Work process and disposal of stress between teachers of biological sciences and health / Processo de trabalho e disposição ao estresse entre docentes de ciências biológicas e da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fadel, Cristina Berger
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Tadei Flores, Makielle, Brigola, Sabrina, Zanesco, Camila, Bordin, Danielle, de Souza Martins, Alessandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6666
Resumo: OBJETIVO: Explorar a relação entre disposição ao estresse e processo de trabalho junto a docentes universitários. MÉTODOS: Pesquisa quanti-qualitativa, realizada com docentes das Ciências Biológicas e da Saúde, utilizando instrumentos auto-aplicáveis. RESULTADOS: A prevalência do estresse entre os docentes foi de 35%. Considerando os diferentes aspectos investigados do processo de trabalho: curso de graduação e pós-graduação, regime de trabalho, carga horária, atividade administrativa; nenhuma condição apresentou relação significativa com o estresse, suas fases de evolução e sintomatologia. Grande parte dos docentes atribui a determinação do estresse a questões administrativas inerentes ao trabalho e ao atrito com estudantes e colegas de trabalho. Para o enfrentamento do estresse, os docentes manifestam com frequência a prática de atividades físicas e de atividades de lazer, a busca pelo contato com amigos e familiares e o aprimoramento de habilidades pessoais. CONCLUSÃO: O estresse esteve significativamente presente no meio docente, independente do processo de trabalho exercido.
id UNIRIO-2_84ea8a2f728b50170b188dda70107a2c
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/6666
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Work process and disposal of stress between teachers of biological sciences and health / Processo de trabalho e disposição ao estresse entre docentes de ciências biológicas e da saúdeEstresse PsicológicoDocentesCiências da SaúdeOBJETIVO: Explorar a relação entre disposição ao estresse e processo de trabalho junto a docentes universitários. MÉTODOS: Pesquisa quanti-qualitativa, realizada com docentes das Ciências Biológicas e da Saúde, utilizando instrumentos auto-aplicáveis. RESULTADOS: A prevalência do estresse entre os docentes foi de 35%. Considerando os diferentes aspectos investigados do processo de trabalho: curso de graduação e pós-graduação, regime de trabalho, carga horária, atividade administrativa; nenhuma condição apresentou relação significativa com o estresse, suas fases de evolução e sintomatologia. Grande parte dos docentes atribui a determinação do estresse a questões administrativas inerentes ao trabalho e ao atrito com estudantes e colegas de trabalho. Para o enfrentamento do estresse, os docentes manifestam com frequência a prática de atividades físicas e de atividades de lazer, a busca pelo contato com amigos e familiares e o aprimoramento de habilidades pessoais. CONCLUSÃO: O estresse esteve significativamente presente no meio docente, independente do processo de trabalho exercido.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos parespesquisa exploratória; entrevista de campoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/666610.9789/2175-5361.2019.v11i4.836-841Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 No. 4 (2019); 836-841Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 Núm. 4 (2019); 836-841Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 11 n. 4 (2019); 836-8412175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6666/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6666/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessFadel, Cristina BergerTadei Flores, MakielleBrigola, SabrinaZanesco, CamilaBordin, Daniellede Souza Martins, Alessandra2019-07-22T09:26:56Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/6666Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2019-07-22T09:26:56Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Work process and disposal of stress between teachers of biological sciences and health / Processo de trabalho e disposição ao estresse entre docentes de ciências biológicas e da saúde
title Work process and disposal of stress between teachers of biological sciences and health / Processo de trabalho e disposição ao estresse entre docentes de ciências biológicas e da saúde
spellingShingle Work process and disposal of stress between teachers of biological sciences and health / Processo de trabalho e disposição ao estresse entre docentes de ciências biológicas e da saúde
Fadel, Cristina Berger
Estresse Psicológico
Docentes
Ciências da Saúde
title_short Work process and disposal of stress between teachers of biological sciences and health / Processo de trabalho e disposição ao estresse entre docentes de ciências biológicas e da saúde
title_full Work process and disposal of stress between teachers of biological sciences and health / Processo de trabalho e disposição ao estresse entre docentes de ciências biológicas e da saúde
title_fullStr Work process and disposal of stress between teachers of biological sciences and health / Processo de trabalho e disposição ao estresse entre docentes de ciências biológicas e da saúde
title_full_unstemmed Work process and disposal of stress between teachers of biological sciences and health / Processo de trabalho e disposição ao estresse entre docentes de ciências biológicas e da saúde
title_sort Work process and disposal of stress between teachers of biological sciences and health / Processo de trabalho e disposição ao estresse entre docentes de ciências biológicas e da saúde
author Fadel, Cristina Berger
author_facet Fadel, Cristina Berger
Tadei Flores, Makielle
Brigola, Sabrina
Zanesco, Camila
Bordin, Danielle
de Souza Martins, Alessandra
author_role author
author2 Tadei Flores, Makielle
Brigola, Sabrina
Zanesco, Camila
Bordin, Danielle
de Souza Martins, Alessandra
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fadel, Cristina Berger
Tadei Flores, Makielle
Brigola, Sabrina
Zanesco, Camila
Bordin, Danielle
de Souza Martins, Alessandra
dc.subject.por.fl_str_mv Estresse Psicológico
Docentes
Ciências da Saúde
topic Estresse Psicológico
Docentes
Ciências da Saúde
description OBJETIVO: Explorar a relação entre disposição ao estresse e processo de trabalho junto a docentes universitários. MÉTODOS: Pesquisa quanti-qualitativa, realizada com docentes das Ciências Biológicas e da Saúde, utilizando instrumentos auto-aplicáveis. RESULTADOS: A prevalência do estresse entre os docentes foi de 35%. Considerando os diferentes aspectos investigados do processo de trabalho: curso de graduação e pós-graduação, regime de trabalho, carga horária, atividade administrativa; nenhuma condição apresentou relação significativa com o estresse, suas fases de evolução e sintomatologia. Grande parte dos docentes atribui a determinação do estresse a questões administrativas inerentes ao trabalho e ao atrito com estudantes e colegas de trabalho. Para o enfrentamento do estresse, os docentes manifestam com frequência a prática de atividades físicas e de atividades de lazer, a busca pelo contato com amigos e familiares e o aprimoramento de habilidades pessoais. CONCLUSÃO: O estresse esteve significativamente presente no meio docente, independente do processo de trabalho exercido.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
pesquisa exploratória; entrevista de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6666
10.9789/2175-5361.2019.v11i4.836-841
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6666
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2019.v11i4.836-841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6666/pdf
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6666/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 No. 4 (2019); 836-841
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 Núm. 4 (2019); 836-841
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 11 n. 4 (2019); 836-841
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218882594570240