Students archetypes: the nursing professors’ viewpoint / Arquétipos discentes: percepções de docentes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luiz Anildo Anacleto da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Soder, Rafael Marcelo, Schmidt, Sandra Márcia Soares, Noal, Helena Carolina, Arboit, Éder Luís, Stamm, Bruna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6932
Resumo: Conhecer, na percepção dos docentes, quais as atitudes discentes que contribuem para a formação em enfermagem. Método: O estudo caracteriza-se como descritivo, exploratório, tipo qualitativo. Os resultados da pesquisa advêm de entrevistas com 46 docentes inseridos em dois cursos de universidades públicas, um curso de uma faculdade e de um centro de ensino, ambos privados. Resultados: Os dados evidenciam que os docentes consideram como atitudes discentes proativas, o comprometimento com a formação; a formação crítica e reflexiva; a construção do conhecimento e o comprometimento com a ética e a responsabilidade social. Conclusão: O estudo evidencia que o comprometimento e a participação efetiva dos acadêmicos, na visão docente, constituem-se em importantes estratégias de qualificação do processo de ensino aprendizado e na formação em enfermagem.
id UNIRIO-2_8dc19cc1127abb66a3d6e5818ba02214
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/6932
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Students archetypes: the nursing professors’ viewpoint / Arquétipos discentes: percepções de docentes de enfermagemEducação em EnfermagemDocentes de enfermagemEstudantes de enfermagem.Conhecer, na percepção dos docentes, quais as atitudes discentes que contribuem para a formação em enfermagem. Método: O estudo caracteriza-se como descritivo, exploratório, tipo qualitativo. Os resultados da pesquisa advêm de entrevistas com 46 docentes inseridos em dois cursos de universidades públicas, um curso de uma faculdade e de um centro de ensino, ambos privados. Resultados: Os dados evidenciam que os docentes consideram como atitudes discentes proativas, o comprometimento com a formação; a formação crítica e reflexiva; a construção do conhecimento e o comprometimento com a ética e a responsabilidade social. Conclusão: O estudo evidencia que o comprometimento e a participação efetiva dos acadêmicos, na visão docente, constituem-se em importantes estratégias de qualificação do processo de ensino aprendizado e na formação em enfermagem.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPesquisa qualitativa, descritiva e exploratória.application/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/693210.9789/2175-5361.2019.v11i4.1081-1087Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 No. 4 (2019); 1081-1087Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 Núm. 4 (2019); 1081-1087Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 11 n. 4 (2019); 1081-10872175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6932/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6932/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Luiz Anildo Anacleto daSoder, Rafael MarceloSchmidt, Sandra Márcia SoaresNoal, Helena CarolinaArboit, Éder LuísStamm, Bruna2019-07-22T09:26:57Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/6932Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2019-07-22T09:26:57Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Students archetypes: the nursing professors’ viewpoint / Arquétipos discentes: percepções de docentes de enfermagem
title Students archetypes: the nursing professors’ viewpoint / Arquétipos discentes: percepções de docentes de enfermagem
spellingShingle Students archetypes: the nursing professors’ viewpoint / Arquétipos discentes: percepções de docentes de enfermagem
Silva, Luiz Anildo Anacleto da
Educação em Enfermagem
Docentes de enfermagem
Estudantes de enfermagem.
title_short Students archetypes: the nursing professors’ viewpoint / Arquétipos discentes: percepções de docentes de enfermagem
title_full Students archetypes: the nursing professors’ viewpoint / Arquétipos discentes: percepções de docentes de enfermagem
title_fullStr Students archetypes: the nursing professors’ viewpoint / Arquétipos discentes: percepções de docentes de enfermagem
title_full_unstemmed Students archetypes: the nursing professors’ viewpoint / Arquétipos discentes: percepções de docentes de enfermagem
title_sort Students archetypes: the nursing professors’ viewpoint / Arquétipos discentes: percepções de docentes de enfermagem
author Silva, Luiz Anildo Anacleto da
author_facet Silva, Luiz Anildo Anacleto da
Soder, Rafael Marcelo
Schmidt, Sandra Márcia Soares
Noal, Helena Carolina
Arboit, Éder Luís
Stamm, Bruna
author_role author
author2 Soder, Rafael Marcelo
Schmidt, Sandra Márcia Soares
Noal, Helena Carolina
Arboit, Éder Luís
Stamm, Bruna
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luiz Anildo Anacleto da
Soder, Rafael Marcelo
Schmidt, Sandra Márcia Soares
Noal, Helena Carolina
Arboit, Éder Luís
Stamm, Bruna
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Enfermagem
Docentes de enfermagem
Estudantes de enfermagem.
topic Educação em Enfermagem
Docentes de enfermagem
Estudantes de enfermagem.
description Conhecer, na percepção dos docentes, quais as atitudes discentes que contribuem para a formação em enfermagem. Método: O estudo caracteriza-se como descritivo, exploratório, tipo qualitativo. Os resultados da pesquisa advêm de entrevistas com 46 docentes inseridos em dois cursos de universidades públicas, um curso de uma faculdade e de um centro de ensino, ambos privados. Resultados: Os dados evidenciam que os docentes consideram como atitudes discentes proativas, o comprometimento com a formação; a formação crítica e reflexiva; a construção do conhecimento e o comprometimento com a ética e a responsabilidade social. Conclusão: O estudo evidencia que o comprometimento e a participação efetiva dos acadêmicos, na visão docente, constituem-se em importantes estratégias de qualificação do processo de ensino aprendizado e na formação em enfermagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6932
10.9789/2175-5361.2019.v11i4.1081-1087
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6932
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2019.v11i4.1081-1087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6932/pdf
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6932/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 No. 4 (2019); 1081-1087
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 Núm. 4 (2019); 1081-1087
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 11 n. 4 (2019); 1081-1087
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218883064332288