Educação permanente em saúde: a concepção freireana como subsídio à gestão do cuidado / Permanent education in health: the freire concept as an aid in care management
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6368 |
Resumo: | Objetivo: Investigar o emprego da educação permanente na gestão do cuidado, embasado nos referenciais de Paulo Freire. Método: Estudo do tipo metassíntese da literatura. A busca dos artigos/publicações foi realizada nos meses de junho e julho de 2014, nas bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Índice Bibliográfico Español de Ciencias de La Salud (IBECS) e; Scientific Electronic Library Online (SciELO), contempladas pela Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Após a fase de localização, da leitura do título e do resumo, foram selecionados seis artigos para análise. Resultados: As informações apreendidas na análise dos dados foram sintetizadas e agrupadas em duas categorias: Educação Permanente em Saúde - perspectiva conceitual e; Educação Permanente em Saúde e o Método Paulo Freire. Conclusão: A Educação Permanente, especialmente na enfermagem, é apontada como estratégia que promove a melhoria da gestão e do cuidado. |
id |
UNIRIO-2_2eb700086e1c2da7e3cda0d0d87953eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/6368 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação permanente em saúde: a concepção freireana como subsídio à gestão do cuidado / Permanent education in health: the freire concept as an aid in care managementEducação em saúdeEducação em enfermagemGestão.Educação em enfermagemObjetivo: Investigar o emprego da educação permanente na gestão do cuidado, embasado nos referenciais de Paulo Freire. Método: Estudo do tipo metassíntese da literatura. A busca dos artigos/publicações foi realizada nos meses de junho e julho de 2014, nas bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Índice Bibliográfico Español de Ciencias de La Salud (IBECS) e; Scientific Electronic Library Online (SciELO), contempladas pela Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Após a fase de localização, da leitura do título e do resumo, foram selecionados seis artigos para análise. Resultados: As informações apreendidas na análise dos dados foram sintetizadas e agrupadas em duas categorias: Educação Permanente em Saúde - perspectiva conceitual e; Educação Permanente em Saúde e o Método Paulo Freire. Conclusão: A Educação Permanente, especialmente na enfermagem, é apontada como estratégia que promove a melhoria da gestão e do cuidado. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2018-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresMetassíntese de literaturaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/636810.9789/2175-5361.2018.v10i2.558-564Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 No. 2 (2018); 558-564Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 Núm. 2 (2018); 558-564Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 10 n. 2 (2018); 558-5642175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6368/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6368/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Maria Antônia RamosSouza, Verusca Soares deTeston, Elen FerrazSpigolon, Dandara NovakowskiMatsuda, Laura Misue2018-04-02T09:21:39Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/6368Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2018-04-02T09:21:39Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação permanente em saúde: a concepção freireana como subsídio à gestão do cuidado / Permanent education in health: the freire concept as an aid in care management |
title |
Educação permanente em saúde: a concepção freireana como subsídio à gestão do cuidado / Permanent education in health: the freire concept as an aid in care management |
spellingShingle |
Educação permanente em saúde: a concepção freireana como subsídio à gestão do cuidado / Permanent education in health: the freire concept as an aid in care management Costa, Maria Antônia Ramos Educação em saúde Educação em enfermagem Gestão. Educação em enfermagem |
title_short |
Educação permanente em saúde: a concepção freireana como subsídio à gestão do cuidado / Permanent education in health: the freire concept as an aid in care management |
title_full |
Educação permanente em saúde: a concepção freireana como subsídio à gestão do cuidado / Permanent education in health: the freire concept as an aid in care management |
title_fullStr |
Educação permanente em saúde: a concepção freireana como subsídio à gestão do cuidado / Permanent education in health: the freire concept as an aid in care management |
title_full_unstemmed |
Educação permanente em saúde: a concepção freireana como subsídio à gestão do cuidado / Permanent education in health: the freire concept as an aid in care management |
title_sort |
Educação permanente em saúde: a concepção freireana como subsídio à gestão do cuidado / Permanent education in health: the freire concept as an aid in care management |
author |
Costa, Maria Antônia Ramos |
author_facet |
Costa, Maria Antônia Ramos Souza, Verusca Soares de Teston, Elen Ferraz Spigolon, Dandara Novakowski Matsuda, Laura Misue |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Verusca Soares de Teston, Elen Ferraz Spigolon, Dandara Novakowski Matsuda, Laura Misue |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Maria Antônia Ramos Souza, Verusca Soares de Teston, Elen Ferraz Spigolon, Dandara Novakowski Matsuda, Laura Misue |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde Educação em enfermagem Gestão. Educação em enfermagem |
topic |
Educação em saúde Educação em enfermagem Gestão. Educação em enfermagem |
description |
Objetivo: Investigar o emprego da educação permanente na gestão do cuidado, embasado nos referenciais de Paulo Freire. Método: Estudo do tipo metassíntese da literatura. A busca dos artigos/publicações foi realizada nos meses de junho e julho de 2014, nas bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Índice Bibliográfico Español de Ciencias de La Salud (IBECS) e; Scientific Electronic Library Online (SciELO), contempladas pela Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Após a fase de localização, da leitura do título e do resumo, foram selecionados seis artigos para análise. Resultados: As informações apreendidas na análise dos dados foram sintetizadas e agrupadas em duas categorias: Educação Permanente em Saúde - perspectiva conceitual e; Educação Permanente em Saúde e o Método Paulo Freire. Conclusão: A Educação Permanente, especialmente na enfermagem, é apontada como estratégia que promove a melhoria da gestão e do cuidado. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Metassíntese de literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6368 10.9789/2175-5361.2018.v10i2.558-564 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6368 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2018.v10i2.558-564 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6368/pdf https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6368/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 No. 2 (2018); 558-564 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 Núm. 2 (2018); 558-564 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 10 n. 2 (2018); 558-564 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218882424700928 |