Reflections on the health of faculty in institutions of higher education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Marilei de Melo Tavares
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Rodrigues, Lilia Marques Simões, Paula, Rogéria Costa de, Catelli, Marcelo Flores, Teixeira, Rodrigo da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1545
Resumo: Objetivo: Este ensaio teórico visa discutir sobre a saúde do docente-trabalhador de Instituição de Ensino Superior. Método: Utiliza-se uma perspectiva crítica e reflexiva na análise de artigos e documentos publicados sobre o saúde do trabalhador. Resultados: Apresentam-se definições, e contradições em relação às necessidades de saúde do docente – trabalhados de IES, apontam-se para a necessidade de realização de novas investigações destinadas a avaliar, mais detidamente, de forma exploratória. Conclusão: Estudar as condições de trabalho e sobretudo os efeitos sobre a saúde do trabalhador é passo fundamental para identificar fatores de riscos, que podem contribuir ou determinar repercussões negativas sobre a saúde do trabalhador docente. Traçar o perfil de queixas de doenças relacionadas ao docente, torna-se necessário para elaboração de estratratégias para intervir no intenso desgaste biopsíquico, atestado pelas elevadas freqüências de queixas de doença relacionada as condições de trabalho docente. Descritores: Saúde de Trabalhador, Trabalho Docente, Ensino Superior.
id UNIRIO-2_825b427a227bec941c5da51b36dc66ae
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/1545
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Reflections on the health of faculty in institutions of higher educationSaúde de TrabalhadorTrabalho DocenteEnsino SuperiorSaúde do Trabalhador Docente Objetivo: Este ensaio teórico visa discutir sobre a saúde do docente-trabalhador de Instituição de Ensino Superior. Método: Utiliza-se uma perspectiva crítica e reflexiva na análise de artigos e documentos publicados sobre o saúde do trabalhador. Resultados: Apresentam-se definições, e contradições em relação às necessidades de saúde do docente – trabalhados de IES, apontam-se para a necessidade de realização de novas investigações destinadas a avaliar, mais detidamente, de forma exploratória. Conclusão: Estudar as condições de trabalho e sobretudo os efeitos sobre a saúde do trabalhador é passo fundamental para identificar fatores de riscos, que podem contribuir ou determinar repercussões negativas sobre a saúde do trabalhador docente. Traçar o perfil de queixas de doenças relacionadas ao docente, torna-se necessário para elaboração de estratratégias para intervir no intenso desgaste biopsíquico, atestado pelas elevadas freqüências de queixas de doença relacionada as condições de trabalho docente. Descritores: Saúde de Trabalhador, Trabalho Docente, Ensino Superior.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2014-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa reflexivaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/154510.9789/2175-5361.2014.v6i2.805-811Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 No. 2 (2014); 805-811Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 Núm. 2 (2014); 805-811Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 6 n. 2 (2014); 805-8112175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1545/pdf_1288https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1545/pdf_1289Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Marilei de Melo TavaresRodrigues, Lilia Marques SimõesPaula, Rogéria Costa deCatelli, Marcelo FloresTeixeira, Rodrigo da Silva2024-01-12T14:08:20Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/1545Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:20Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflections on the health of faculty in institutions of higher education
title Reflections on the health of faculty in institutions of higher education
spellingShingle Reflections on the health of faculty in institutions of higher education
Souza, Marilei de Melo Tavares
Saúde de Trabalhador
Trabalho Docente
Ensino Superior
Saúde do Trabalhador Docente
title_short Reflections on the health of faculty in institutions of higher education
title_full Reflections on the health of faculty in institutions of higher education
title_fullStr Reflections on the health of faculty in institutions of higher education
title_full_unstemmed Reflections on the health of faculty in institutions of higher education
title_sort Reflections on the health of faculty in institutions of higher education
author Souza, Marilei de Melo Tavares
author_facet Souza, Marilei de Melo Tavares
Rodrigues, Lilia Marques Simões
Paula, Rogéria Costa de
Catelli, Marcelo Flores
Teixeira, Rodrigo da Silva
author_role author
author2 Rodrigues, Lilia Marques Simões
Paula, Rogéria Costa de
Catelli, Marcelo Flores
Teixeira, Rodrigo da Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Marilei de Melo Tavares
Rodrigues, Lilia Marques Simões
Paula, Rogéria Costa de
Catelli, Marcelo Flores
Teixeira, Rodrigo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde de Trabalhador
Trabalho Docente
Ensino Superior
Saúde do Trabalhador Docente
topic Saúde de Trabalhador
Trabalho Docente
Ensino Superior
Saúde do Trabalhador Docente
description Objetivo: Este ensaio teórico visa discutir sobre a saúde do docente-trabalhador de Instituição de Ensino Superior. Método: Utiliza-se uma perspectiva crítica e reflexiva na análise de artigos e documentos publicados sobre o saúde do trabalhador. Resultados: Apresentam-se definições, e contradições em relação às necessidades de saúde do docente – trabalhados de IES, apontam-se para a necessidade de realização de novas investigações destinadas a avaliar, mais detidamente, de forma exploratória. Conclusão: Estudar as condições de trabalho e sobretudo os efeitos sobre a saúde do trabalhador é passo fundamental para identificar fatores de riscos, que podem contribuir ou determinar repercussões negativas sobre a saúde do trabalhador docente. Traçar o perfil de queixas de doenças relacionadas ao docente, torna-se necessário para elaboração de estratratégias para intervir no intenso desgaste biopsíquico, atestado pelas elevadas freqüências de queixas de doença relacionada as condições de trabalho docente. Descritores: Saúde de Trabalhador, Trabalho Docente, Ensino Superior.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa reflexiva
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1545
10.9789/2175-5361.2014.v6i2.805-811
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1545
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2014.v6i2.805-811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1545/pdf_1288
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1545/pdf_1289
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 No. 2 (2014); 805-811
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 Núm. 2 (2014); 805-811
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 6 n. 2 (2014); 805-811
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218876042018816