Los ecos de las propuestas de Comenius en la construcción de la didáctica moderna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
DOI: | 10.26568/2359-2087.2018.2594 |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2594 |
Resumo: | Os desafios educacionais não estão restritos apenas à atualidade. Debates e reflexões desenvolvidos em séculos anteriores a este possibilitaram a compreensão da educação enquanto um campo de ciência e pesquisa. Esse artigo pretende resgatar as principais propostas pedagógicas de João Amós Comenius, considerando as heranças histórico-culturais que marcaram os pensamentos desse autor, e articular as possíveis influências de seus pensamentos na construção e na concepção de Didática nos dias de hoje. A ideia principal do trabalho é propor um diálogo que vise aproximar os escritos de Comenius na obra Didática Magna e a conformação do campo da didática moderna, especialmente no que tange à democratização do ensino, aos métodos para ensinar, às criticas a instituição escolar e a violência, e ao incentivo à formação humana e emancipatória. |
id |
UNIR-3_914ba25533d21cc9bacacea9b69b2d9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/2594 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
spelling |
Los ecos de las propuestas de Comenius en la construcción de la didáctica modernaOs ecos das propostas de Comenius na construção da didática modernaThe echoes of Comenius' pedagogical proposals in the construction of modern didacticsEnseñanza. Aprendizaje. Epistemología.DidáticaComeniusDidática Moderna370Teaching. Learning. Epistemology.Os desafios educacionais não estão restritos apenas à atualidade. Debates e reflexões desenvolvidos em séculos anteriores a este possibilitaram a compreensão da educação enquanto um campo de ciência e pesquisa. Esse artigo pretende resgatar as principais propostas pedagógicas de João Amós Comenius, considerando as heranças histórico-culturais que marcaram os pensamentos desse autor, e articular as possíveis influências de seus pensamentos na construção e na concepção de Didática nos dias de hoje. A ideia principal do trabalho é propor um diálogo que vise aproximar os escritos de Comenius na obra Didática Magna e a conformação do campo da didática moderna, especialmente no que tange à democratização do ensino, aos métodos para ensinar, às criticas a instituição escolar e a violência, e ao incentivo à formação humana e emancipatória.Educational challenges are not just restricted to the present. Debates and reflections developed in previous centuries have enabled the understanding of education as a field of science and research. This article intends to recover the main pedagogical proposals of João Amós Comenius, considering the historical and cultural inheritances that marked the author's thoughts, and to articulate the possible influences of his thoughts on the construction and conception of Didactics these days. The main idea of the work is to propose a dialogue aimed at bringing Comenius' writings in the Didactic Magna and the conformation of the field of modern didactics, especially with regard to the democratization of teaching, methods for teaching, criticizing the school institution and violence and the promotion of human and emancipatory formation.Los desafíos educativos no están restringidos sólo a la actualidad. Debates y reflexiones desarrollados en siglos anteriores a este posibilitaron la comprensión de la educación como un campo de ciencia e investigación. Este artículo pretende rescatar las principales propuestas pedagógicas de João Amós Comenius, considerando las herencias histórico-culturales que marcaron los pensamientos de ese autor, y articular las posibles influencias de sus pensamientos en la construcción y en la concepción de Didáctica en los días de hoy. La idea principal del trabajo es proponer un diálogo que busca acercar los escritos de Comenius en la obra Didáctica Magna y la conformación del campo de la didáctica moderna, especialmente en lo que se refiere a la democratización de la enseñanza, a los métodos para enseñar, a las críticas a la institución escolar y la educación Violencia, y al estímulo a la formación humana y emancipatoria.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2018-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/259410.26568/2359-2087.2018.2594EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 5 n. 10 (2018); 82-932359-20872359-208710.26568/educa.v5i10reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2594/2322Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Joao Carvalho2018-06-18T01:31:00Zoai:periodicos.unir.br:article/2594Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2018-06-18T01:31Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Los ecos de las propuestas de Comenius en la construcción de la didáctica moderna Os ecos das propostas de Comenius na construção da didática moderna The echoes of Comenius' pedagogical proposals in the construction of modern didactics |
title |
Los ecos de las propuestas de Comenius en la construcción de la didáctica moderna |
spellingShingle |
Los ecos de las propuestas de Comenius en la construcción de la didáctica moderna Los ecos de las propuestas de Comenius en la construcción de la didáctica moderna Dias, Joao Carvalho Enseñanza. Aprendizaje. Epistemología. Didática Comenius Didática Moderna 370 Teaching. Learning. Epistemology. Dias, Joao Carvalho Enseñanza. Aprendizaje. Epistemología. Didática Comenius Didática Moderna 370 Teaching. Learning. Epistemology. |
title_short |
Los ecos de las propuestas de Comenius en la construcción de la didáctica moderna |
title_full |
Los ecos de las propuestas de Comenius en la construcción de la didáctica moderna |
title_fullStr |
Los ecos de las propuestas de Comenius en la construcción de la didáctica moderna Los ecos de las propuestas de Comenius en la construcción de la didáctica moderna |
title_full_unstemmed |
Los ecos de las propuestas de Comenius en la construcción de la didáctica moderna Los ecos de las propuestas de Comenius en la construcción de la didáctica moderna |
title_sort |
Los ecos de las propuestas de Comenius en la construcción de la didáctica moderna |
author |
Dias, Joao Carvalho |
author_facet |
Dias, Joao Carvalho Dias, Joao Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Joao Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enseñanza. Aprendizaje. Epistemología. Didática Comenius Didática Moderna 370 Teaching. Learning. Epistemology. |
topic |
Enseñanza. Aprendizaje. Epistemología. Didática Comenius Didática Moderna 370 Teaching. Learning. Epistemology. |
description |
Os desafios educacionais não estão restritos apenas à atualidade. Debates e reflexões desenvolvidos em séculos anteriores a este possibilitaram a compreensão da educação enquanto um campo de ciência e pesquisa. Esse artigo pretende resgatar as principais propostas pedagógicas de João Amós Comenius, considerando as heranças histórico-culturais que marcaram os pensamentos desse autor, e articular as possíveis influências de seus pensamentos na construção e na concepção de Didática nos dias de hoje. A ideia principal do trabalho é propor um diálogo que vise aproximar os escritos de Comenius na obra Didática Magna e a conformação do campo da didática moderna, especialmente no que tange à democratização do ensino, aos métodos para ensinar, às criticas a instituição escolar e a violência, e ao incentivo à formação humana e emancipatória. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2594 10.26568/2359-2087.2018.2594 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2594 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2018.2594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2594/2322 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 5 n. 10 (2018); 82-93 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v5i10 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1822179490185347072 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.26568/2359-2087.2018.2594 |