Interaction, education and health services for the development of the supervised internship in nursing in primary health care
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1531 |
Resumo: | Objetivo:Esta revisão buscou descrever os fatores políticos –pedagógicos presentes, na relação ensino-serviço de saúde no desenvolvimento do estágio supervisionado de enfermagem. Metodologia:Pesquisou-se na Biblioteca virtual BIREME na base de dados LILACS , no período de 2001 a 2010, com os descritores educação em enfermagem and enfermagem and estágio.Como idioma, considerou o português. Constatou-se que os estudos foram realizados entre 2005 e 2010,sendo divididos entre relato de experiência, estudo exploratório com abordagem qualitativa e revisão de literatura.Resultados:Os resultados encontrados para análise foram organizados em duas categorias:reorientação da formação do profissional de enfermagem para atuar no Sistema Único de Saúde(SUS) e interação serviço de saúde e serviço para o desenvolvimento do estágio supervisionado Conclusão:Conclui-se sobre a necessidade de formar profissionais de enfermagem preparados para atuar dentro de uma perspectivas crítica,criativa e reflexiva para atender a demanda do SUS.Descritores: Educação em Enfermagem; Enfermagem,Estágio |
id |
UNIRIO-2_770aaee5961e5e5f40fcc6174cb72c23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/1531 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Interaction, education and health services for the development of the supervised internship in nursing in primary health careEducação em EnfermagemEnfermagemEstágioObjetivo:Esta revisão buscou descrever os fatores políticos –pedagógicos presentes, na relação ensino-serviço de saúde no desenvolvimento do estágio supervisionado de enfermagem. Metodologia:Pesquisou-se na Biblioteca virtual BIREME na base de dados LILACS , no período de 2001 a 2010, com os descritores educação em enfermagem and enfermagem and estágio.Como idioma, considerou o português. Constatou-se que os estudos foram realizados entre 2005 e 2010,sendo divididos entre relato de experiência, estudo exploratório com abordagem qualitativa e revisão de literatura.Resultados:Os resultados encontrados para análise foram organizados em duas categorias:reorientação da formação do profissional de enfermagem para atuar no Sistema Único de Saúde(SUS) e interação serviço de saúde e serviço para o desenvolvimento do estágio supervisionado Conclusão:Conclui-se sobre a necessidade de formar profissionais de enfermagem preparados para atuar dentro de uma perspectivas crítica,criativa e reflexiva para atender a demanda do SUS.Descritores: Educação em Enfermagem; Enfermagem,EstágioUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2014-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresRevisão de Literaturaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/153110.9789/2175-5361.2014.v6i1.357-363Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 No. 1 (2014); 357-363Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 Núm. 1 (2014); 357-363Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 6 n. 1 (2014); 357-3632175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1531/pdf_1073https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1531/pdf_1074Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Lília Marques SimõesTavares, Claudia Mara de MeloElias, Andrea Damiana da Silva2024-01-12T14:08:20Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/1531Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:20Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interaction, education and health services for the development of the supervised internship in nursing in primary health care |
title |
Interaction, education and health services for the development of the supervised internship in nursing in primary health care |
spellingShingle |
Interaction, education and health services for the development of the supervised internship in nursing in primary health care Rodrigues, Lília Marques Simões Educação em Enfermagem Enfermagem Estágio |
title_short |
Interaction, education and health services for the development of the supervised internship in nursing in primary health care |
title_full |
Interaction, education and health services for the development of the supervised internship in nursing in primary health care |
title_fullStr |
Interaction, education and health services for the development of the supervised internship in nursing in primary health care |
title_full_unstemmed |
Interaction, education and health services for the development of the supervised internship in nursing in primary health care |
title_sort |
Interaction, education and health services for the development of the supervised internship in nursing in primary health care |
author |
Rodrigues, Lília Marques Simões |
author_facet |
Rodrigues, Lília Marques Simões Tavares, Claudia Mara de Melo Elias, Andrea Damiana da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Tavares, Claudia Mara de Melo Elias, Andrea Damiana da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Lília Marques Simões Tavares, Claudia Mara de Melo Elias, Andrea Damiana da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Enfermagem Enfermagem Estágio |
topic |
Educação em Enfermagem Enfermagem Estágio |
description |
Objetivo:Esta revisão buscou descrever os fatores políticos –pedagógicos presentes, na relação ensino-serviço de saúde no desenvolvimento do estágio supervisionado de enfermagem. Metodologia:Pesquisou-se na Biblioteca virtual BIREME na base de dados LILACS , no período de 2001 a 2010, com os descritores educação em enfermagem and enfermagem and estágio.Como idioma, considerou o português. Constatou-se que os estudos foram realizados entre 2005 e 2010,sendo divididos entre relato de experiência, estudo exploratório com abordagem qualitativa e revisão de literatura.Resultados:Os resultados encontrados para análise foram organizados em duas categorias:reorientação da formação do profissional de enfermagem para atuar no Sistema Único de Saúde(SUS) e interação serviço de saúde e serviço para o desenvolvimento do estágio supervisionado Conclusão:Conclui-se sobre a necessidade de formar profissionais de enfermagem preparados para atuar dentro de uma perspectivas crítica,criativa e reflexiva para atender a demanda do SUS.Descritores: Educação em Enfermagem; Enfermagem,Estágio |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1531 10.9789/2175-5361.2014.v6i1.357-363 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1531 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2014.v6i1.357-363 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1531/pdf_1073 https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1531/pdf_1074 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 No. 1 (2014); 357-363 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 Núm. 1 (2014); 357-363 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 6 n. 1 (2014); 357-363 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218876027338752 |