QUALITY OF LIFE: A STUDY WITH ENTERING IN A GRADUATE NURSING COURSE AND DEGREE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1579 |
Resumo: | Objetivos: identificar o perfil dos ingressantes do Curso de Graduação em Enfermagem e Licenciatura e descrever a visão sobre qualidade de vida desses estudantes. Método: estudo exploratório, descritivo de natureza qualitativa, cuja coleta de dados foi desenvolvida através de questionário aplicado a 52 alunos ingressantes no curso de graduação em enfermagem de uma Universidade Federal localizada no Estado do Rio de Janeiro. Resultados: predominância de mulheres na faixa etária entre 17 e 21 anos, as quais consideram sua qualidade de vida antes de entrar no curso como boa e entendem qualidade de vida como “bem estar físico, social, mental, incluindo lazer, moradia, saúde, alimentação e educação”. Conclusão: é preciso investir em estratégias que viabilizem promover a saúde do estudante de Enfermagem durante sua formação para que na vida profissional tenham um maior equilíbrio diante das situações impostas pelo ambiente onde irão atuar. Descritores: Enfermagem, Ensino, Qualidade de Vida. |
id |
UNIRIO-2_e42606e18d693a1b8e6fbd5491530056 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/1579 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
QUALITY OF LIFE: A STUDY WITH ENTERING IN A GRADUATE NURSING COURSE AND DEGREEEnfermagemEnsinoQualidade de Vida.Objetivos: identificar o perfil dos ingressantes do Curso de Graduação em Enfermagem e Licenciatura e descrever a visão sobre qualidade de vida desses estudantes. Método: estudo exploratório, descritivo de natureza qualitativa, cuja coleta de dados foi desenvolvida através de questionário aplicado a 52 alunos ingressantes no curso de graduação em enfermagem de uma Universidade Federal localizada no Estado do Rio de Janeiro. Resultados: predominância de mulheres na faixa etária entre 17 e 21 anos, as quais consideram sua qualidade de vida antes de entrar no curso como boa e entendem qualidade de vida como “bem estar físico, social, mental, incluindo lazer, moradia, saúde, alimentação e educação”. Conclusão: é preciso investir em estratégias que viabilizem promover a saúde do estudante de Enfermagem durante sua formação para que na vida profissional tenham um maior equilíbrio diante das situações impostas pelo ambiente onde irão atuar. Descritores: Enfermagem, Ensino, Qualidade de Vida.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2012-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/157910.9789/2175-5361.2012.v4i1.2647-2653Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 4 No. 1 (2012); 2647-2653Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 4 Núm. 1 (2012); 2647-2653Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 4 n. 1 (2012); 2647-26532175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1579/pdf_475Copyright (c) 2012 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Paula Ferro eSanto, Fátima Helena do Espírito2024-01-12T14:08:21Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/1579Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:21Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
QUALITY OF LIFE: A STUDY WITH ENTERING IN A GRADUATE NURSING COURSE AND DEGREE |
title |
QUALITY OF LIFE: A STUDY WITH ENTERING IN A GRADUATE NURSING COURSE AND DEGREE |
spellingShingle |
QUALITY OF LIFE: A STUDY WITH ENTERING IN A GRADUATE NURSING COURSE AND DEGREE Almeida, Paula Ferro e Enfermagem Ensino Qualidade de Vida. |
title_short |
QUALITY OF LIFE: A STUDY WITH ENTERING IN A GRADUATE NURSING COURSE AND DEGREE |
title_full |
QUALITY OF LIFE: A STUDY WITH ENTERING IN A GRADUATE NURSING COURSE AND DEGREE |
title_fullStr |
QUALITY OF LIFE: A STUDY WITH ENTERING IN A GRADUATE NURSING COURSE AND DEGREE |
title_full_unstemmed |
QUALITY OF LIFE: A STUDY WITH ENTERING IN A GRADUATE NURSING COURSE AND DEGREE |
title_sort |
QUALITY OF LIFE: A STUDY WITH ENTERING IN A GRADUATE NURSING COURSE AND DEGREE |
author |
Almeida, Paula Ferro e |
author_facet |
Almeida, Paula Ferro e Santo, Fátima Helena do Espírito |
author_role |
author |
author2 |
Santo, Fátima Helena do Espírito |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Paula Ferro e Santo, Fátima Helena do Espírito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Ensino Qualidade de Vida. |
topic |
Enfermagem Ensino Qualidade de Vida. |
description |
Objetivos: identificar o perfil dos ingressantes do Curso de Graduação em Enfermagem e Licenciatura e descrever a visão sobre qualidade de vida desses estudantes. Método: estudo exploratório, descritivo de natureza qualitativa, cuja coleta de dados foi desenvolvida através de questionário aplicado a 52 alunos ingressantes no curso de graduação em enfermagem de uma Universidade Federal localizada no Estado do Rio de Janeiro. Resultados: predominância de mulheres na faixa etária entre 17 e 21 anos, as quais consideram sua qualidade de vida antes de entrar no curso como boa e entendem qualidade de vida como “bem estar físico, social, mental, incluindo lazer, moradia, saúde, alimentação e educação”. Conclusão: é preciso investir em estratégias que viabilizem promover a saúde do estudante de Enfermagem durante sua formação para que na vida profissional tenham um maior equilíbrio diante das situações impostas pelo ambiente onde irão atuar. Descritores: Enfermagem, Ensino, Qualidade de Vida. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1579 10.9789/2175-5361.2012.v4i1.2647-2653 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1579 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2012.v4i1.2647-2653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1579/pdf_475 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 4 No. 1 (2012); 2647-2653 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 4 Núm. 1 (2012); 2647-2653 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 4 n. 1 (2012); 2647-2653 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218876068233216 |