Memories of rural teachers and teachers about doing teachers in Rondônia, the end of the 20th century and the early 21st
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5548 |
Resumo: | Este manuscrito resulta de investigação realizada junto a professores e professoras rurais no estado de Rondônia, região amazônica no Norte do Brasil. As narrativas que compõem o artigo foram extraídas de entrevistas com professores e professoras que atuaram ou atuam em escolas rurais no Vale do Jamari, Zona da Mata e Cone Sul, sub-regiões do estado de Rondônia. A indagação inicial é a seguinte: o que dizem professoras e professores sobre suas atribuições na escola rural? Um dos objetivos da pesquisa foi identificar e analisar parte dos processos de inserção, formação e atuação de professoras e professores em escolas rurais a partir dos anos de 1980 (século XX) ao início do século XXI. Em termos metodológicos, utilizamos prioritariamente fontes orais, coletadas por meio de entrevista semiestruturada. Os dados recolhidos foram sistematizados pelos investigadores com auxílio do software MaxQda. Entre os diversos teóricos, fundamentamo-nos em Barros e Ferreira (2020), Lima (2019), Matias (2019), Meihy (2005), Nunes (2019) e Silva (2019), entre outros. A pesquisa de cunho histórico em educação prioriza contextos de escolas rurais e corrobora para o melhor entendimento sobre os fazeres de docentes. |
id |
UNIR-3_f6956501c5c97d419e6bae38ac9a78b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/5548 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Memories of rural teachers and teachers about doing teachers in Rondônia, the end of the 20th century and the early 21stRecuerdos de profesores rurales y profesores acerca de hacer profesores en Rondônia, finales del siglo XX y primeros 21Memórias de professores e professoras rurais sobre o fazer docente em Rondônia, fins do século XX e início do XXIProfesor y profesoras rurales. Escuela rural. Enseñanza rural. História de la Educación Rural. Docencia Rural.Professoras e professores rurais. Escola rural. Ensino rural. História da Educação Rural. Docência rural370 – EducaçãoRural teachers. Rural school. Rural education. History of Rural Education. Rural teaching.Este manuscrito resulta de investigação realizada junto a professores e professoras rurais no estado de Rondônia, região amazônica no Norte do Brasil. As narrativas que compõem o artigo foram extraídas de entrevistas com professores e professoras que atuaram ou atuam em escolas rurais no Vale do Jamari, Zona da Mata e Cone Sul, sub-regiões do estado de Rondônia. A indagação inicial é a seguinte: o que dizem professoras e professores sobre suas atribuições na escola rural? Um dos objetivos da pesquisa foi identificar e analisar parte dos processos de inserção, formação e atuação de professoras e professores em escolas rurais a partir dos anos de 1980 (século XX) ao início do século XXI. Em termos metodológicos, utilizamos prioritariamente fontes orais, coletadas por meio de entrevista semiestruturada. Os dados recolhidos foram sistematizados pelos investigadores com auxílio do software MaxQda. Entre os diversos teóricos, fundamentamo-nos em Barros e Ferreira (2020), Lima (2019), Matias (2019), Meihy (2005), Nunes (2019) e Silva (2019), entre outros. A pesquisa de cunho histórico em educação prioriza contextos de escolas rurais e corrobora para o melhor entendimento sobre os fazeres de docentes.This one manuscript results from an investigation carried out with rural teachers in the state of Rondônia, an Amazon region in northern Brazil. The narratives that make up the article were extracted from interviews with rural teachers who worked in schools in Vale do Jamari, Zona da Mata and Cone Sul, sub-regions of the state of Rondônia. The initial question is: what do teachers say about their duties in the rural school? One of the objectives of the research was to identify and analyze part of the processes of insertion, formation and performance of teachers in rural schools from the 1980s of the 20th century to the beginning of the 21st century. In methodological terms, we primarily use oral sources, collected through semi-structured interviews. The collected data were systematized by the researchers with the aid of the MaxQda software. Among the various theorists we rely on Barros and Ferreira (2020), Lima (2019), Matias (2019), Meihy (2005), Nunes (2019) and Silva (2019), among others. Historical research in education prioritizes contexts in rural schools and corroborates for a better understanding of the activities of teachers.Éste manuscrito resulta de la investigación realizada junto a los profesores y profesoras rurales en el estado de Rondonia, región amazónica del Norte de Brasil. Las narrativas que componen el artículo fueron extraídas de entrevistas con profesores y profesoras que actuaron o actúan en escuelas rurales en el Valle del Jamari, Zona de la Mata y Cono Sur, sub-regiones del estado de Rondonia. La indagación inicial es la siguiente: ¿Que dicen profesoras y profesores sobre sus atribuciones en la escuela rural? Uno de los objetivos de la investigación fue identificar y analizar una parte de los procesos de inclusión, formación y actuación de las profesoras y profesores en escuelas rurales a partir de los años de 1980 del siglo XX al inicio del siglo XXI. En términos metodológicos utilizamos prioritariamente fuentes orales, recopiladas por medio de entrevista semi estructurada. Los datos recogidos fueron sistematizados por los investigadores con auxilio del software MaxQda. Entre los diversos teóricos nos fundamentamos en Barros y Ferreira ( 2020). Lima ( 2019), Meihy (2005), Nunes (2019) e Silva (2019), entre otros. La investigación de base histórica en educación prioriza contextos de escuelas rurales y corrobora para la mejor comprensión sobre los haceres docentes.