PEDAGÓGICAL CONCEPTIONS AT THE EDUCATIVE PRACTICES OF NURSES: DIFFICULTIES, RESISTANCE AND INITIATIVES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avanci, Barbara Soares
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Góes, Fernanda Garcia Bezerra, Cortez, Elaine Antunes, Corrêa, Keylla Cristhiane de Almeida, Pereira, Jamilla Ribeiro Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1291
Resumo: Objetivo: identificar a concepção pedagógica presente nas práticas educativas do enfermeiro. Metodologia: o tipo de estudo é de natureza qualitativa, sendo classificada como pesquisa bibliográfica. Resultados: emergiram duas categorias: 1) Concepção tradicional X Concepção problematizadora: dificuldade e resistência da implementação de uma concepção crítica nas práticas educativas do enfermeiro; 2) Pedagogia problematizadora: experiências de uma prática transformadora. Conclusão: o estudo realizado nos mostrou, indiretamente, a existência da concepção pedagógica tradicional nas práticas educativas do enfermeiro e a dificuldade e resistência para implementar uma pedagogia crítica em suas ações, porém, mesmo diante dessas barreiras, evidenciou-se uma mobilização de enfermeiros em vários campos de atuação com movimentos, estratégias e iniciativas de mudanças para uma concepção problematizadora.
id UNIRIO-2_abe948064063cd96ae1ac75529b25ea5
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/1291
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling PEDAGÓGICAL CONCEPTIONS AT THE EDUCATIVE PRACTICES OF NURSES: DIFFICULTIES, RESISTANCE AND INITIATIVESenfermagempráticas educativasconcepções pedagógicasObjetivo: identificar a concepção pedagógica presente nas práticas educativas do enfermeiro. Metodologia: o tipo de estudo é de natureza qualitativa, sendo classificada como pesquisa bibliográfica. Resultados: emergiram duas categorias: 1) Concepção tradicional X Concepção problematizadora: dificuldade e resistência da implementação de uma concepção crítica nas práticas educativas do enfermeiro; 2) Pedagogia problematizadora: experiências de uma prática transformadora. Conclusão: o estudo realizado nos mostrou, indiretamente, a existência da concepção pedagógica tradicional nas práticas educativas do enfermeiro e a dificuldade e resistência para implementar uma pedagogia crítica em suas ações, porém, mesmo diante dessas barreiras, evidenciou-se uma mobilização de enfermeiros em vários campos de atuação com movimentos, estratégias e iniciativas de mudanças para uma concepção problematizadora.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2011-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresrevisão de literaturaapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/129110.9789/2175-5361.2011.v3i1.%pRevista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 3 No. 1 (2011)Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 3 Núm. 1 (2011)Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 3 n. 1 (2011)2175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1291/pdf_358Copyright (c) 2011 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessAvanci, Barbara SoaresGóes, Fernanda Garcia BezerraCortez, Elaine AntunesCorrêa, Keylla Cristhiane de AlmeidaPereira, Jamilla Ribeiro Alves2024-01-12T14:08:18Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/1291Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:18Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv PEDAGÓGICAL CONCEPTIONS AT THE EDUCATIVE PRACTICES OF NURSES: DIFFICULTIES, RESISTANCE AND INITIATIVES
title PEDAGÓGICAL CONCEPTIONS AT THE EDUCATIVE PRACTICES OF NURSES: DIFFICULTIES, RESISTANCE AND INITIATIVES
spellingShingle PEDAGÓGICAL CONCEPTIONS AT THE EDUCATIVE PRACTICES OF NURSES: DIFFICULTIES, RESISTANCE AND INITIATIVES
Avanci, Barbara Soares
enfermagem
práticas educativas
concepções pedagógicas
title_short PEDAGÓGICAL CONCEPTIONS AT THE EDUCATIVE PRACTICES OF NURSES: DIFFICULTIES, RESISTANCE AND INITIATIVES
title_full PEDAGÓGICAL CONCEPTIONS AT THE EDUCATIVE PRACTICES OF NURSES: DIFFICULTIES, RESISTANCE AND INITIATIVES
title_fullStr PEDAGÓGICAL CONCEPTIONS AT THE EDUCATIVE PRACTICES OF NURSES: DIFFICULTIES, RESISTANCE AND INITIATIVES
title_full_unstemmed PEDAGÓGICAL CONCEPTIONS AT THE EDUCATIVE PRACTICES OF NURSES: DIFFICULTIES, RESISTANCE AND INITIATIVES
title_sort PEDAGÓGICAL CONCEPTIONS AT THE EDUCATIVE PRACTICES OF NURSES: DIFFICULTIES, RESISTANCE AND INITIATIVES
author Avanci, Barbara Soares
author_facet Avanci, Barbara Soares
Góes, Fernanda Garcia Bezerra
Cortez, Elaine Antunes
Corrêa, Keylla Cristhiane de Almeida
Pereira, Jamilla Ribeiro Alves
author_role author
author2 Góes, Fernanda Garcia Bezerra
Cortez, Elaine Antunes
Corrêa, Keylla Cristhiane de Almeida
Pereira, Jamilla Ribeiro Alves
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Avanci, Barbara Soares
Góes, Fernanda Garcia Bezerra
Cortez, Elaine Antunes
Corrêa, Keylla Cristhiane de Almeida
Pereira, Jamilla Ribeiro Alves
dc.subject.por.fl_str_mv enfermagem
práticas educativas
concepções pedagógicas
topic enfermagem
práticas educativas
concepções pedagógicas
description Objetivo: identificar a concepção pedagógica presente nas práticas educativas do enfermeiro. Metodologia: o tipo de estudo é de natureza qualitativa, sendo classificada como pesquisa bibliográfica. Resultados: emergiram duas categorias: 1) Concepção tradicional X Concepção problematizadora: dificuldade e resistência da implementação de uma concepção crítica nas práticas educativas do enfermeiro; 2) Pedagogia problematizadora: experiências de uma prática transformadora. Conclusão: o estudo realizado nos mostrou, indiretamente, a existência da concepção pedagógica tradicional nas práticas educativas do enfermeiro e a dificuldade e resistência para implementar uma pedagogia crítica em suas ações, porém, mesmo diante dessas barreiras, evidenciou-se uma mobilização de enfermeiros em vários campos de atuação com movimentos, estratégias e iniciativas de mudanças para uma concepção problematizadora.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1291
10.9789/2175-5361.2011.v3i1.%p
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1291
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2011.v3i1.%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1291/pdf_358
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 3 No. 1 (2011)
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 3 Núm. 1 (2011)
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 3 n. 1 (2011)
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218875554430976