PEDAGÓGICAL CONCEPTIONS AT THE EDUCATIVE PRACTICES OF NURSES: DIFFICULTIES, RESISTANCE AND INITIATIVES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1291 |
Resumo: | Objetivo: identificar a concepção pedagógica presente nas práticas educativas do enfermeiro. Metodologia: o tipo de estudo é de natureza qualitativa, sendo classificada como pesquisa bibliográfica. Resultados: emergiram duas categorias: 1) Concepção tradicional X Concepção problematizadora: dificuldade e resistência da implementação de uma concepção crítica nas práticas educativas do enfermeiro; 2) Pedagogia problematizadora: experiências de uma prática transformadora. Conclusão: o estudo realizado nos mostrou, indiretamente, a existência da concepção pedagógica tradicional nas práticas educativas do enfermeiro e a dificuldade e resistência para implementar uma pedagogia crítica em suas ações, porém, mesmo diante dessas barreiras, evidenciou-se uma mobilização de enfermeiros em vários campos de atuação com movimentos, estratégias e iniciativas de mudanças para uma concepção problematizadora. |
id |
UNIRIO-2_abe948064063cd96ae1ac75529b25ea5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/1291 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
PEDAGÓGICAL CONCEPTIONS AT THE EDUCATIVE PRACTICES OF NURSES: DIFFICULTIES, RESISTANCE AND INITIATIVESenfermagempráticas educativasconcepções pedagógicasObjetivo: identificar a concepção pedagógica presente nas práticas educativas do enfermeiro. Metodologia: o tipo de estudo é de natureza qualitativa, sendo classificada como pesquisa bibliográfica. Resultados: emergiram duas categorias: 1) Concepção tradicional X Concepção problematizadora: dificuldade e resistência da implementação de uma concepção crítica nas práticas educativas do enfermeiro; 2) Pedagogia problematizadora: experiências de uma prática transformadora. Conclusão: o estudo realizado nos mostrou, indiretamente, a existência da concepção pedagógica tradicional nas práticas educativas do enfermeiro e a dificuldade e resistência para implementar uma pedagogia crítica em suas ações, porém, mesmo diante dessas barreiras, evidenciou-se uma mobilização de enfermeiros em vários campos de atuação com movimentos, estratégias e iniciativas de mudanças para uma concepção problematizadora.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2011-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresrevisão de literaturaapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/129110.9789/2175-5361.2011.v3i1.%pRevista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 3 No. 1 (2011)Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 3 Núm. 1 (2011)Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 3 n. 1 (2011)2175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1291/pdf_358Copyright (c) 2011 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessAvanci, Barbara SoaresGóes, Fernanda Garcia BezerraCortez, Elaine AntunesCorrêa, Keylla Cristhiane de AlmeidaPereira, Jamilla Ribeiro Alves2024-01-12T14:08:18Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/1291Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:18Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PEDAGÓGICAL CONCEPTIONS AT THE EDUCATIVE PRACTICES OF NURSES: DIFFICULTIES, RESISTANCE AND INITIATIVES |
title |
PEDAGÓGICAL CONCEPTIONS AT THE EDUCATIVE PRACTICES OF NURSES: DIFFICULTIES, RESISTANCE AND INITIATIVES |
spellingShingle |
PEDAGÓGICAL CONCEPTIONS AT THE EDUCATIVE PRACTICES OF NURSES: DIFFICULTIES, RESISTANCE AND INITIATIVES Avanci, Barbara Soares enfermagem práticas educativas concepções pedagógicas |
title_short |
PEDAGÓGICAL CONCEPTIONS AT THE EDUCATIVE PRACTICES OF NURSES: DIFFICULTIES, RESISTANCE AND INITIATIVES |
title_full |
PEDAGÓGICAL CONCEPTIONS AT THE EDUCATIVE PRACTICES OF NURSES: DIFFICULTIES, RESISTANCE AND INITIATIVES |
title_fullStr |
PEDAGÓGICAL CONCEPTIONS AT THE EDUCATIVE PRACTICES OF NURSES: DIFFICULTIES, RESISTANCE AND INITIATIVES |
title_full_unstemmed |
PEDAGÓGICAL CONCEPTIONS AT THE EDUCATIVE PRACTICES OF NURSES: DIFFICULTIES, RESISTANCE AND INITIATIVES |
title_sort |
PEDAGÓGICAL CONCEPTIONS AT THE EDUCATIVE PRACTICES OF NURSES: DIFFICULTIES, RESISTANCE AND INITIATIVES |
author |
Avanci, Barbara Soares |
author_facet |
Avanci, Barbara Soares Góes, Fernanda Garcia Bezerra Cortez, Elaine Antunes Corrêa, Keylla Cristhiane de Almeida Pereira, Jamilla Ribeiro Alves |
author_role |
author |
author2 |
Góes, Fernanda Garcia Bezerra Cortez, Elaine Antunes Corrêa, Keylla Cristhiane de Almeida Pereira, Jamilla Ribeiro Alves |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Avanci, Barbara Soares Góes, Fernanda Garcia Bezerra Cortez, Elaine Antunes Corrêa, Keylla Cristhiane de Almeida Pereira, Jamilla Ribeiro Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
enfermagem práticas educativas concepções pedagógicas |
topic |
enfermagem práticas educativas concepções pedagógicas |
description |
Objetivo: identificar a concepção pedagógica presente nas práticas educativas do enfermeiro. Metodologia: o tipo de estudo é de natureza qualitativa, sendo classificada como pesquisa bibliográfica. Resultados: emergiram duas categorias: 1) Concepção tradicional X Concepção problematizadora: dificuldade e resistência da implementação de uma concepção crítica nas práticas educativas do enfermeiro; 2) Pedagogia problematizadora: experiências de uma prática transformadora. Conclusão: o estudo realizado nos mostrou, indiretamente, a existência da concepção pedagógica tradicional nas práticas educativas do enfermeiro e a dificuldade e resistência para implementar uma pedagogia crítica em suas ações, porém, mesmo diante dessas barreiras, evidenciou-se uma mobilização de enfermeiros em vários campos de atuação com movimentos, estratégias e iniciativas de mudanças para uma concepção problematizadora. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares revisão de literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1291 10.9789/2175-5361.2011.v3i1.%p |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1291 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2011.v3i1.%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1291/pdf_358 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 3 No. 1 (2011) Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 3 Núm. 1 (2011) Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 3 n. 1 (2011) 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218875554430976 |