Promoção da Igualdade de Gênero nas aulas de Educação Física Escolar no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Douglas Rosa de Souza
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Faria, João Paulo de Oliveira, Lins, Raquel Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1626
Resumo: As questões de gênero vêm sendo estudadas desde os movimentos feministas do século XIX com o propósito de angariar direitos sociais às mulheres. Entretanto gênero não deve ser tratado somente em relação à mulher, mas relacionado a ambos os sexos com suas feminilidades e masculinidades, assim sendo a construção social do masculino e feminino, que ainda hoje reflete nas aulas de Educação Física levando a separação de meninos e meninas, diferenças que naturalizam o corpo masculino mais forte e o corpo feminino mais fraco. Deste modo, reafirmando os papéis sociais preexistentes para ambos os sexos, reforçando as práticas sexistas. O presente estudo tem por objetivo verificar por meio das aulas de Educação Física na escola a promoção de igualdade de gênero entre os alunos do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com utilização de diário de campo, observação e análise de conteúdo, e realizado em uma escola pertencente à Rede Municipal do Município de Itaperuna – Rio de Janeiro no período de Fevereiro à Março de 2014. Foram observadas 26 aulas de Educação Física do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Obteve-se como resultado, que o conteúdo esporte foi predominante nas aulas observadas; as aulas em sua maioria foram separadas por sexo, levando a reafirmação da supremacia masculina e inferioridade do feminino. Pode-se concluir que não há a promoção da igualdade de gênero nas aulas de Educação Física escolar por conta da predominância do conteúdo esporte nas aulas observadas que reforçam a perpetuação do sexismo e dos papeis sociais exercidos por meninos e meninas, sendo sugerido que sejam elaboradas ações pedagógicas de uma Educação Coeducativa e, principalmente de uma Educação Física Coeducativa.
id UNIR-3_edbcb01d3ace441e427787839c140d95
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/1626
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Promoção da Igualdade de Gênero nas aulas de Educação Física Escolar no Ensino FundamentalPráticas Sexistas. Papéis Sociais. Igualdade de Gênero. Educação Física Escolar.As questões de gênero vêm sendo estudadas desde os movimentos feministas do século XIX com o propósito de angariar direitos sociais às mulheres. Entretanto gênero não deve ser tratado somente em relação à mulher, mas relacionado a ambos os sexos com suas feminilidades e masculinidades, assim sendo a construção social do masculino e feminino, que ainda hoje reflete nas aulas de Educação Física levando a separação de meninos e meninas, diferenças que naturalizam o corpo masculino mais forte e o corpo feminino mais fraco. Deste modo, reafirmando os papéis sociais preexistentes para ambos os sexos, reforçando as práticas sexistas. O presente estudo tem por objetivo verificar por meio das aulas de Educação Física na escola a promoção de igualdade de gênero entre os alunos do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com utilização de diário de campo, observação e análise de conteúdo, e realizado em uma escola pertencente à Rede Municipal do Município de Itaperuna – Rio de Janeiro no período de Fevereiro à Março de 2014. Foram observadas 26 aulas de Educação Física do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Obteve-se como resultado, que o conteúdo esporte foi predominante nas aulas observadas; as aulas em sua maioria foram separadas por sexo, levando a reafirmação da supremacia masculina e inferioridade do feminino. Pode-se concluir que não há a promoção da igualdade de gênero nas aulas de Educação Física escolar por conta da predominância do conteúdo esporte nas aulas observadas que reforçam a perpetuação do sexismo e dos papeis sociais exercidos por meninos e meninas, sendo sugerido que sejam elaboradas ações pedagógicas de uma Educação Coeducativa e, principalmente de uma Educação Física Coeducativa.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2015-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/162610.26568/2359-2087.2015.1626EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 2 n. 4 (2015); 92-1092359-20872359-208710.26568/educa.v2i4reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1626/1486Silva, Douglas Rosa de SouzaFaria, João Paulo de OliveiraLins, Raquel Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-03T18:43:21Zoai:periodicos.unir.br:article/1626Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2017-05-03T18:43:21Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Promoção da Igualdade de Gênero nas aulas de Educação Física Escolar no Ensino Fundamental
title Promoção da Igualdade de Gênero nas aulas de Educação Física Escolar no Ensino Fundamental
spellingShingle Promoção da Igualdade de Gênero nas aulas de Educação Física Escolar no Ensino Fundamental
Silva, Douglas Rosa de Souza
Práticas Sexistas. Papéis Sociais. Igualdade de Gênero. Educação Física Escolar.
title_short Promoção da Igualdade de Gênero nas aulas de Educação Física Escolar no Ensino Fundamental
title_full Promoção da Igualdade de Gênero nas aulas de Educação Física Escolar no Ensino Fundamental
title_fullStr Promoção da Igualdade de Gênero nas aulas de Educação Física Escolar no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Promoção da Igualdade de Gênero nas aulas de Educação Física Escolar no Ensino Fundamental
title_sort Promoção da Igualdade de Gênero nas aulas de Educação Física Escolar no Ensino Fundamental
author Silva, Douglas Rosa de Souza
author_facet Silva, Douglas Rosa de Souza
Faria, João Paulo de Oliveira
Lins, Raquel Guimarães
author_role author
author2 Faria, João Paulo de Oliveira
Lins, Raquel Guimarães
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Douglas Rosa de Souza
Faria, João Paulo de Oliveira
Lins, Raquel Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas Sexistas. Papéis Sociais. Igualdade de Gênero. Educação Física Escolar.
topic Práticas Sexistas. Papéis Sociais. Igualdade de Gênero. Educação Física Escolar.
description As questões de gênero vêm sendo estudadas desde os movimentos feministas do século XIX com o propósito de angariar direitos sociais às mulheres. Entretanto gênero não deve ser tratado somente em relação à mulher, mas relacionado a ambos os sexos com suas feminilidades e masculinidades, assim sendo a construção social do masculino e feminino, que ainda hoje reflete nas aulas de Educação Física levando a separação de meninos e meninas, diferenças que naturalizam o corpo masculino mais forte e o corpo feminino mais fraco. Deste modo, reafirmando os papéis sociais preexistentes para ambos os sexos, reforçando as práticas sexistas. O presente estudo tem por objetivo verificar por meio das aulas de Educação Física na escola a promoção de igualdade de gênero entre os alunos do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com utilização de diário de campo, observação e análise de conteúdo, e realizado em uma escola pertencente à Rede Municipal do Município de Itaperuna – Rio de Janeiro no período de Fevereiro à Março de 2014. Foram observadas 26 aulas de Educação Física do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Obteve-se como resultado, que o conteúdo esporte foi predominante nas aulas observadas; as aulas em sua maioria foram separadas por sexo, levando a reafirmação da supremacia masculina e inferioridade do feminino. Pode-se concluir que não há a promoção da igualdade de gênero nas aulas de Educação Física escolar por conta da predominância do conteúdo esporte nas aulas observadas que reforçam a perpetuação do sexismo e dos papeis sociais exercidos por meninos e meninas, sendo sugerido que sejam elaboradas ações pedagógicas de uma Educação Coeducativa e, principalmente de uma Educação Física Coeducativa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1626
10.26568/2359-2087.2015.1626
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1626
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2015.1626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1626/1486
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 2 n. 4 (2015); 92-109
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v2i4
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542014087168