Desafios e reflexões sobre a prática educativa transformadora em tempos de pandemia da Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Thaiana Netto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa, Medeiros Neta, Olivia Morais de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6579
Resumo: Neste texto discute-se sobre a educação básica em tempos de pandemia, sobretudo a partir da perspectiva de adoção da modalidade do ensino remoto emergencial no Brasil. Tratou-se o tema com o objetivo de compreender como as estratégias adotadas pelo Estado ao longo do ano de 2020 representam uma ameaça a educação básica, pois com a implementação do ensino remoto como alternativa para práticas educativas, em meio a necessidade de distanciamento social, trouxe à tona a possibilidade do avanço de um projeto neoliberal já em curso: a educação a distância. Frente a este cenário de precarização do ensino e dos perigos que se avizinham, discute-se sobre a importância da prática educativa transformadora na perspectiva da Pedagogia histórico-crítica, como possibilidade de enfrentamento a agenda neoliberal e a pedagogia da hegemonia. 
id UNIR-3_886c7ea133b3d7e752504606321778b9
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/6579
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Desafios e reflexões sobre a prática educativa transformadora em tempos de pandemia da Covid-19Retos y reflexiones sobre la práctica educativa transformadora en tiempos de la pandemia del Covid-19Challenges and reflections on transformative educational practice in times of Covid-19 pandemicPedagogia Histórico-críticaEducaçãoCovid-19.370 - EducaçãoPedagogía Histórica CríticaEducaciónCovid-19.Critical Historical PedagogyEducationCovid-19.Neste texto discute-se sobre a educação básica em tempos de pandemia, sobretudo a partir da perspectiva de adoção da modalidade do ensino remoto emergencial no Brasil. Tratou-se o tema com o objetivo de compreender como as estratégias adotadas pelo Estado ao longo do ano de 2020 representam uma ameaça a educação básica, pois com a implementação do ensino remoto como alternativa para práticas educativas, em meio a necessidade de distanciamento social, trouxe à tona a possibilidade do avanço de um projeto neoliberal já em curso: a educação a distância. Frente a este cenário de precarização do ensino e dos perigos que se avizinham, discute-se sobre a importância da prática educativa transformadora na perspectiva da Pedagogia histórico-crítica, como possibilidade de enfrentamento a agenda neoliberal e a pedagogia da hegemonia. Este texto analiza la educación básica en tiempos de pandemia, especialmente desde la perspectiva de adoptar la modalidad de educación remota de emergencia en Brasil. El tema se abordó con el objetivo de comprender cómo las estrategias adoptadas por el Estado a lo largo de 2020 representan una amenaza para la educación básica, ya que la implementación de la educación a distancia como alternativa a las prácticas educativas, en medio de la necesidad de distanciamiento social, trajo la posibilidad de avanzar. un proyecto neoliberal ya en marcha: la educación a distancia. Ante este escenario de precariedad docente y los peligros que se avecinan, se discute la importancia de transformar la práctica educativa desde la perspectiva de la pedagogía histórico-crítica, como posibilidad de confrontar la agenda neoliberal y la pedagogía de la hegemonía.This text discusses basic education in times of pandemic, especially from the perspective of adopting the modality of emergency remote teaching in Brazil. The theme was addressed in order to understand how the strategies adopted by the State throughout 2020 represent a threat to basic education, because the implementation of remote teaching as an alternative for educational practices, in the midst of need for social distancing, brought up to light the possibilityof the advance of a neoliberal project already  in progress: distance education. Faced with this scenario of precarious teaching and the dangers that lie ahead, we discuss the importance of transformative educational practice from the perspective of historical-critical Pedagogy, as a possibility of confronting the neoliberal agenda and the pedagogy of hegemony.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2022-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Documentalapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/657910.26568/2359-2087.2022.6579EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-202359-20872359-208710.26568/educa.v9i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6579/4348Copyright (c) 2022 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaptista, Thaiana NettoColares, Maria Lília Imbiriba SousaMedeiros Neta, Olivia Morais de2022-01-28T01:29:10Zoai:periodicos.unir.br:article/6579Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2022-01-28T01:29:10Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios e reflexões sobre a prática educativa transformadora em tempos de pandemia da Covid-19
Retos y reflexiones sobre la práctica educativa transformadora en tiempos de la pandemia del Covid-19
Challenges and reflections on transformative educational practice in times of Covid-19 pandemic
title Desafios e reflexões sobre a prática educativa transformadora em tempos de pandemia da Covid-19
spellingShingle Desafios e reflexões sobre a prática educativa transformadora em tempos de pandemia da Covid-19
Baptista, Thaiana Netto
Pedagogia Histórico-crítica
Educação
Covid-19.
370 - Educação
Pedagogía Histórica Crítica
Educación
Covid-19.
Critical Historical Pedagogy
Education
Covid-19.
title_short Desafios e reflexões sobre a prática educativa transformadora em tempos de pandemia da Covid-19
title_full Desafios e reflexões sobre a prática educativa transformadora em tempos de pandemia da Covid-19
title_fullStr Desafios e reflexões sobre a prática educativa transformadora em tempos de pandemia da Covid-19
title_full_unstemmed Desafios e reflexões sobre a prática educativa transformadora em tempos de pandemia da Covid-19
title_sort Desafios e reflexões sobre a prática educativa transformadora em tempos de pandemia da Covid-19
author Baptista, Thaiana Netto
author_facet Baptista, Thaiana Netto
Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa
Medeiros Neta, Olivia Morais de
author_role author
author2 Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa
Medeiros Neta, Olivia Morais de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Thaiana Netto
Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa
Medeiros Neta, Olivia Morais de
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia Histórico-crítica
Educação
Covid-19.
370 - Educação
Pedagogía Histórica Crítica
Educación
Covid-19.
Critical Historical Pedagogy
Education
Covid-19.
topic Pedagogia Histórico-crítica
Educação
Covid-19.
370 - Educação
Pedagogía Histórica Crítica
Educación
Covid-19.
Critical Historical Pedagogy
Education
Covid-19.
description Neste texto discute-se sobre a educação básica em tempos de pandemia, sobretudo a partir da perspectiva de adoção da modalidade do ensino remoto emergencial no Brasil. Tratou-se o tema com o objetivo de compreender como as estratégias adotadas pelo Estado ao longo do ano de 2020 representam uma ameaça a educação básica, pois com a implementação do ensino remoto como alternativa para práticas educativas, em meio a necessidade de distanciamento social, trouxe à tona a possibilidade do avanço de um projeto neoliberal já em curso: a educação a distância. Frente a este cenário de precarização do ensino e dos perigos que se avizinham, discute-se sobre a importância da prática educativa transformadora na perspectiva da Pedagogia histórico-crítica, como possibilidade de enfrentamento a agenda neoliberal e a pedagogia da hegemonia. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6579
10.26568/2359-2087.2022.6579
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6579
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2022.6579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6579/4348
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-20
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v9i0
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174543548153856