciam a necessidade de incluir a avaliação automática como requisito para a acreditação, para executar programas flexíveis para o graduado. Além disso, compreenda o que é o IES acreditado, como as primeiras classificações dos rankings e os programas mais recentes de tecnologias, grades, máquinas e medicamentos. Proponha boas práticas no interior das instituições para favorecer os processos e adotar como uma cultura organizacional. |
id |
UNIR-3_5773e4a8dc9379e918f0101c8dbe179e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/4592 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
La calidad en la educación superior como requisito para la acreditación de las IESQuality in higher education as requirement for the accreditation of HEISQualidade no ensino superior como requisito para a acreditação das IESAutoevaluación. Acreditación. Instituciones de Educación Superior. Calidad en la educación.Self-assessment. Accreditation. Institutions of Higher Education. Quality in education.Auto-avaliação. Credenciamento. Instituições de Ensino Superior. Qualidade na educação.A qualidade da educação superior é um elemento necessário para as Instituições de Educação Superior, onde é necessária a adaptação a: tendências econômicas, sociais, políticas e culturais. O objetivo da investigação é realizar uma revisão dos modelos de acreditação na educação superior, para determinar a flexibilidade que requer as instituições para executar programas de qualidade. O estúdio é compatível e utiliza uma metodologia descritiva e correlacional, utilizando técnicas estatísticas. La muestra está compuesta por 83 IES: Europa, Norteamérica, Austrália-Oceania, Asia, Africa y Latinoamérica. Os resultados evidenciam a necessidade de incluir a avaliação automática como requisito para a acreditação, para executar programas flexíveis para o graduado. Além disso, compreenda o que é o IES acreditado, como as primeiras classificações dos rankings e os programas mais recentes de tecnologias, grades, máquinas e medicamentos. Proponha boas práticas no interior das instituições para favorecer os processos e adotar como uma cultura organizacional.La calidad en la educación superior es un elemento necesario para las Instituciones de Educación Superior, donde se requiere la adaptación a: tendencias económicas, sociales, políticas y culturales. El propósito de la investigación es realizar una revisión de modelos de acreditación en la educación superior, para determinar la flexibilidad que requieren las instituciones para ofrecer programas de calidad. El estudio es cuantitativo y utiliza una metodología descriptiva y correlacional, utilizando técnicas estadísticas. La muestra está compuesta por 83 IES: Europa, Norteamérica, Australia-Oceanía, Asia, África y Latinoamérica. Los resultados evidencian la necesidad de incluir la autoevaluación como requisito para la acreditación, para ofrecer programas flexibles para el graduado. Además, se comprueba que las IES acreditadas, son las primeras de los rankings y ofrecen programas de tecnologías, grados, maestrías y doctorados. Se proponen buenas prácticas al interior de las instituciones para favorecer los procesos y adoptarlos como una cultura organizacional.La calidad en la educación superior es un elemento necesario para las Instituciones de Educación Superior, donde se requiere la adaptación a: tendencias económicas, sociales, políticas y culturales. El propósito de la investigación es realizar una revisión de modelos de acreditación en la educación superior, para determinar la flexibilidad que requieren las instituciones para ofrecer programas de calidad. El estudio es cuantitativo y utiliza una metodología descriptiva y correlacional, utilizando técnicas estadísticas. La muestra está compuesta por 83 IES: Europa, Norteamérica, Australia-Oceanía, Asia, África y Latinoamérica. Los resultados evidencian la necesidad de incluir la autoevaluación como requisito para la acreditación, para ofrecer programas flexibles para el graduado. Además, se comprueba que las IES acreditadas, son las primeras de los rankings y ofrecen programas de tecnologías, grados, maestrías y doctorados. Se proponen buenas prácticas al interior de las instituciones para favorecer los procesos y adoptarlos como una cultura organizacional.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/459210.26568/2359-2087.2019.4592EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 16 (2019); 389-4022359-20872359-208710.26568/educa.v6i16reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRspahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4592/3110Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuque, Alba Patricia GuzmánMendoza Paredes, Javier Mauricio2020-06-24T21:20:41Zoai:periodicos.unir.br:article/4592Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2020-06-24T21:20:41Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
La calidad en la educación superior como requisito para la acreditación de las IES Quality in higher education as requirement for the accreditation of HEIS Qualidade no ensino superior como requisito para a acreditação das IES |
title |
La calidad en la educación superior como requisito para la acreditación de las IES |
spellingShingle |
La calidad en la educación superior como requisito para la acreditación de las IES Duque, Alba Patricia Guzmán Autoevaluación. Acreditación. Instituciones de Educación Superior. Calidad en la educación. Self-assessment. Accreditation. Institutions of Higher Education. Quality in education. Auto-avaliação. Credenciamento. Instituições de Ensino Superior. Qualidade na educação. |
title_short |
La calidad en la educación superior como requisito para la acreditación de las IES |
title_full |
La calidad en la educación superior como requisito para la acreditación de las IES |
title_fullStr |
La calidad en la educación superior como requisito para la acreditación de las IES |
title_full_unstemmed |
La calidad en la educación superior como requisito para la acreditación de las IES |
title_sort |
La calidad en la educación superior como requisito para la acreditación de las IES |
author |
Duque, Alba Patricia Guzmán |
author_facet |
Duque, Alba Patricia Guzmán Mendoza Paredes, Javier Mauricio |
author_role |
author |
author2 |
Mendoza Paredes, Javier Mauricio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duque, Alba Patricia Guzmán Mendoza Paredes, Javier Mauricio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoevaluación. Acreditación. Instituciones de Educación Superior. Calidad en la educación. Self-assessment. Accreditation. Institutions of Higher Education. Quality in education. Auto-avaliação. Credenciamento. Instituições de Ensino Superior. Qualidade na educação. |
topic |
Autoevaluación. Acreditación. Instituciones de Educación Superior. Calidad en la educación. Self-assessment. Accreditation. Institutions of Higher Education. Quality in education. Auto-avaliação. Credenciamento. Instituições de Ensino Superior. Qualidade na educação. |
description |
A qualidade da educação superior é um elemento necessário para as Instituições de Educação Superior, onde é necessária a adaptação a: tendências econômicas, sociais, políticas e culturais. O objetivo da investigação é realizar uma revisão dos modelos de acreditação na educação superior, para determinar a flexibilidade que requer as instituições para executar programas de qualidade. O estúdio é compatível e utiliza uma metodologia descritiva e correlacional, utilizando técnicas estatísticas. La muestra está compuesta por 83 IES: Europa, Norteamérica, Austrália-Oceania, Asia, Africa y Latinoamérica. Os resultados evidenciam a necessidade de incluir a avaliação automática como requisito para a acreditação, para executar programas flexíveis para o graduado. Além disso, compreenda o que é o IES acreditado, como as primeiras classificações dos rankings e os programas mais recentes de tecnologias, grades, máquinas e medicamentos. Proponha boas práticas no interior das instituições para favorecer os processos e adotar como uma cultura organizacional. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4592 10.26568/2359-2087.2019.4592 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4592 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2019.4592 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4592/3110 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 16 (2019); 389-402 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v6i16 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174542872870912 |