DEMANDS OF HEALTH EDUCATION PRACTICE TO NURSE’S QUOTIDIAN: A NARRATIVE REVISION
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1348 |
Resumo: | Objetivo: analisar as demandas para o cotidiano do enfermeiro a partir de artigos publicados na temática educação em saúde. Métodos: revisão narrativa, realizada na base de dados LILACS, com as palavras: “educação em saúde” and “promoção da saúde” and “enfermagem”, no período de 1986 a 2008. Resultados: duas categorias temáticas: a necessidade de educação permanente e a necessidade de um novo modelo de educação em saúde. Aponta-se a permanente construção do conhecimento para qualificar e atender às demandas sociais de saúde. No desenvolvimento das práticas educativas, os enfermeiros valorizam o diálogo, o cotidiano do usuário, revelando uma transição entre o referencial tradicional e o emancipatório. Conclusão: Reconhece-se que as pesquisas em enfermagem contribuem para fortalecer estratégias de ação educativa emacipatória. Recomenda-se desenvolver o ensino de tecnologias educacionais ativas, possibilitando a educação em saúde como promotora de saúde. |
id |
UNIRIO-2_1fdf17a0331c0fdc9e4229808dc64acf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/1348 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
DEMANDS OF HEALTH EDUCATION PRACTICE TO NURSE’S QUOTIDIAN: A NARRATIVE REVISIONEducação em saúdepromoção da saúdeconduta de saúdeenfermagemenfermagem em saúde comunitáriaenfermagem em saúde públicaeducação continuada em enfermagem.Educação em SaúdeObjetivo: analisar as demandas para o cotidiano do enfermeiro a partir de artigos publicados na temática educação em saúde. Métodos: revisão narrativa, realizada na base de dados LILACS, com as palavras: “educação em saúde” and “promoção da saúde” and “enfermagem”, no período de 1986 a 2008. Resultados: duas categorias temáticas: a necessidade de educação permanente e a necessidade de um novo modelo de educação em saúde. Aponta-se a permanente construção do conhecimento para qualificar e atender às demandas sociais de saúde. No desenvolvimento das práticas educativas, os enfermeiros valorizam o diálogo, o cotidiano do usuário, revelando uma transição entre o referencial tradicional e o emancipatório. Conclusão: Reconhece-se que as pesquisas em enfermagem contribuem para fortalecer estratégias de ação educativa emacipatória. Recomenda-se desenvolver o ensino de tecnologias educacionais ativas, possibilitando a educação em saúde como promotora de saúde.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2011-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresRevisão Narrativaapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/134810.9789/2175-5361.2011.v3i4.2453-2465Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 3 No. 4 (2011); 2453-2465Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 3 Núm. 4 (2011); 2453-2465Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 3 n. 4 (2011); 2453-24652175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1348/pdf_452Copyright (c) 2011 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessCeolin, SilvanaPadoin, Stela Maris de MelloNoal, Helena CarolinaTerra, Marlene Gomesda Silva, Cristiane Trivisiolde Paula, Cristiane Cardoso2024-01-12T14:08:18Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/1348Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:18Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DEMANDS OF HEALTH EDUCATION PRACTICE TO NURSE’S QUOTIDIAN: A NARRATIVE REVISION |
title |
DEMANDS OF HEALTH EDUCATION PRACTICE TO NURSE’S QUOTIDIAN: A NARRATIVE REVISION |
spellingShingle |
DEMANDS OF HEALTH EDUCATION PRACTICE TO NURSE’S QUOTIDIAN: A NARRATIVE REVISION Ceolin, Silvana Educação em saúde promoção da saúde conduta de saúde enfermagem enfermagem em saúde comunitária enfermagem em saúde pública educação continuada em enfermagem. Educação em Saúde |
title_short |
DEMANDS OF HEALTH EDUCATION PRACTICE TO NURSE’S QUOTIDIAN: A NARRATIVE REVISION |
title_full |
DEMANDS OF HEALTH EDUCATION PRACTICE TO NURSE’S QUOTIDIAN: A NARRATIVE REVISION |
title_fullStr |
DEMANDS OF HEALTH EDUCATION PRACTICE TO NURSE’S QUOTIDIAN: A NARRATIVE REVISION |
title_full_unstemmed |
DEMANDS OF HEALTH EDUCATION PRACTICE TO NURSE’S QUOTIDIAN: A NARRATIVE REVISION |
title_sort |
DEMANDS OF HEALTH EDUCATION PRACTICE TO NURSE’S QUOTIDIAN: A NARRATIVE REVISION |
author |
Ceolin, Silvana |
author_facet |
Ceolin, Silvana Padoin, Stela Maris de Mello Noal, Helena Carolina Terra, Marlene Gomes da Silva, Cristiane Trivisiol de Paula, Cristiane Cardoso |
author_role |
author |
author2 |
Padoin, Stela Maris de Mello Noal, Helena Carolina Terra, Marlene Gomes da Silva, Cristiane Trivisiol de Paula, Cristiane Cardoso |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ceolin, Silvana Padoin, Stela Maris de Mello Noal, Helena Carolina Terra, Marlene Gomes da Silva, Cristiane Trivisiol de Paula, Cristiane Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde promoção da saúde conduta de saúde enfermagem enfermagem em saúde comunitária enfermagem em saúde pública educação continuada em enfermagem. Educação em Saúde |
topic |
Educação em saúde promoção da saúde conduta de saúde enfermagem enfermagem em saúde comunitária enfermagem em saúde pública educação continuada em enfermagem. Educação em Saúde |
description |
Objetivo: analisar as demandas para o cotidiano do enfermeiro a partir de artigos publicados na temática educação em saúde. Métodos: revisão narrativa, realizada na base de dados LILACS, com as palavras: “educação em saúde” and “promoção da saúde” and “enfermagem”, no período de 1986 a 2008. Resultados: duas categorias temáticas: a necessidade de educação permanente e a necessidade de um novo modelo de educação em saúde. Aponta-se a permanente construção do conhecimento para qualificar e atender às demandas sociais de saúde. No desenvolvimento das práticas educativas, os enfermeiros valorizam o diálogo, o cotidiano do usuário, revelando uma transição entre o referencial tradicional e o emancipatório. Conclusão: Reconhece-se que as pesquisas em enfermagem contribuem para fortalecer estratégias de ação educativa emacipatória. Recomenda-se desenvolver o ensino de tecnologias educacionais ativas, possibilitando a educação em saúde como promotora de saúde. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Revisão Narrativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1348 10.9789/2175-5361.2011.v3i4.2453-2465 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1348 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2011.v3i4.2453-2465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1348/pdf_452 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 3 No. 4 (2011); 2453-2465 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 3 Núm. 4 (2011); 2453-2465 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 3 n. 4 (2011); 2453-2465 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218875592179712 |