Interaction, education and health services for the development of the supervised internship in nursing in primary health care

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Lília Marques Simões
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Tavares, Claudia Mara de Melo, Elias, Andrea Damiana da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1531
Resumo: Objetivo:Esta revisão buscou descrever os fatores políticos –pedagógicos presentes, na relação ensino-serviço de saúde no desenvolvimento do estágio supervisionado de enfermagem. Metodologia:Pesquisou-se na Biblioteca virtual BIREME  na base de dados LILACS , no período de 2001 a 2010, com os descritores educação em enfermagem and enfermagem and estágio.Como idioma, considerou o português. Constatou-se que os estudos foram realizados entre 2005 e 2010,sendo  divididos entre relato de experiência, estudo exploratório com abordagem qualitativa e revisão de literatura.Resultados:Os resultados encontrados para análise foram organizados em duas categorias:reorientação da formação do profissional de enfermagem para atuar no Sistema Único de Saúde(SUS) e interação serviço de saúde e serviço para o desenvolvimento do estágio supervisionado Conclusão:Conclui-se  sobre a necessidade de formar profissionais de enfermagem preparados para atuar dentro  de uma perspectivas crítica,criativa e reflexiva para atender a demanda do SUS.Descritores: Educação em Enfermagem; Enfermagem,Estágio
id UNIRIO-2_770aaee5961e5e5f40fcc6174cb72c23
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/1531
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Interaction, education and health services for the development of the supervised internship in nursing in primary health careEducação em EnfermagemEnfermagemEstágioObjetivo:Esta revisão buscou descrever os fatores políticos –pedagógicos presentes, na relação ensino-serviço de saúde no desenvolvimento do estágio supervisionado de enfermagem. Metodologia:Pesquisou-se na Biblioteca virtual BIREME  na base de dados LILACS , no período de 2001 a 2010, com os descritores educação em enfermagem and enfermagem and estágio.Como idioma, considerou o português. Constatou-se que os estudos foram realizados entre 2005 e 2010,sendo  divididos entre relato de experiência, estudo exploratório com abordagem qualitativa e revisão de literatura.Resultados:Os resultados encontrados para análise foram organizados em duas categorias:reorientação da formação do profissional de enfermagem para atuar no Sistema Único de Saúde(SUS) e interação serviço de saúde e serviço para o desenvolvimento do estágio supervisionado Conclusão:Conclui-se  sobre a necessidade de formar profissionais de enfermagem preparados para atuar dentro  de uma perspectivas crítica,criativa e reflexiva para atender a demanda do SUS.Descritores: Educação em Enfermagem; Enfermagem,EstágioUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2014-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresRevisão de Literaturaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/153110.9789/2175-5361.2014.v6i1.357-363Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 No. 1 (2014); 357-363Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 Núm. 1 (2014); 357-363Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 6 n. 1 (2014); 357-3632175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1531/pdf_1073https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1531/pdf_1074Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Lília Marques SimõesTavares, Claudia Mara de MeloElias, Andrea Damiana da Silva2024-01-12T14:08:20Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/1531Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:20Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Interaction, education and health services for the development of the supervised internship in nursing in primary health care
title Interaction, education and health services for the development of the supervised internship in nursing in primary health care
spellingShingle Interaction, education and health services for the development of the supervised internship in nursing in primary health care
Rodrigues, Lília Marques Simões
Educação em Enfermagem
Enfermagem
Estágio
title_short Interaction, education and health services for the development of the supervised internship in nursing in primary health care
title_full Interaction, education and health services for the development of the supervised internship in nursing in primary health care
title_fullStr Interaction, education and health services for the development of the supervised internship in nursing in primary health care
title_full_unstemmed Interaction, education and health services for the development of the supervised internship in nursing in primary health care
title_sort Interaction, education and health services for the development of the supervised internship in nursing in primary health care
author Rodrigues, Lília Marques Simões
author_facet Rodrigues, Lília Marques Simões
Tavares, Claudia Mara de Melo
Elias, Andrea Damiana da Silva
author_role author
author2 Tavares, Claudia Mara de Melo
Elias, Andrea Damiana da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Lília Marques Simões
Tavares, Claudia Mara de Melo
Elias, Andrea Damiana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Enfermagem
Enfermagem
Estágio
topic Educação em Enfermagem
Enfermagem
Estágio
description Objetivo:Esta revisão buscou descrever os fatores políticos –pedagógicos presentes, na relação ensino-serviço de saúde no desenvolvimento do estágio supervisionado de enfermagem. Metodologia:Pesquisou-se na Biblioteca virtual BIREME  na base de dados LILACS , no período de 2001 a 2010, com os descritores educação em enfermagem and enfermagem and estágio.Como idioma, considerou o português. Constatou-se que os estudos foram realizados entre 2005 e 2010,sendo  divididos entre relato de experiência, estudo exploratório com abordagem qualitativa e revisão de literatura.Resultados:Os resultados encontrados para análise foram organizados em duas categorias:reorientação da formação do profissional de enfermagem para atuar no Sistema Único de Saúde(SUS) e interação serviço de saúde e serviço para o desenvolvimento do estágio supervisionado Conclusão:Conclui-se  sobre a necessidade de formar profissionais de enfermagem preparados para atuar dentro  de uma perspectivas crítica,criativa e reflexiva para atender a demanda do SUS.Descritores: Educação em Enfermagem; Enfermagem,Estágio
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1531
10.9789/2175-5361.2014.v6i1.357-363
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1531
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2014.v6i1.357-363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1531/pdf_1073
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1531/pdf_1074
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 No. 1 (2014); 357-363
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 Núm. 1 (2014); 357-363
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 6 n. 1 (2014); 357-363
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218876027338752