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2020-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Histórica. Pesquisa documentalapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/554810.26568/2359-2087.2020.5548EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 998-10242359-20872359-208710.26568/educa.v7i17reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5548/3721Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Josemir AlmeidaSilva, Andressa Lima daMatias, Juliana CândidoNunes, Marcia Jovani de OliveriaLima, Roger dos Santos2021-01-07T02:10:20Zoai:periodicos.unir.br:article/5548Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2021-01-07T02:10:20Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memories of rural teachers and teachers about doing teachers in Rondônia, the end of the 20th century and the early 21st Recuerdos de profesores rurales y profesores acerca de hacer profesores en Rondônia, finales del siglo XX y primeros 21 Memórias de professores e professoras rurais sobre o fazer docente em Rondônia, fins do século XX e início do XXI |
title |
Memories of rural teachers and teachers about doing teachers in Rondônia, the end of the 20th century and the early 21st |
spellingShingle |
Memories of rural teachers and teachers about doing teachers in Rondônia, the end of the 20th century and the early 21st Barros, Josemir Almeida Profesor y profesoras rurales. Escuela rural. Enseñanza rural. História de la Educación Rural. Docencia Rural. Professoras e professores rurais. Escola rural. Ensino rural. História da Educação Rural. Docência rural 370 – Educação Rural teachers. Rural school. Rural education. History of Rural Education. Rural teaching. |
title_short |
Memories of rural teachers and teachers about doing teachers in Rondônia, the end of the 20th century and the early 21st |
title_full |
Memories of rural teachers and teachers about doing teachers in Rondônia, the end of the 20th century and the early 21st |
title_fullStr |
Memories of rural teachers and teachers about doing teachers in Rondônia, the end of the 20th century and the early 21st |
title_full_unstemmed |
Memories of rural teachers and teachers about doing teachers in Rondônia, the end of the 20th century and the early 21st |
title_sort |
Memories of rural teachers and teachers about doing teachers in Rondônia, the end of the 20th century and the early 21st |
author |
Barros, Josemir Almeida |
author_facet |
Barros, Josemir Almeida Silva, Andressa Lima da Matias, Juliana Cândido Nunes, Marcia Jovani de Oliveria Lima, Roger dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Andressa Lima da Matias, Juliana Cândido Nunes, Marcia Jovani de Oliveria Lima, Roger dos Santos |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Josemir Almeida Silva, Andressa Lima da Matias, Juliana Cândido Nunes, Marcia Jovani de Oliveria Lima, Roger dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Profesor y profesoras rurales. Escuela rural. Enseñanza rural. História de la Educación Rural. Docencia Rural. Professoras e professores rurais. Escola rural. Ensino rural. História da Educação Rural. Docência rural 370 – Educação Rural teachers. Rural school. Rural education. History of Rural Education. Rural teaching. |
topic |
Profesor y profesoras rurales. Escuela rural. Enseñanza rural. História de la Educación Rural. Docencia Rural. Professoras e professores rurais. Escola rural. Ensino rural. História da Educação Rural. Docência rural 370 – Educação Rural teachers. Rural school. Rural education. History of Rural Education. Rural teaching. |
description |
Este manuscrito resulta de investigação realizada junto a professores e professoras rurais no estado de Rondônia, região amazônica no Norte do Brasil. As narrativas que compõem o artigo foram extraídas de entrevistas com professores e professoras que atuaram ou atuam em escolas rurais no Vale do Jamari, Zona da Mata e Cone Sul, sub-regiões do estado de Rondônia. A indagação inicial é a seguinte: o que dizem professoras e professores sobre suas atribuições na escola rural? Um dos objetivos da pesquisa foi identificar e analisar parte dos processos de inserção, formação e atuação de professoras e professores em escolas rurais a partir dos anos de 1980 (século XX) ao início do século XXI. Em termos metodológicos, utilizamos prioritariamente fontes orais, coletadas por meio de entrevista semiestruturada. Os dados recolhidos foram sistematizados pelos investigadores com auxílio do software MaxQda. Entre os diversos teóricos, fundamentamo-nos em Barros e Ferreira (2020), Lima (2019), Matias (2019), Meihy (2005), Nunes (2019) e Silva (2019), entre outros. A pesquisa de cunho histórico em educação prioriza contextos de escolas rurais e corrobora para o melhor entendimento sobre os fazeres de docentes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Histórica. Pesquisa documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5548 10.26568/2359-2087.2020.5548 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5548 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2020.5548 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5548/3721 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 998-1024 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v7i17 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174541590462464 |