Estudo diagnóstico sobre a Educação Física nas escolas públicas
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cinergis (Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/916 |
Resumo: | Objetivo desta pesquisa foi diagnosticar a prática da Educação Física Escolar, no Ensino Fundamental em Escolas Municipais e Estaduais da rede de ensino do município de Arroio do Sal - RS, no ano de dois mil e seis. Foram investigadas as seguintes variáveis: obrigatoriedade, objetivos do programa, atividades ministradas aos alunos, regularidade e composição das sessões, dispensa do aluno, sistema de avaliação, corpo docente, formação profissional, instalações, equipamentos e inovações. Ficou evidenciado que ainda existem problemas tais como a falta de professores graduados para atuarem nas séries iniciais, falta de espaço físico adequado e materiais para a prática da educação física. Também se observou que não são ministradas em nenhuma escola competições para portadores de necessidades especiais e que não há nenhum Coordenador específico na área de Educação Física no município. Conclui-se ao final desse trabalho de diagnóstico que a correção de alguns problemas, a manutenção e a melhoria das atividades programadas para a Educação Física é fundamental para o desenvolvimento da disciplina nas escolas da rede de ensino do município. |
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Estudo diagnóstico sobre a Educação Física nas escolas públicasEducação FísicaEscolaEnsino FundamentalObjetivo desta pesquisa foi diagnosticar a prática da Educação Física Escolar, no Ensino Fundamental em Escolas Municipais e Estaduais da rede de ensino do município de Arroio do Sal - RS, no ano de dois mil e seis. Foram investigadas as seguintes variáveis: obrigatoriedade, objetivos do programa, atividades ministradas aos alunos, regularidade e composição das sessões, dispensa do aluno, sistema de avaliação, corpo docente, formação profissional, instalações, equipamentos e inovações. Ficou evidenciado que ainda existem problemas tais como a falta de professores graduados para atuarem nas séries iniciais, falta de espaço físico adequado e materiais para a prática da educação física. Também se observou que não são ministradas em nenhuma escola competições para portadores de necessidades especiais e que não há nenhum Coordenador específico na área de Educação Física no município. Conclui-se ao final desse trabalho de diagnóstico que a correção de alguns problemas, a manutenção e a melhoria das atividades programadas para a Educação Física é fundamental para o desenvolvimento da disciplina nas escolas da rede de ensino do município.Universidade de Santa Cruz do Sul2009-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/91610.17058/cinergis.v9i2.916Cinergis; v. 9 n. 2 (2008)2177-4005reponame:Cinergis (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/916/1048Martins, LiégeFelke, Milton Fernando Cainoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-04T16:14:01Zoai:ojs.online.unisc.br:article/916Revistahttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergisPUBhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/oai||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com2177-40051519-2512opendoar:2024-09-04T16:14:01Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
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