Work process and disposal of stress between teachers of biological sciences and health / Processo de trabalho e disposição ao estresse entre docentes de ciências biológicas e da saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6666 |
Resumo: | OBJETIVO: Explorar a relação entre disposição ao estresse e processo de trabalho junto a docentes universitários. MÉTODOS: Pesquisa quanti-qualitativa, realizada com docentes das Ciências Biológicas e da Saúde, utilizando instrumentos auto-aplicáveis. RESULTADOS: A prevalência do estresse entre os docentes foi de 35%. Considerando os diferentes aspectos investigados do processo de trabalho: curso de graduação e pós-graduação, regime de trabalho, carga horária, atividade administrativa; nenhuma condição apresentou relação significativa com o estresse, suas fases de evolução e sintomatologia. Grande parte dos docentes atribui a determinação do estresse a questões administrativas inerentes ao trabalho e ao atrito com estudantes e colegas de trabalho. Para o enfrentamento do estresse, os docentes manifestam com frequência a prática de atividades físicas e de atividades de lazer, a busca pelo contato com amigos e familiares e o aprimoramento de habilidades pessoais. CONCLUSÃO: O estresse esteve significativamente presente no meio docente, independente do processo de trabalho exercido. |
id |
UNIRIO-2_84ea8a2f728b50170b188dda70107a2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/6666 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Work process and disposal of stress between teachers of biological sciences and health / Processo de trabalho e disposição ao estresse entre docentes de ciências biológicas e da saúdeEstresse PsicológicoDocentesCiências da SaúdeOBJETIVO: Explorar a relação entre disposição ao estresse e processo de trabalho junto a docentes universitários. MÉTODOS: Pesquisa quanti-qualitativa, realizada com docentes das Ciências Biológicas e da Saúde, utilizando instrumentos auto-aplicáveis. RESULTADOS: A prevalência do estresse entre os docentes foi de 35%. Considerando os diferentes aspectos investigados do processo de trabalho: curso de graduação e pós-graduação, regime de trabalho, carga horária, atividade administrativa; nenhuma condição apresentou relação significativa com o estresse, suas fases de evolução e sintomatologia. Grande parte dos docentes atribui a determinação do estresse a questões administrativas inerentes ao trabalho e ao atrito com estudantes e colegas de trabalho. Para o enfrentamento do estresse, os docentes manifestam com frequência a prática de atividades físicas e de atividades de lazer, a busca pelo contato com amigos e familiares e o aprimoramento de habilidades pessoais. CONCLUSÃO: O estresse esteve significativamente presente no meio docente, independente do processo de trabalho exercido.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos parespesquisa exploratória; entrevista de campoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/666610.9789/2175-5361.2019.v11i4.836-841Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 No. 4 (2019); 836-841Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 Núm. 4 (2019); 836-841Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 11 n. 4 (2019); 836-8412175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6666/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6666/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessFadel, Cristina BergerTadei Flores, MakielleBrigola, SabrinaZanesco, CamilaBordin, Daniellede Souza Martins, Alessandra2019-07-22T09:26:56Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/6666Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2019-07-22T09:26:56Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Work process and disposal of stress between teachers of biological sciences and health / Processo de trabalho e disposição ao estresse entre docentes de ciências biológicas e da saúde |
title |
Work process and disposal of stress between teachers of biological sciences and health / Processo de trabalho e disposição ao estresse entre docentes de ciências biológicas e da saúde |
spellingShingle |
Work process and disposal of stress between teachers of biological sciences and health / Processo de trabalho e disposição ao estresse entre docentes de ciências biológicas e da saúde Fadel, Cristina Berger Estresse Psicológico Docentes Ciências da Saúde |
title_short |
Work process and disposal of stress between teachers of biological sciences and health / Processo de trabalho e disposição ao estresse entre docentes de ciências biológicas e da saúde |
title_full |
Work process and disposal of stress between teachers of biological sciences and health / Processo de trabalho e disposição ao estresse entre docentes de ciências biológicas e da saúde |
title_fullStr |
Work process and disposal of stress between teachers of biological sciences and health / Processo de trabalho e disposição ao estresse entre docentes de ciências biológicas e da saúde |
title_full_unstemmed |
Work process and disposal of stress between teachers of biological sciences and health / Processo de trabalho e disposição ao estresse entre docentes de ciências biológicas e da saúde |
title_sort |
Work process and disposal of stress between teachers of biological sciences and health / Processo de trabalho e disposição ao estresse entre docentes de ciências biológicas e da saúde |
author |
Fadel, Cristina Berger |
author_facet |
Fadel, Cristina Berger Tadei Flores, Makielle Brigola, Sabrina Zanesco, Camila Bordin, Danielle de Souza Martins, Alessandra |
author_role |
author |
author2 |
Tadei Flores, Makielle Brigola, Sabrina Zanesco, Camila Bordin, Danielle de Souza Martins, Alessandra |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fadel, Cristina Berger Tadei Flores, Makielle Brigola, Sabrina Zanesco, Camila Bordin, Danielle de Souza Martins, Alessandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estresse Psicológico Docentes Ciências da Saúde |
topic |
Estresse Psicológico Docentes Ciências da Saúde |
description |
OBJETIVO: Explorar a relação entre disposição ao estresse e processo de trabalho junto a docentes universitários. MÉTODOS: Pesquisa quanti-qualitativa, realizada com docentes das Ciências Biológicas e da Saúde, utilizando instrumentos auto-aplicáveis. RESULTADOS: A prevalência do estresse entre os docentes foi de 35%. Considerando os diferentes aspectos investigados do processo de trabalho: curso de graduação e pós-graduação, regime de trabalho, carga horária, atividade administrativa; nenhuma condição apresentou relação significativa com o estresse, suas fases de evolução e sintomatologia. Grande parte dos docentes atribui a determinação do estresse a questões administrativas inerentes ao trabalho e ao atrito com estudantes e colegas de trabalho. Para o enfrentamento do estresse, os docentes manifestam com frequência a prática de atividades físicas e de atividades de lazer, a busca pelo contato com amigos e familiares e o aprimoramento de habilidades pessoais. CONCLUSÃO: O estresse esteve significativamente presente no meio docente, independente do processo de trabalho exercido. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares pesquisa exploratória; entrevista de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6666 10.9789/2175-5361.2019.v11i4.836-841 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6666 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2019.v11i4.836-841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6666/pdf https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6666/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 No. 4 (2019); 836-841 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 Núm. 4 (2019); 836-841 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 11 n. 4 (2019); 836-841 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218882594570240 |