QUALITY OF LIFE: A STUDY WITH ENTERING IN A GRADUATE NURSING COURSE AND DEGREE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Paula Ferro e
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Santo, Fátima Helena do Espírito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1579
Resumo: Objetivos: identificar o perfil dos ingressantes do Curso de Graduação em Enfermagem e Licenciatura e descrever a visão sobre qualidade de vida desses estudantes. Método: estudo exploratório, descritivo de natureza qualitativa, cuja coleta de dados foi desenvolvida através de questionário aplicado a 52 alunos ingressantes no curso de graduação em enfermagem de uma Universidade Federal localizada no Estado do Rio de Janeiro. Resultados: predominância de mulheres na faixa etária entre 17 e 21 anos, as quais consideram sua qualidade de vida antes de entrar no curso como boa e entendem qualidade de vida como “bem estar físico, social, mental, incluindo lazer, moradia, saúde, alimentação e educação”. Conclusão: é preciso investir em estratégias que viabilizem promover a saúde do estudante de Enfermagem durante sua formação para que na vida profissional tenham um maior equilíbrio diante das situações impostas pelo ambiente onde irão atuar. Descritores: Enfermagem, Ensino, Qualidade de Vida.
id UNIRIO-2_e42606e18d693a1b8e6fbd5491530056
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/1579
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling QUALITY OF LIFE: A STUDY WITH ENTERING IN A GRADUATE NURSING COURSE AND DEGREEEnfermagemEnsinoQualidade de Vida.Objetivos: identificar o perfil dos ingressantes do Curso de Graduação em Enfermagem e Licenciatura e descrever a visão sobre qualidade de vida desses estudantes. Método: estudo exploratório, descritivo de natureza qualitativa, cuja coleta de dados foi desenvolvida através de questionário aplicado a 52 alunos ingressantes no curso de graduação em enfermagem de uma Universidade Federal localizada no Estado do Rio de Janeiro. Resultados: predominância de mulheres na faixa etária entre 17 e 21 anos, as quais consideram sua qualidade de vida antes de entrar no curso como boa e entendem qualidade de vida como “bem estar físico, social, mental, incluindo lazer, moradia, saúde, alimentação e educação”. Conclusão: é preciso investir em estratégias que viabilizem promover a saúde do estudante de Enfermagem durante sua formação para que na vida profissional tenham um maior equilíbrio diante das situações impostas pelo ambiente onde irão atuar. Descritores: Enfermagem, Ensino, Qualidade de Vida.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2012-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/157910.9789/2175-5361.2012.v4i1.2647-2653Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 4 No. 1 (2012); 2647-2653Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 4 Núm. 1 (2012); 2647-2653Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 4 n. 1 (2012); 2647-26532175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1579/pdf_475Copyright (c) 2012 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Paula Ferro eSanto, Fátima Helena do Espírito2024-01-12T14:08:21Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/1579Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:21Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv QUALITY OF LIFE: A STUDY WITH ENTERING IN A GRADUATE NURSING COURSE AND DEGREE
title QUALITY OF LIFE: A STUDY WITH ENTERING IN A GRADUATE NURSING COURSE AND DEGREE
spellingShingle QUALITY OF LIFE: A STUDY WITH ENTERING IN A GRADUATE NURSING COURSE AND DEGREE
Almeida, Paula Ferro e
Enfermagem
Ensino
Qualidade de Vida.
title_short QUALITY OF LIFE: A STUDY WITH ENTERING IN A GRADUATE NURSING COURSE AND DEGREE
title_full QUALITY OF LIFE: A STUDY WITH ENTERING IN A GRADUATE NURSING COURSE AND DEGREE
title_fullStr QUALITY OF LIFE: A STUDY WITH ENTERING IN A GRADUATE NURSING COURSE AND DEGREE
title_full_unstemmed QUALITY OF LIFE: A STUDY WITH ENTERING IN A GRADUATE NURSING COURSE AND DEGREE
title_sort QUALITY OF LIFE: A STUDY WITH ENTERING IN A GRADUATE NURSING COURSE AND DEGREE
author Almeida, Paula Ferro e
author_facet Almeida, Paula Ferro e
Santo, Fátima Helena do Espírito
author_role author
author2 Santo, Fátima Helena do Espírito
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Paula Ferro e
Santo, Fátima Helena do Espírito
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Ensino
Qualidade de Vida.
topic Enfermagem
Ensino
Qualidade de Vida.
description Objetivos: identificar o perfil dos ingressantes do Curso de Graduação em Enfermagem e Licenciatura e descrever a visão sobre qualidade de vida desses estudantes. Método: estudo exploratório, descritivo de natureza qualitativa, cuja coleta de dados foi desenvolvida através de questionário aplicado a 52 alunos ingressantes no curso de graduação em enfermagem de uma Universidade Federal localizada no Estado do Rio de Janeiro. Resultados: predominância de mulheres na faixa etária entre 17 e 21 anos, as quais consideram sua qualidade de vida antes de entrar no curso como boa e entendem qualidade de vida como “bem estar físico, social, mental, incluindo lazer, moradia, saúde, alimentação e educação”. Conclusão: é preciso investir em estratégias que viabilizem promover a saúde do estudante de Enfermagem durante sua formação para que na vida profissional tenham um maior equilíbrio diante das situações impostas pelo ambiente onde irão atuar. Descritores: Enfermagem, Ensino, Qualidade de Vida.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1579
10.9789/2175-5361.2012.v4i1.2647-2653
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1579
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2012.v4i1.2647-2653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1579/pdf_475
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 4 No. 1 (2012); 2647-2653
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 4 Núm. 1 (2012); 2647-2653
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 4 n. 1 (2012); 2647-2653
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218876068233216