A group dynamic as a strategy for teaching-learning in a nursing management course

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Fernandes, Natasha Otero, Braga, André Luiz de Souza, Ferreira, Deise de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2642
Resumo: Objetivos: descrever e avaliar a participação dos acadêmicos e identificar a percepção dos mesmos quanto à importância da dinâmica de grupo para o aprendizado da gerência em Enfermagem. Métodos: abordagem qualitativa e exploratória. Os dados foram coletados na Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, por meio de questionário. Os sujeitos são 31 acadêmicos do 6° período, que cursaram a disciplina Gerenciamento da Assistência em Saúde I, no segundo semestre de 2011, após aprovação pelo Comitê de Ética da Faculdade de Medicina da referida universidade, sob nº 162/11. Resultados: três categorias temáticas: A dinâmica de grupo como estratégia para o trabalho em equipe; como estratégia de interação e como estratégia de ensino-aprendizado. Conclusão: a dinâmica contribuiu tanto para o trabalho em equipe, quanto para a interação com os professores, bem como para o entendimento da disciplina ministrada, traduzindo a importância dessa estratégia na formação do enfermeiro. 
id UNIRIO-2_e79058a2b4e37d2f1c509bcd2bc2679a
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/2642
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling A group dynamic as a strategy for teaching-learning in a nursing management courseProcessos grupaisGerênciaEnfermagemEnsino.ENFERMAGEMObjetivos: descrever e avaliar a participação dos acadêmicos e identificar a percepção dos mesmos quanto à importância da dinâmica de grupo para o aprendizado da gerência em Enfermagem. Métodos: abordagem qualitativa e exploratória. Os dados foram coletados na Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, por meio de questionário. Os sujeitos são 31 acadêmicos do 6° período, que cursaram a disciplina Gerenciamento da Assistência em Saúde I, no segundo semestre de 2011, após aprovação pelo Comitê de Ética da Faculdade de Medicina da referida universidade, sob nº 162/11. Resultados: três categorias temáticas: A dinâmica de grupo como estratégia para o trabalho em equipe; como estratégia de interação e como estratégia de ensino-aprendizado. Conclusão: a dinâmica contribuiu tanto para o trabalho em equipe, quanto para a interação com os professores, bem como para o entendimento da disciplina ministrada, traduzindo a importância dessa estratégia na formação do enfermeiro. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2014-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresentrevista de campoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/264210.9789/2175-5361.2014.v6i1.312-319Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 No. 1 (2014); 312-319Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 Núm. 1 (2014); 312-319Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 6 n. 1 (2014); 312-3192175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2642/pdf_1063https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2642/pdf_1064Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessValente, Geilsa Soraia CavalcantiFernandes, Natasha OteroBraga, André Luiz de SouzaFerreira, Deise de Souza2024-01-12T14:08:31Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/2642Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:31Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv A group dynamic as a strategy for teaching-learning in a nursing management course
title A group dynamic as a strategy for teaching-learning in a nursing management course
spellingShingle A group dynamic as a strategy for teaching-learning in a nursing management course
Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti
Processos grupais
Gerência
Enfermagem
Ensino.
ENFERMAGEM
title_short A group dynamic as a strategy for teaching-learning in a nursing management course
title_full A group dynamic as a strategy for teaching-learning in a nursing management course
title_fullStr A group dynamic as a strategy for teaching-learning in a nursing management course
title_full_unstemmed A group dynamic as a strategy for teaching-learning in a nursing management course
title_sort A group dynamic as a strategy for teaching-learning in a nursing management course
author Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti
author_facet Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti
Fernandes, Natasha Otero
Braga, André Luiz de Souza
Ferreira, Deise de Souza
author_role author
author2 Fernandes, Natasha Otero
Braga, André Luiz de Souza
Ferreira, Deise de Souza
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti
Fernandes, Natasha Otero
Braga, André Luiz de Souza
Ferreira, Deise de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Processos grupais
Gerência
Enfermagem
Ensino.
ENFERMAGEM
topic Processos grupais
Gerência
Enfermagem
Ensino.
ENFERMAGEM
description Objetivos: descrever e avaliar a participação dos acadêmicos e identificar a percepção dos mesmos quanto à importância da dinâmica de grupo para o aprendizado da gerência em Enfermagem. Métodos: abordagem qualitativa e exploratória. Os dados foram coletados na Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, por meio de questionário. Os sujeitos são 31 acadêmicos do 6° período, que cursaram a disciplina Gerenciamento da Assistência em Saúde I, no segundo semestre de 2011, após aprovação pelo Comitê de Ética da Faculdade de Medicina da referida universidade, sob nº 162/11. Resultados: três categorias temáticas: A dinâmica de grupo como estratégia para o trabalho em equipe; como estratégia de interação e como estratégia de ensino-aprendizado. Conclusão: a dinâmica contribuiu tanto para o trabalho em equipe, quanto para a interação com os professores, bem como para o entendimento da disciplina ministrada, traduzindo a importância dessa estratégia na formação do enfermeiro. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
entrevista de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2642
10.9789/2175-5361.2014.v6i1.312-319
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2642
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2014.v6i1.312-319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2642/pdf_1063
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2642/pdf_1064
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 No. 1 (2014); 312-319
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 Núm. 1 (2014); 312-319
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 6 n. 1 (2014); 312-319
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218877920018432