Memories of rural teachers and teachers about doing teachers in Rondônia, the end of the 20th century and the early 21st

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Josemir Almeida
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Andressa Lima da, Matias, Juliana Cândido, Nunes, Marcia Jovani de Oliveria, Lima, Roger dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5548
Resumo: Este manuscrito resulta de investigação realizada junto a professores e professoras rurais no estado de Rondônia, região amazônica no Norte do Brasil. As narrativas que compõem o artigo foram extraídas de entrevistas com professores e professoras que atuaram ou atuam em escolas rurais no Vale do Jamari, Zona da Mata e Cone Sul, sub-regiões do estado de Rondônia. A indagação inicial é a seguinte: o que dizem professoras e professores sobre suas atribuições na escola rural? Um dos objetivos da pesquisa foi identificar e analisar parte dos processos de inserção, formação e atuação de professoras e professores em escolas rurais a partir dos anos de 1980 (século XX) ao início do século XXI. Em termos metodológicos, utilizamos prioritariamente fontes orais, coletadas por meio de entrevista semiestruturada. Os dados recolhidos foram sistematizados pelos investigadores com auxílio do software MaxQda. Entre os diversos teóricos, fundamentamo-nos em Barros e Ferreira (2020), Lima (2019), Matias (2019), Meihy (2005), Nunes (2019) e Silva (2019), entre outros. A pesquisa de cunho histórico em educação prioriza contextos de escolas rurais e corrobora para o melhor entendimento sobre os fazeres de docentes.
id UNIR-3_f6956501c5c97d419e6bae38ac9a78b4
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/5548
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Memories of rural teachers and teachers about doing teachers in Rondônia, the end of the 20th century and the early 21stRecuerdos de profesores rurales y profesores acerca de hacer profesores en Rondônia, finales del siglo XX y primeros 21Memórias de professores e professoras rurais sobre o fazer docente em Rondônia, fins do século XX e início do XXIProfesor y profesoras rurales. Escuela rural. Enseñanza rural. História de la Educación Rural. Docencia Rural.Professoras e professores rurais. Escola rural. Ensino rural. História da Educação Rural. Docência rural370 – EducaçãoRural teachers. Rural school. Rural education. History of Rural Education. Rural teaching.Este manuscrito resulta de investigação realizada junto a professores e professoras rurais no estado de Rondônia, região amazônica no Norte do Brasil. As narrativas que compõem o artigo foram extraídas de entrevistas com professores e professoras que atuaram ou atuam em escolas rurais no Vale do Jamari, Zona da Mata e Cone Sul, sub-regiões do estado de Rondônia. A indagação inicial é a seguinte: o que dizem professoras e professores sobre suas atribuições na escola rural? Um dos objetivos da pesquisa foi identificar e analisar parte dos processos de inserção, formação e atuação de professoras e professores em escolas rurais a partir dos anos de 1980 (século XX) ao início do século XXI. Em termos metodológicos, utilizamos prioritariamente fontes orais, coletadas por meio de entrevista semiestruturada. Os dados recolhidos foram sistematizados pelos investigadores com auxílio do software MaxQda. Entre os diversos teóricos, fundamentamo-nos em Barros e Ferreira (2020), Lima (2019), Matias (2019), Meihy (2005), Nunes (2019) e Silva (2019), entre outros. A pesquisa de cunho histórico em educação prioriza contextos de escolas rurais e corrobora para o melhor entendimento sobre os fazeres de docentes.This one manuscript results from an investigation carried out with rural teachers in the state of Rondônia, an Amazon region in northern Brazil. The narratives that make up the article were extracted from interviews with rural teachers who worked in schools in Vale do Jamari, Zona da Mata and Cone Sul, sub-regions of the state of Rondônia. The initial question is: what do teachers say about their duties in the rural school? One of the objectives of the research was to identify and analyze part of the processes of insertion, formation and performance of teachers in rural schools from the 1980s of the 20th century to the beginning of the 21st century. In methodological terms, we primarily use oral sources, collected through semi-structured interviews. The collected data were systematized by the researchers with the aid of the MaxQda software. Among the various theorists we rely on Barros and Ferreira (2020), Lima (2019), Matias (2019), Meihy (2005), Nunes (2019) and Silva (2019), among others. Historical research in education prioritizes contexts in rural schools and corroborates for a better understanding of the activities of teachers.Éste manuscrito resulta de la investigación realizada junto a los profesores y profesoras rurales en el estado de Rondonia, región amazónica del Norte de Brasil. Las narrativas que componen el artículo fueron extraídas  de entrevistas con profesores y profesoras que actuaron o actúan en escuelas rurales en el Valle del Jamari, Zona de la Mata y Cono Sur, sub-regiones del estado de Rondonia. La indagación inicial es la siguiente: ¿Que dicen profesoras y profesores sobre sus atribuciones en la escuela rural? Uno de los objetivos de la investigación fue identificar y analizar una parte de los procesos de inclusión, formación y actuación de las profesoras y profesores en escuelas rurales a partir de los años de 1980 del siglo XX al inicio del siglo XXI. En términos metodológicos utilizamos prioritariamente fuentes orales, recopiladas por medio de entrevista semi estructurada. Los datos recogidos fueron sistematizados por los investigadores con auxilio del software MaxQda. Entre los diversos teóricos nos fundamentamos en Barros y Ferreira ( 2020). Lima ( 2019), Meihy (2005), Nunes (2019) e Silva (2019), entre otros. La investigación de base histórica en educación prioriza contextos de escuelas rurales y corrobora para la mejor comprensión sobre los haceres  docentes.