MÍDIA E NOVAS FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO Discurso publicitário, consumo e novas configurações subjetivas na cultura pós-moderna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Barbarói (Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2094 |
Resumo: | O presente estudo propõe-se a refletir acerca das novas configurações subjetivas do indivíduo pós-moderno a partir da problematização da inter-relação entre o discurso publicitário sobre o consumo enquanto ideal de felicidade e completude na cultura pós-moderna e a produção de subjetivação. Para tanto, discute-se a influência da mídia, a partir do referencial psicanalítico, especificamente do discurso publicitário sobre o consumo, que está a serviço da manutenção da lógica capitalista que perpassa a cultura pós-moderna, para a constituição de novas configurações subjetivas. A partir disto, também pensar-se-á o discurso da psicanálise frente ao ideal de completude oferecido pela publicidade por meio de seus discursos sobre o consumo e o lugar da clínica psicanalítica diante do mal-estar oriundo da cultura pós-moderna. Após a reflexão dos elementos tratados conclui-se que atualmente o sujeito pós-moderno é subjetivado pelo imperativo do gozo promulgado pelo discurso publicitário, onde prima o excesso ao invés da renúncia, contribuindo assim para a produção de novas formas de subjetivação específicas, perpassadas justamente pelo excesso, onde tudo na medida em que não há um limite, acaba por transbordar. Surgem, assim, a síndrome do pânico, a hiperatividade, as toxicomanias. |
id |
UNISC-2_b1b0ad96489ed6229ab19345294fac9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/2094 |
network_acronym_str |
UNISC-2 |
network_name_str |
Barbarói (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MÍDIA E NOVAS FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO Discurso publicitário, consumo e novas configurações subjetivas na cultura pós-modernaPós-modernidade. Discurso publicitário. Consumo.O presente estudo propõe-se a refletir acerca das novas configurações subjetivas do indivíduo pós-moderno a partir da problematização da inter-relação entre o discurso publicitário sobre o consumo enquanto ideal de felicidade e completude na cultura pós-moderna e a produção de subjetivação. Para tanto, discute-se a influência da mídia, a partir do referencial psicanalítico, especificamente do discurso publicitário sobre o consumo, que está a serviço da manutenção da lógica capitalista que perpassa a cultura pós-moderna, para a constituição de novas configurações subjetivas. A partir disto, também pensar-se-á o discurso da psicanálise frente ao ideal de completude oferecido pela publicidade por meio de seus discursos sobre o consumo e o lugar da clínica psicanalítica diante do mal-estar oriundo da cultura pós-moderna. Após a reflexão dos elementos tratados conclui-se que atualmente o sujeito pós-moderno é subjetivado pelo imperativo do gozo promulgado pelo discurso publicitário, onde prima o excesso ao invés da renúncia, contribuindo assim para a produção de novas formas de subjetivação específicas, perpassadas justamente pelo excesso, onde tudo na medida em que não há um limite, acaba por transbordar. Surgem, assim, a síndrome do pânico, a hiperatividade, as toxicomanias.Unisc2014-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/209410.17058/barbaroi.v0i40.2094Barbarói; n. 40 (2014): Nº 40 ANO 2014/1; 200-2211982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2094/3548Zorzan, Fernanda SaldanhaSousa das Chagas, Arnaldo Toniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:00:51Zoai:ojs.online.unisc.br:article/2094Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2024-05-27T15:00:51Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MÍDIA E NOVAS FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO Discurso publicitário, consumo e novas configurações subjetivas na cultura pós-moderna |
title |
MÍDIA E NOVAS FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO Discurso publicitário, consumo e novas configurações subjetivas na cultura pós-moderna |
spellingShingle |
MÍDIA E NOVAS FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO Discurso publicitário, consumo e novas configurações subjetivas na cultura pós-moderna Zorzan, Fernanda Saldanha Pós-modernidade. Discurso publicitário. Consumo. |
title_short |
MÍDIA E NOVAS FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO Discurso publicitário, consumo e novas configurações subjetivas na cultura pós-moderna |
title_full |
MÍDIA E NOVAS FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO Discurso publicitário, consumo e novas configurações subjetivas na cultura pós-moderna |
title_fullStr |
MÍDIA E NOVAS FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO Discurso publicitário, consumo e novas configurações subjetivas na cultura pós-moderna |
title_full_unstemmed |
MÍDIA E NOVAS FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO Discurso publicitário, consumo e novas configurações subjetivas na cultura pós-moderna |
title_sort |
MÍDIA E NOVAS FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO Discurso publicitário, consumo e novas configurações subjetivas na cultura pós-moderna |
author |
Zorzan, Fernanda Saldanha |
author_facet |
Zorzan, Fernanda Saldanha Sousa das Chagas, Arnaldo Toni |
author_role |
author |
author2 |
Sousa das Chagas, Arnaldo Toni |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zorzan, Fernanda Saldanha Sousa das Chagas, Arnaldo Toni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pós-modernidade. Discurso publicitário. Consumo. |
topic |
Pós-modernidade. Discurso publicitário. Consumo. |
description |
O presente estudo propõe-se a refletir acerca das novas configurações subjetivas do indivíduo pós-moderno a partir da problematização da inter-relação entre o discurso publicitário sobre o consumo enquanto ideal de felicidade e completude na cultura pós-moderna e a produção de subjetivação. Para tanto, discute-se a influência da mídia, a partir do referencial psicanalítico, especificamente do discurso publicitário sobre o consumo, que está a serviço da manutenção da lógica capitalista que perpassa a cultura pós-moderna, para a constituição de novas configurações subjetivas. A partir disto, também pensar-se-á o discurso da psicanálise frente ao ideal de completude oferecido pela publicidade por meio de seus discursos sobre o consumo e o lugar da clínica psicanalítica diante do mal-estar oriundo da cultura pós-moderna. Após a reflexão dos elementos tratados conclui-se que atualmente o sujeito pós-moderno é subjetivado pelo imperativo do gozo promulgado pelo discurso publicitário, onde prima o excesso ao invés da renúncia, contribuindo assim para a produção de novas formas de subjetivação específicas, perpassadas justamente pelo excesso, onde tudo na medida em que não há um limite, acaba por transbordar. Surgem, assim, a síndrome do pânico, a hiperatividade, as toxicomanias. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2094 10.17058/barbaroi.v0i40.2094 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2094 |
identifier_str_mv |
10.17058/barbaroi.v0i40.2094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2094/3548 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisc |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisc |
dc.source.none.fl_str_mv |
Barbarói; n. 40 (2014): Nº 40 ANO 2014/1; 200-221 1982-2022 reponame:Barbarói (Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Barbarói (Online) |
collection |
Barbarói (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br |
_version_ |
1800219564593643520 |