Trajetórias de sucesso escolar entre estudantes da escola pública na universidade: um problema sensível?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Jorge Morgan de Aguiar
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14595
Resumo: Este artigo faz um apanhado das principais contribuições de pesquisas nacionais que descrevem e problematizam trajetórias escolares e/ou universitárias de sucesso de jovens oriundos de meios populares no Brasil, no período compreendido entre os anos 1990 e 2018. Tratado comumente no âmbito da Sociologia da Educação, esse tema é revisitado aqui a partir de diferentes abordagens e perspectivas, que se complementam, formando um painel da situação, que culmina com a mais recente expansão do sistema de ensino superior através da implementação de políticas públicas e programas assistenciais (vivida entre 2000 e 2016). A esse último período, é dedicado um estudo que abarca especificamente a transição de jovens do ensino médio público para formações universitárias consideradas de prestígio, em que se consideram suas características, mas também suas percepções do sucesso escolar. Além disso, em razão das especificidades da população analisada, das particularidades da própria pesquisa de campo empreendida, bem como pelo fato de esse tema afetar diretamente a igualdade de chances e, por conseguinte, a mobilidade social brasileira, propomos que este seja tratado como um tema sensível pelas Ciências Humanas e Sociais, abordagem discutida ao final do texto. Palavras-chave: Sucesso escolar; estudantes de origem popular; Terrenos sensíveis.
id UNISC-2_afb307867bafe48e4c434997590446b9
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/14595
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
repository_id_str
spelling Trajetórias de sucesso escolar entre estudantes da escola pública na universidade: um problema sensível?Este artigo faz um apanhado das principais contribuições de pesquisas nacionais que descrevem e problematizam trajetórias escolares e/ou universitárias de sucesso de jovens oriundos de meios populares no Brasil, no período compreendido entre os anos 1990 e 2018. Tratado comumente no âmbito da Sociologia da Educação, esse tema é revisitado aqui a partir de diferentes abordagens e perspectivas, que se complementam, formando um painel da situação, que culmina com a mais recente expansão do sistema de ensino superior através da implementação de políticas públicas e programas assistenciais (vivida entre 2000 e 2016). A esse último período, é dedicado um estudo que abarca especificamente a transição de jovens do ensino médio público para formações universitárias consideradas de prestígio, em que se consideram suas características, mas também suas percepções do sucesso escolar. Além disso, em razão das especificidades da população analisada, das particularidades da própria pesquisa de campo empreendida, bem como pelo fato de esse tema afetar diretamente a igualdade de chances e, por conseguinte, a mobilidade social brasileira, propomos que este seja tratado como um tema sensível pelas Ciências Humanas e Sociais, abordagem discutida ao final do texto. Palavras-chave: Sucesso escolar; estudantes de origem popular; Terrenos sensíveis.Unisc2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1459510.17058/barbaroi.v0i0.14595Barbarói; N. 54 - Edição Especial (2019); 94-1111982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14595/8514Copyright (c) 2019 Barbaróiinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeto, Jorge Morgan de Aguiar2019-12-16T14:36:11Zoai:ojs.online.unisc.br:article/14595Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2019-12-16T14:36:11Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetórias de sucesso escolar entre estudantes da escola pública na universidade: um problema sensível?
title Trajetórias de sucesso escolar entre estudantes da escola pública na universidade: um problema sensível?
spellingShingle Trajetórias de sucesso escolar entre estudantes da escola pública na universidade: um problema sensível?
Neto, Jorge Morgan de Aguiar
title_short Trajetórias de sucesso escolar entre estudantes da escola pública na universidade: um problema sensível?
title_full Trajetórias de sucesso escolar entre estudantes da escola pública na universidade: um problema sensível?
title_fullStr Trajetórias de sucesso escolar entre estudantes da escola pública na universidade: um problema sensível?
title_full_unstemmed Trajetórias de sucesso escolar entre estudantes da escola pública na universidade: um problema sensível?
title_sort Trajetórias de sucesso escolar entre estudantes da escola pública na universidade: um problema sensível?
author Neto, Jorge Morgan de Aguiar
author_facet Neto, Jorge Morgan de Aguiar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Jorge Morgan de Aguiar
description Este artigo faz um apanhado das principais contribuições de pesquisas nacionais que descrevem e problematizam trajetórias escolares e/ou universitárias de sucesso de jovens oriundos de meios populares no Brasil, no período compreendido entre os anos 1990 e 2018. Tratado comumente no âmbito da Sociologia da Educação, esse tema é revisitado aqui a partir de diferentes abordagens e perspectivas, que se complementam, formando um painel da situação, que culmina com a mais recente expansão do sistema de ensino superior através da implementação de políticas públicas e programas assistenciais (vivida entre 2000 e 2016). A esse último período, é dedicado um estudo que abarca especificamente a transição de jovens do ensino médio público para formações universitárias consideradas de prestígio, em que se consideram suas características, mas também suas percepções do sucesso escolar. Além disso, em razão das especificidades da população analisada, das particularidades da própria pesquisa de campo empreendida, bem como pelo fato de esse tema afetar diretamente a igualdade de chances e, por conseguinte, a mobilidade social brasileira, propomos que este seja tratado como um tema sensível pelas Ciências Humanas e Sociais, abordagem discutida ao final do texto. Palavras-chave: Sucesso escolar; estudantes de origem popular; Terrenos sensíveis.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14595
10.17058/barbaroi.v0i0.14595
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14595
identifier_str_mv 10.17058/barbaroi.v0i0.14595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14595/8514
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Barbarói
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Barbarói
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; N. 54 - Edição Especial (2019); 94-111
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1800219565836206080