Los ecos de las propuestas de Comenius en la construcción de la didáctica moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Joao Carvalho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
DOI: 10.26568/2359-2087.2018.2594
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2594
Resumo: Os desafios educacionais não estão restritos apenas à atualidade. Debates e reflexões desenvolvidos em séculos anteriores a este possibilitaram a compreensão da educação enquanto um campo de ciência e pesquisa. Esse artigo pretende resgatar as principais propostas pedagógicas de João Amós Comenius, considerando as heranças histórico-culturais que marcaram os pensamentos desse autor, e articular as possíveis influências de seus pensamentos na construção e na concepção de Didática nos dias de hoje. A ideia principal do trabalho é propor um diálogo que vise aproximar os escritos de Comenius na obra Didática Magna e a conformação do campo da didática moderna, especialmente no que tange à democratização do ensino, aos métodos para ensinar, às criticas a instituição escolar e a violência, e ao incentivo à formação humana e emancipatória.
id UNIR-3_914ba25533d21cc9bacacea9b69b2d9b
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/2594
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
spelling Los ecos de las propuestas de Comenius en la construcción de la didáctica modernaOs ecos das propostas de Comenius na construção da didática modernaThe echoes of Comenius' pedagogical proposals in the construction of modern didacticsEnseñanza. Aprendizaje. Epistemología.DidáticaComeniusDidática Moderna370Teaching. Learning. Epistemology.Os desafios educacionais não estão restritos apenas à atualidade. Debates e reflexões desenvolvidos em séculos anteriores a este possibilitaram a compreensão da educação enquanto um campo de ciência e pesquisa. Esse artigo pretende resgatar as principais propostas pedagógicas de João Amós Comenius, considerando as heranças histórico-culturais que marcaram os pensamentos desse autor, e articular as possíveis influências de seus pensamentos na construção e na concepção de Didática nos dias de hoje. A ideia principal do trabalho é propor um diálogo que vise aproximar os escritos de Comenius na obra Didática Magna e a conformação do campo da didática moderna, especialmente no que tange à democratização do ensino, aos métodos para ensinar, às criticas a instituição escolar e a violência, e ao incentivo à formação humana e emancipatória.Educational challenges are not just restricted to the present. Debates and reflections developed in previous centuries have enabled the understanding of education as a field of science and research. This article intends to recover the main pedagogical proposals of João Amós Comenius, considering the historical and cultural inheritances that marked the author's thoughts, and to articulate the possible influences of his thoughts on the construction and conception of Didactics these days. The main idea of the work is to propose a dialogue aimed at bringing Comenius' writings in the Didactic Magna and the conformation of the field of modern didactics, especially with regard to the democratization of teaching, methods for teaching, criticizing the school institution and violence and the promotion of human and emancipatory formation.Los desafíos educativos no están restringidos sólo a la actualidad. Debates y reflexiones desarrollados en siglos anteriores a este posibilitaron la comprensión de la educación como un campo de ciencia e investigación. Este artículo pretende rescatar las principales propuestas pedagógicas de João Amós Comenius, considerando las herencias histórico-culturales que marcaron los pensamientos de ese autor, y articular las posibles influencias de sus pensamientos en la construcción y en la concepción de Didáctica en los días de hoy. La idea principal del trabajo es proponer un diálogo que busca acercar los escritos de Comenius en la obra Didáctica Magna y la conformación del campo de la didáctica moderna, especialmente en lo que se refiere a la democratización de la enseñanza, a los métodos para enseñar, a las críticas a la institución escolar y la educación Violencia, y al estímulo a la formación humana y emancipatoria.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2018-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/259410.26568/2359-2087.2018.2594EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 5 n. 10 (2018); 82-932359-20872359-208710.26568/educa.v5i10reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2594/2322Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Joao Carvalho2018-06-18T01:31:00Zoai:periodicos.unir.br:article/2594Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2018-06-18T01:31Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Los ecos de las propuestas de Comenius en la construcción de la didáctica moderna
Os ecos das propostas de Comenius na construção da didática moderna
The echoes of Comenius' pedagogical proposals in the construction of modern didactics
title Los ecos de las propuestas de Comenius en la construcción de la didáctica moderna
spellingShingle Los ecos de las propuestas de Comenius en la construcción de la didáctica moderna
Los ecos de las propuestas de Comenius en la construcción de la didáctica moderna
Dias, Joao Carvalho
Enseñanza. Aprendizaje. Epistemología.
Didática
Comenius
Didática Moderna
370
Teaching. Learning. Epistemology.
Dias, Joao Carvalho
Enseñanza. Aprendizaje. Epistemología.
Didática
Comenius
Didática Moderna
370
Teaching. Learning. Epistemology.
title_short Los ecos de las propuestas de Comenius en la construcción de la didáctica moderna
title_full Los ecos de las propuestas de Comenius en la construcción de la didáctica moderna
title_fullStr Los ecos de las propuestas de Comenius en la construcción de la didáctica moderna
Los ecos de las propuestas de Comenius en la construcción de la didáctica moderna
title_full_unstemmed Los ecos de las propuestas de Comenius en la construcción de la didáctica moderna
Los ecos de las propuestas de Comenius en la construcción de la didáctica moderna
title_sort Los ecos de las propuestas de Comenius en la construcción de la didáctica moderna
author Dias, Joao Carvalho
author_facet Dias, Joao Carvalho
Dias, Joao Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Joao Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Enseñanza. Aprendizaje. Epistemología.
Didática
Comenius
Didática Moderna
370
Teaching. Learning. Epistemology.
topic Enseñanza. Aprendizaje. Epistemología.
Didática
Comenius
Didática Moderna
370
Teaching. Learning. Epistemology.
description Os desafios educacionais não estão restritos apenas à atualidade. Debates e reflexões desenvolvidos em séculos anteriores a este possibilitaram a compreensão da educação enquanto um campo de ciência e pesquisa. Esse artigo pretende resgatar as principais propostas pedagógicas de João Amós Comenius, considerando as heranças histórico-culturais que marcaram os pensamentos desse autor, e articular as possíveis influências de seus pensamentos na construção e na concepção de Didática nos dias de hoje. A ideia principal do trabalho é propor um diálogo que vise aproximar os escritos de Comenius na obra Didática Magna e a conformação do campo da didática moderna, especialmente no que tange à democratização do ensino, aos métodos para ensinar, às criticas a instituição escolar e a violência, e ao incentivo à formação humana e emancipatória.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2594
10.26568/2359-2087.2018.2594
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2594
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2018.2594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2594/2322
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 5 n. 10 (2018); 82-93
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v5i10
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1822179490185347072
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.26568/2359-2087.2018.2594