Desafios e reflexões sobre a prática educativa transformadora em tempos de pandemia da Covid-19
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6579 |
Resumo: | Neste texto discute-se sobre a educação básica em tempos de pandemia, sobretudo a partir da perspectiva de adoção da modalidade do ensino remoto emergencial no Brasil. Tratou-se o tema com o objetivo de compreender como as estratégias adotadas pelo Estado ao longo do ano de 2020 representam uma ameaça a educação básica, pois com a implementação do ensino remoto como alternativa para práticas educativas, em meio a necessidade de distanciamento social, trouxe à tona a possibilidade do avanço de um projeto neoliberal já em curso: a educação a distância. Frente a este cenário de precarização do ensino e dos perigos que se avizinham, discute-se sobre a importância da prática educativa transformadora na perspectiva da Pedagogia histórico-crítica, como possibilidade de enfrentamento a agenda neoliberal e a pedagogia da hegemonia. |
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Desafios e reflexões sobre a prática educativa transformadora em tempos de pandemia da Covid-19Retos y reflexiones sobre la práctica educativa transformadora en tiempos de la pandemia del Covid-19Challenges and reflections on transformative educational practice in times of Covid-19 pandemicPedagogia Histórico-críticaEducaçãoCovid-19.370 - EducaçãoPedagogía Histórica CríticaEducaciónCovid-19.Critical Historical PedagogyEducationCovid-19.Neste texto discute-se sobre a educação básica em tempos de pandemia, sobretudo a partir da perspectiva de adoção da modalidade do ensino remoto emergencial no Brasil. Tratou-se o tema com o objetivo de compreender como as estratégias adotadas pelo Estado ao longo do ano de 2020 representam uma ameaça a educação básica, pois com a implementação do ensino remoto como alternativa para práticas educativas, em meio a necessidade de distanciamento social, trouxe à tona a possibilidade do avanço de um projeto neoliberal já em curso: a educação a distância. Frente a este cenário de precarização do ensino e dos perigos que se avizinham, discute-se sobre a importância da prática educativa transformadora na perspectiva da Pedagogia histórico-crítica, como possibilidade de enfrentamento a agenda neoliberal e a pedagogia da hegemonia. Este texto analiza la educación básica en tiempos de pandemia, especialmente desde la perspectiva de adoptar la modalidad de educación remota de emergencia en Brasil. El tema se abordó con el objetivo de comprender cómo las estrategias adoptadas por el Estado a lo largo de 2020 representan una amenaza para la educación básica, ya que la implementación de la educación a distancia como alternativa a las prácticas educativas, en medio de la necesidad de distanciamiento social, trajo la posibilidad de avanzar. un proyecto neoliberal ya en marcha: la educación a distancia. Ante este escenario de precariedad docente y los peligros que se avecinan, se discute la importancia de transformar la práctica educativa desde la perspectiva de la pedagogía histórico-crítica, como posibilidad de confrontar la agenda neoliberal y la pedagogía de la hegemonía.This text discusses basic education in times of pandemic, especially from the perspective of adopting the modality of emergency remote teaching in Brazil. The theme was addressed in order to understand how the strategies adopted by the State throughout 2020 represent a threat to basic education, because the implementation of remote teaching as an alternative for educational practices, in the midst of need for social distancing, brought up to light the possibilityof the advance of a neoliberal project already in progress: distance education. Faced with this scenario of precarious teaching and the dangers that lie ahead, we discuss the importance of transformative educational practice from the perspective of historical-critical Pedagogy, as a possibility of confronting the neoliberal agenda and the pedagogy of hegemony.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2022-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Documentalapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/657910.26568/2359-2087.2022.6579EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-202359-20872359-208710.26568/educa.v9i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6579/4348Copyright (c) 2022 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaptista, Thaiana NettoColares, Maria Lília Imbiriba SousaMedeiros Neta, Olivia Morais de2022-01-28T01:29:10Zoai:periodicos.unir.br:article/6579Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2022-01-28T01:29:10Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
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