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2020-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Histórica. Pesquisa documentalapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/554810.26568/2359-2087.2020.5548EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 998-10242359-20872359-208710.26568/educa.v7i17reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5548/3721Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Josemir AlmeidaSilva, Andressa Lima daMatias, Juliana CândidoNunes, Marcia Jovani de OliveriaLima, Roger dos Santos2021-01-07T02:10:20Zoai:periodicos.unir.br:article/5548Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2021-01-07T02:10:20Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Memories of rural teachers and teachers about doing teachers in Rondônia, the end of the 20th century and the early 21st
Recuerdos de profesores rurales y profesores acerca de hacer profesores en Rondônia, finales del siglo XX y primeros 21
Memórias de professores e professoras rurais sobre o fazer docente em Rondônia, fins do século XX e início do XXI
title Memories of rural teachers and teachers about doing teachers in Rondônia, the end of the 20th century and the early 21st
spellingShingle Memories of rural teachers and teachers about doing teachers in Rondônia, the end of the 20th century and the early 21st
Barros, Josemir Almeida
Profesor y profesoras rurales. Escuela rural. Enseñanza rural. História de la Educación Rural. Docencia Rural.
Professoras e professores rurais. Escola rural. Ensino rural. História da Educação Rural. Docência rural
370 – Educação
Rural teachers. Rural school. Rural education. History of Rural Education. Rural teaching.
title_short Memories of rural teachers and teachers about doing teachers in Rondônia, the end of the 20th century and the early 21st
title_full Memories of rural teachers and teachers about doing teachers in Rondônia, the end of the 20th century and the early 21st
title_fullStr Memories of rural teachers and teachers about doing teachers in Rondônia, the end of the 20th century and the early 21st
title_full_unstemmed Memories of rural teachers and teachers about doing teachers in Rondônia, the end of the 20th century and the early 21st
title_sort Memories of rural teachers and teachers about doing teachers in Rondônia, the end of the 20th century and the early 21st
author Barros, Josemir Almeida
author_facet Barros, Josemir Almeida
Silva, Andressa Lima da
Matias, Juliana Cândido
Nunes, Marcia Jovani de Oliveria
Lima, Roger dos Santos
author_role author
author2 Silva, Andressa Lima da
Matias, Juliana Cândido
Nunes, Marcia Jovani de Oliveria
Lima, Roger dos Santos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Josemir Almeida
Silva, Andressa Lima da
Matias, Juliana Cândido
Nunes, Marcia Jovani de Oliveria
Lima, Roger dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Profesor y profesoras rurales. Escuela rural. Enseñanza rural. História de la Educación Rural. Docencia Rural.
Professoras e professores rurais. Escola rural. Ensino rural. História da Educação Rural. Docência rural
370 – Educação
Rural teachers. Rural school. Rural education. History of Rural Education. Rural teaching.
topic Profesor y profesoras rurales. Escuela rural. Enseñanza rural. História de la Educación Rural. Docencia Rural.
Professoras e professores rurais. Escola rural. Ensino rural. História da Educação Rural. Docência rural
370 – Educação
Rural teachers. Rural school. Rural education. History of Rural Education. Rural teaching.
description Este manuscrito resulta de investigação realizada junto a professores e professoras rurais no estado de Rondônia, região amazônica no Norte do Brasil. As narrativas que compõem o artigo foram extraídas de entrevistas com professores e professoras que atuaram ou atuam em escolas rurais no Vale do Jamari, Zona da Mata e Cone Sul, sub-regiões do estado de Rondônia. A indagação inicial é a seguinte: o que dizem professoras e professores sobre suas atribuições na escola rural? Um dos objetivos da pesquisa foi identificar e analisar parte dos processos de inserção, formação e atuação de professoras e professores em escolas rurais a partir dos anos de 1980 (século XX) ao início do século XXI. Em termos metodológicos, utilizamos prioritariamente fontes orais, coletadas por meio de entrevista semiestruturada. Os dados recolhidos foram sistematizados pelos investigadores com auxílio do software MaxQda. Entre os diversos teóricos, fundamentamo-nos em Barros e Ferreira (2020), Lima (2019), Matias (2019), Meihy (2005), Nunes (2019) e Silva (2019), entre outros. A pesquisa de cunho histórico em educação prioriza contextos de escolas rurais e corrobora para o melhor entendimento sobre os fazeres de docentes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Histórica. Pesquisa documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5548
10.26568/2359-2087.2020.5548
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5548
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2020.5548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5548/3721
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 998-1024
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v7i17
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174541590462464