Educação permanente em saúde: a concepção freireana como subsídio à gestão do cuidado / Permanent education in health: the freire concept as an aid in care management

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Antônia Ramos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza, Verusca Soares de, Teston, Elen Ferraz, Spigolon, Dandara Novakowski, Matsuda, Laura Misue
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6368
Resumo: Objetivo: Investigar o emprego da educação permanente na gestão do cuidado, embasado nos referenciais de Paulo Freire. Método: Estudo do tipo metassíntese da literatura. A busca dos artigos/publicações foi realizada nos meses de junho e julho de 2014, nas bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Índice Bibliográfico Español de Ciencias de La Salud (IBECS) e; Scientific Electronic Library Online (SciELO), contempladas pela Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Após a fase de localização, da leitura do título e do resumo, foram selecionados seis artigos para análise. Resultados: As informações apreendidas na análise dos dados foram sintetizadas e agrupadas em duas categorias: Educação Permanente em Saúde - perspectiva conceitual e; Educação Permanente em Saúde e o Método Paulo Freire. Conclusão: A Educação Permanente, especialmente na enfermagem, é apontada como estratégia que promove a melhoria da gestão e do cuidado. 
id UNIRIO-2_2eb700086e1c2da7e3cda0d0d87953eb
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/6368
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Educação permanente em saúde: a concepção freireana como subsídio à gestão do cuidado / Permanent education in health: the freire concept as an aid in care managementEducação em saúdeEducação em enfermagemGestão.Educação em enfermagemObjetivo: Investigar o emprego da educação permanente na gestão do cuidado, embasado nos referenciais de Paulo Freire. Método: Estudo do tipo metassíntese da literatura. A busca dos artigos/publicações foi realizada nos meses de junho e julho de 2014, nas bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Índice Bibliográfico Español de Ciencias de La Salud (IBECS) e; Scientific Electronic Library Online (SciELO), contempladas pela Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Após a fase de localização, da leitura do título e do resumo, foram selecionados seis artigos para análise. Resultados: As informações apreendidas na análise dos dados foram sintetizadas e agrupadas em duas categorias: Educação Permanente em Saúde - perspectiva conceitual e; Educação Permanente em Saúde e o Método Paulo Freire. Conclusão: A Educação Permanente, especialmente na enfermagem, é apontada como estratégia que promove a melhoria da gestão e do cuidado. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2018-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresMetassíntese de literaturaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/636810.9789/2175-5361.2018.v10i2.558-564Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 No. 2 (2018); 558-564Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 Núm. 2 (2018); 558-564Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 10 n. 2 (2018); 558-5642175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6368/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6368/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Maria Antônia RamosSouza, Verusca Soares deTeston, Elen FerrazSpigolon, Dandara NovakowskiMatsuda, Laura Misue2018-04-02T09:21:39Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/6368Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2018-04-02T09:21:39Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação permanente em saúde: a concepção freireana como subsídio à gestão do cuidado / Permanent education in health: the freire concept as an aid in care management
title Educação permanente em saúde: a concepção freireana como subsídio à gestão do cuidado / Permanent education in health: the freire concept as an aid in care management
spellingShingle Educação permanente em saúde: a concepção freireana como subsídio à gestão do cuidado / Permanent education in health: the freire concept as an aid in care management
Costa, Maria Antônia Ramos
Educação em saúde
Educação em enfermagem
Gestão.
Educação em enfermagem
title_short Educação permanente em saúde: a concepção freireana como subsídio à gestão do cuidado / Permanent education in health: the freire concept as an aid in care management
title_full Educação permanente em saúde: a concepção freireana como subsídio à gestão do cuidado / Permanent education in health: the freire concept as an aid in care management
title_fullStr Educação permanente em saúde: a concepção freireana como subsídio à gestão do cuidado / Permanent education in health: the freire concept as an aid in care management
title_full_unstemmed Educação permanente em saúde: a concepção freireana como subsídio à gestão do cuidado / Permanent education in health: the freire concept as an aid in care management
title_sort Educação permanente em saúde: a concepção freireana como subsídio à gestão do cuidado / Permanent education in health: the freire concept as an aid in care management
author Costa, Maria Antônia Ramos
author_facet Costa, Maria Antônia Ramos
Souza, Verusca Soares de
Teston, Elen Ferraz
Spigolon, Dandara Novakowski
Matsuda, Laura Misue
author_role author
author2 Souza, Verusca Soares de
Teston, Elen Ferraz
Spigolon, Dandara Novakowski
Matsuda, Laura Misue
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria Antônia Ramos
Souza, Verusca Soares de
Teston, Elen Ferraz
Spigolon, Dandara Novakowski
Matsuda, Laura Misue
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Educação em enfermagem
Gestão.
Educação em enfermagem
topic Educação em saúde
Educação em enfermagem
Gestão.
Educação em enfermagem
description Objetivo: Investigar o emprego da educação permanente na gestão do cuidado, embasado nos referenciais de Paulo Freire. Método: Estudo do tipo metassíntese da literatura. A busca dos artigos/publicações foi realizada nos meses de junho e julho de 2014, nas bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Índice Bibliográfico Español de Ciencias de La Salud (IBECS) e; Scientific Electronic Library Online (SciELO), contempladas pela Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Após a fase de localização, da leitura do título e do resumo, foram selecionados seis artigos para análise. Resultados: As informações apreendidas na análise dos dados foram sintetizadas e agrupadas em duas categorias: Educação Permanente em Saúde - perspectiva conceitual e; Educação Permanente em Saúde e o Método Paulo Freire. Conclusão: A Educação Permanente, especialmente na enfermagem, é apontada como estratégia que promove a melhoria da gestão e do cuidado. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Metassíntese de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6368
10.9789/2175-5361.2018.v10i2.558-564
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6368
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2018.v10i2.558-564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6368/pdf
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6368/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 No. 2 (2018); 558-564
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 Núm. 2 (2018); 558-564
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 10 n. 2 (2018); 558-564
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218882424700928